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Bancos: Feedback do Consignado Week

Principais conclusões de nossa rodada de discussões com participantes e investidores do setor.

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Na semana passada realizamos nossa primeira Semana do Consignado. Um evento 100% digital focado no setor de crédito consignado. O evento forneceu uma visão abrangente do produto, incluindo uma apresentação detalhada e uma comparação entre as modalidades física e digital. O evento provou-se como uma oportunidade valiosa para obter insights sobre: a dinâmica do segmento, incluindo o mercado endereçável, oportunidades de crescimento, vantagens e desvantagens das abordagens físicas e digitais, importância das ofertas combinadas para obtenção de um ROE mais elevado, os riscos associados com a fraude e a importância de uma gestão eficaz do custo de financiamento (funding) para manter um nível sustentável de rentabilidade. Com isso, ficou ainda mais claro para nós por que o Nubank está determinado a se destacar nesse segmento e porque a concorrência deverá se intensificar.

Cenário competitivo. Segundo um dos palestrantes, atualmente, 43 instituições financeiras oferecem crédito consignado. A ferramenta SIAPE, que funciona como centro de recursos humanos para servidores públicos, gerencia informações de folha de pagamento de mais de 12 milhões de pessoas. O segmento encerrou janeiro com saldo superior a R$ 630 bilhões e inadimplência de 2,3%. Portanto, como o produto é amplamente conhecido, tem NPLs modestos e um mercado robusto e ainda em crescimento, fica claro para nós por que ele tem sido alvo de novos entrantes. Consequentemente, é razoável esperar que estes novos participantes conquistem uma parte da quota de mercado deste produto. Como resultado, o atual ROE superior a 30% reportado por algumas empresas focadas neste segmento pode não ser sustentável no longo prazo.

Físico versus Digital. Outro tema relevante discutido durante o evento foram os prós e os contras de cada abordagem: física e digital. Embora a maioria dos contratos seja agora formalizada digitalmente, existem diferenças significativas na geração de leads. Os principais insights incluem: a origem digital elimina comissões variáveis, mas requer investimentos fixos em publicidade digital; a originação digital depende do uso do aplicativo/WhatsApp do cliente; a originação física aumenta o custo de servir (CTS) da instituição e pode impactar o índice de eficiência; ambas as abordagens têm eficiência semelhante no combate à fraude; os bancos com foco na originação física investiram na melhoria dos processos de integração para futuras renovações de contratos. No geral, não há um vencedor claro, e o sucesso da estratégia de crescimento do crédito consignado dependerá de outros fatores. Prevemos que as instituições de sucesso no futuro poderão oferecer abordagens puramente físicas, puramente digitais ou uma combinação de ambas.

Desafios para os recém-chegados. Os empréstimos consignados são produtos de crédito que normalmente exigem presença física, assistência pessoal, relacionamento bancário e operam com uma margem de lucro estreita. Além disso, as instituições financeiras devem ter agências bancárias locais para serem elegíveis para participação em leilões de folha de pagamento. Considerando esses fatores, mesmo recém-chegados como o Nubank podem encontrar desafios na expansão de suas operações. Embora a originação digital ofereça custo-benefício e medidas de segurança aprimoradas, ela também apresenta desafios de adoção em nichos específicos de crédito consignado, como o INSS.

Consignado Privado: como tirar o produto do papel? Para destravar a modalidade de empréstimo consignado privado é fundamental agilizar o processo de solicitação. Isto abriria um mercado grande e quase inexplorado, especialmente para indivíduos com um histórico de crédito negativo que precisam pôr em dia as suas contas. O crédito consignado privado oferece maior acessibilidade em comparação com outras linhas de crédito, o que o torna uma opção atrativa para os tomadores. No entanto, é necessário ter cautela ao estabelecer um limite máximo para as taxas de juros, para garantir que não prejudique a competitividade do setor. A imposição de um limite de taxa poderia potencialmente limitar a disponibilidade de empréstimos, por isso é importante considerar cuidadosamente as estruturas de custos e manter condições de concorrência equitativas entre os credores. Além disso, para impulsionar o segmento de crédito consignado privado, seria benéfico ter uma entidade centralizada responsável pelo recebimento dos pagamentos dos trabalhadores. Isto envolveria empregadores reservando e transferindo fundos para a instituição financeira. Um tal sistema de pagamentos centralizado aumentaria a eficiência e agilizaria o processo de concessão de empréstimos. Com a implementação dessas medidas, será possível destravar a modalidade de empréstimo consignado privado, promovendo o crescimento e a acessibilidade dos trabalhadores.

Banco Mercantil: Foco em crédito consignado e ROE acima de 30%. O único painel com empresa listada foi o do Banco Mercantil (BMEB4: não coberto). O banco, que conta com cerca de 300 agências, evoluiu a sua oferta através do digital (app e WhatsApp). Embora o seu público-alvo sejam indivíduos com mais de 50 anos, eles observaram que 75% dos seus clientes têm algum nível de familiaridade digital. Segundo o CEO do banco, um dos motivos do alto ROE (>30%) é o fato do banco pagar benefícios do INSS. Apesar da necessidade de manter uma estrutura física, ele acredita que a oportunidade de oferecer produtos adicionais leva a um maior engajamento do cliente. Ou seja, embora existam custos adicionais, os clientes que recebem os seus benefícios da Segurança Social (INSS) acabam muitas vezes por contratar outros produtos e refinanciar os seus empréstimos de forma mais recorrente (aproximadamente uma vez por ano).

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