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Bens de Capital: Acompanhamento mensal do setor automotivo | Julho’23

Vendas de veículos pesados se recuperando na Europa e nos EUA (apesar de abaixo do pré-pandemia)

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Recuperação das Vendas de Veículos Leves no Brasil (Após Incentivos); Caminho da Escola Apresenta Perspectivas Positivas para 2024

Nesta edição do nosso Tracker Mensal Automotivo, destacamos: (i) a publicação do edital do programa federal Caminho da Escola – que deve impulsionar a Marcopolo e a produção de ônibus do mercado para 2024E (até o momento, o segmento ainda é prejudicado pela transição para o Euro 6 (produção de autocarros -39% A/A em Jul’23); (ii) recuperação das vendas de veículos pesados ​​nos EUA (+19% A/A, embora ligeiramente abaixo de Jul/19 [-5%]); (ii) melhoria do desempenho das vendas de veículos leves no Brasil, refletindo os incentivos governamentais (+28% A/A vs. +9% A/A em Jun’23); (iii) um desempenho relativamente melhor nas vendas de implementos rodoviários (estável em termos homólogos e +23% vs. níveis pré-pandemia) do que os caminhões, cujo desempenho se deteriorou desde a implementação da legislação de emissões Euro 6 (produção -47% A/A e -38% vs. julho de 19).

Marcopolo.  A FABUS indicou fraca produção de ônibus no Brasil em jul’23, com efeitos duradouros da transição Euro 6 (-26% vs. jul’19), com a produção da Marcopolo desacelerando ainda mais (produção -46% vs. jul’19 e -33% A/A). Neste mês, observamos desaceleração na produção de ônibus rodoviários (220 unidades produzidas em jul/23, -26% vs. 2019), bem como ritmo fraco para urbanos e micro (-42% e -77% vs. jun/19) , respectivamente). Em ago/23, destacamos positivamente a publicação do edital da licitação do Caminho da Escola, que deverá apoiar a produção de ônibus urbanos e microônibus tanto para a Marcopolo quanto para o mercado em 2024.

Tupy. As vendas de veículos comerciais nos EUA continuaram se recuperando em jul/23, em 45 mil unidades (+19% A/A, mas -5% abaixo de jul/19), o que vemos como uma indicação positiva de demanda pelos produtos da Tupy. Observamos os volumes da América do Norte como um importante impulsionador de receitas para a Tupy neste ano, provavelmente compensando um cenário doméstico mais desafiador (à luz da implementação do Euro 6, que impactou as perspectivas de demanda da Tupy e da MWM no 1S23).

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Randoncorp. Observamos que as vendas domésticas de implementos rodoviários ainda estão fortes, com 7,3 mil unidades em julho de 2023 (estáveis ​​em relação ao ano anterior e +23% vs. junho de 2019), com um desempenho de vendas relativamente melhor do que caminhões, que se deteriorou desde a implementação da legislação de emissões Euro 6. Embora desacelerando sequencialmente, destacamos positivamente a receita mensal da Randoncorp de R$ 905 milhões (-5% A/A), em uma perspectiva saudável apesar do mercado interno desfavorável. Ao todo, as suas vendas acumuladas em 2023 até agora representam 56% da sua orientação de gama média.

Iochpe-Maxion. Destacamos que as vendas de veículos ligeiros continuam a recuperar na Europa e nos EUA (respetivamente +17% e +15% A/A), reforçando gradualmente melhores condições na cadeia de abastecimento. Neste mês, vemos as vendas de veículos leves no Brasil como destaque positivo (+28% A/A), refletindo os incentivos governamentais ao setor automotivo.

Frasle Mobility. Destacamos positivamente a receita mensal da Frasle em forte patamar de R$ 295 milhões em jul’23, alta de 4% A/A, favorecida pela forte demanda do mercado de reposição e respaldando o guidance da empresa para 2023 (receita nos 7M23 representando ~56% do segmento alto de faixa de orientação de R$ 3,3–R$ 3,7 bilhões para 2023).

Notícias recentes: Destacamos (i) a publicação do edital do programa Caminho da Escola (com fortes volumes); (ii) discussões sobre a indicação de dois ministros para o Conselho de Administração da Tupy; (iii) ampliação do programa de incentivo governamental, com desconto para veículos novos; e (iv) investimentos da Apolo (grupo Marcopolo).

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