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Alpargatas (ALPA4): Cumprindo o que prometeu

Feedback do Alpa Day 2025

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Participamos do investor day da ALPA, onde todos os principais executivos compartilharam os ajustes estratégicos em suas áreas e as oportunidades futuras. De modo geral, as principais alavancas de crescimento são: (1) aproveitar o canal especializado no Brasil; (2) reduzir a diferença de participação de mercado entre o varejo moderno e o tradicional de alimentos; (3) melhorar as categorias masculina e infantil; e (4) garantir um crescimento consistente e sustentável nas operações internacionais. Para isso, a empresa também apresentou desenvolvimentos operacionais em andamento para aprimorar suas capacidades de distribuição, tornar a produção mais eficiente e integrar sua cadeia de valor para oferecer um atendimento ao cliente globalmente melhor. Aproveitamos para atualizar nosso modelo e estender nosso preço-alvo para o final de 2026, agora em R$12,00. Mantemos nossa recomendação Neutra em relação à avaliação.

Um balanço abrangente da história da ALPA. Hoje, a ALPA realizou seu primeiro investor day desde as mudanças na diretoria, com todos os principais executivos presentes para discutir os ajustes implementados e as oportunidades futuras. Os principais destaques foram:

  • Foco nas sandálias: a empresa reiterou seu foco nas sandálias, com oportunidades relevantes em seu negócio principal no Brasil e no exterior. Nesse sentido, o canal especializado foi destacado como uma oportunidade chave no Brasil, com uma diferença de participação de mercado de 44 pontos percentuais em relação ao varejo de alimentos, que deve ser abordada por meio de melhor atendimento ao cliente e portfólio ajustado. Em termos de categorias, as linhas masculina e infantil apresentam oportunidades, com diferenças de participação de mercado de 11 a 28 pontos percentuais, respectivamente, em relação à feminina.
  • Internacional com caminho claro de crescimento: os três responsáveis pelas operações internacionais (EUA, Europa e Distribuidores) compartilharam todos os ajustes feitos para corrigir problemas em cada região. Nos EUA, o foco foi em portfólio, branding e distribuição; na Europa, em precificação, OTIF e distribuição; e nos Distribuidores, gestão de estoque e segmentação dos países para adequar os esforços ao tamanho de cada oportunidade. Olhando para o futuro, esperamos que o crescimento acelere, especialmente na Europa, onde sentimos que a operação está mais evoluída. No entanto, não esperamos uma aceleração drástica, pois acreditamos que a marca ainda está se consolidando com clientes novos e antigos.
  • Uma operação integrada como facilitadora importante: foi muito interessante ver como cada uma das áreas de suporte mudou sua forma de trabalhar para se alinhar melhor às oportunidades estratégicas da ALPA. Na área industrial, a planta está focada em melhorar a eficiência para reduzir o tempo de lançamento no mercado, ser mais flexível para testar produtos piloto e reduzir custos. Na área de suprimentos, o OTIF é crítico para alcançar novos clientes e alavancar o crescimento de volume, e um S&OP melhor deve apoiar uma cadeia de valor mais enxuta e eficiente. Na área de tecnologia, a digitalização e integração da cadeia de valor da ALPA devem permitir uma melhor segmentação de clientes e modelos preditivos mais assertivos, o que deve apoiar um ciclo virtuoso de crescimento.
  • Uma palavra sobre a Rothy’s: a diretoria compartilhou que permanece comprometida em maximizar o valor da Rothy’s, enquanto observamos que a ALPA possui uma opção de compra para controlar a empresa, com vencimento previsto para este ano. Vale destacar que a operação atualmente possui um saldo de caixa de US$ 140 milhões (11% do valor de mercado da ALPA).
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