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Bancos e Instituições Financeiras | Insights da NDR com o Banco BMG: foco na recuperação do ROE e empréstimos consignados

Principais conclusões de nossa rodada de discussões com o Banco BMG e investidores

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Ao longo da semana, realizamos um Non-Deal Roadshow (NDR) com a administração do Banco BMG (não coberto), representada por Luis Felix Cardamone Neto (CEO), Flávio Pentagna Guimarães Neto (CFO) e Danilo Herculano (Head of IR). Os destaques foram a trajetória de recuperação do ROE. Além disso, as reuniões trouxeram outros insights para nossa cobertura, especialmente em relação aos empréstimos consignados. Os executivos do BMG apontaram que: i) dado o atual teto da taxa de juros, o comissionamento adequado é obrigatório para que o empréstimo consignado do INSS ofereça um ROE semelhante ao custo de capital próprio; ii) a possibilidade de pagar o empréstimo pessoal com linhas consignadas melhora significativamente a economia do produto.

A seguir, as principais conclusões das reuniões:

O CEO destacou as iniciativas implementadas pela nova administração, que passou por uma revisão estratégica com foco na “volta ao básico”. Sob a liderança de Felix, 60% da equipe de liderança foi substituída, incluindo áreas estratégicas como tecnologia, faturamento, produtos e RH. Foram contratados executivos experientes, como um ex-Itaú para liderar o CRM e o grupo de produtos, e o ex-presidente da Porto Seguro para a área de seguros.

A administração optou por voltar a se concentrar nos produtos principais: empréstimos consignados, FGTS e seguros. Também descontinuou negócios não rentáveis, como parcerias digitais e operações que demandavam alto capital sem retorno proporcional. Outros ajustes realizados incluem:

  • Redução de custos operacionais: Corte de ~R$ 300 milhões (contando com custos evitados), que incluiu o fechamento de operações deficitárias e a revisão da estrutura administrativa.
  • Ajuste na estrutura de cobrança: Redução dos custos de cobrança e recuperação de crédito, resultando em um impacto de R$ 150 milhões na PDD.
  • Automação e digitalização: Adoção de tecnologia para simplificar processos e reduzir despesas recorrentes.

A empresa também se concentrou em melhorar a originação de crédito, implementando chamadas de vídeo para evitar fraudes e melhorar a qualidade da carteira de crédito. Além disso, houve uma melhora no relacionamento com os franqueados, incentivando a expansão orgânica das lojas. A empresa investiu em canais digitais, promovendo maior integração entre os canais físicos e digitais para atingir o público-alvo de forma eficiente.

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