Alimentos e Bebidas – Prévia do 3T21: Resultados mistos

Estamos otimistas com JBS e Marfrig, mas cautelosos com BRF e Ambev.


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No setor de Bebidas, após quatro trimestres sequenciais de recuperação (desde o 3T20), a base de comparação mais difícil é motivo suficiente para propor ceticismo, além disso, o cenário macroeconômico continua a decepcionar. Para o setor de Alimentos, esperamos uma temporada de resultados mistos, confirmando nossa visão de que a diversificação geográfica tem sido mais estratégica nos resultados das empresas, mas também devido às diferentes perspectivas para cada proteína e aos eventos recentes no setor. Com vários setores apresentando performance negativa, consideramos as commodities como uma boa estratégia de defesa.

Bebidas: diante da melhora sequencial nas vendas de cerveja nos últimos quatro trimestres, confirmando uma recuperação mais forte do que a esperada no consumo, isto apesar de restrições de circulação ainda estarem em vigor, o principal desafio atualmente é o repasse de preços visando a recuperação das margens. A principal estratégia deve ser estimular vendas através de canais mais rentáveis, como o on-trade (bares e restaurantes), mas também já esperamos sinais dos reajustes nos preços esperados para o final do ano.

As plataformas de vendas digitais, como Zé Delivery e Bees (ambas da AmBev), devem compensar os maiores custos de uma entrega mais atomizada, além de permitir a ampliação do portfólio, algo necessário para satisfazer um consumidor mais exigente. A pressão de custos continua um problema para o setor, entretanto, esperamos que a recuperação do consumo se mostre mais acelerada na América do Sul e Central, especialmente no Brasil.

Alimentos: as perspectivas permanecem mistas devido às diferenças geográficas e dado que cada tipo de proteína apresentou uma performance diferente no trimestre.

Na América do Norte, apesar no aumento de preços de animais vivos, a demanda continuou forte tanto para o mercado doméstico quanto para exportação, o que nos leva a ter uma visão positiva para o 3T21, com possibilidade de outro trimestre recorde para carne bovina. Também esperamos recuperação no setor de carne suína, mas apenas lateral para frango

Na América do Sul

  • A produção brasileira foi afetada por dois casos atípicos de EEB (“mal da vaca louca”), o que levou o governo a banir as exportações para a China, que por sua vez ainda não retomou as importações, o que deve causar um efeito negativo nas margens da indústria;
  • A Argentina manteve inúmeros cortes de carne bovina com preços congelados, apesar de flexibilizar o volume exportado, mas ainda não retornou ao seu pico de performance;
  • O Paraguai também foi afetado pelo atraso no retorno das exportações brasileiras para a China, dado que o Brasil está agora focando suas exportações para outros mercados e impactando as exportações do Paraguai para estes países;
  • O Uruguai, por outro lado, continua positivo dado que permanece com bom acesso ao mercado chinês e também devido ao maior preço nos Estados Unidos, tanto na produção normal quanto para a carne bovina orgânica

Em relação às aves e suínos, diante da melhora nas exportações e também devido à sazonalidade positiva, esperamos um trimestre de melhoria, embora ainda muito cedo para projetar efeito positivo dos preços mais baixos de farelo de soja e milho. A perspectiva mais positiva para as próximas safras de milho e soja pode ser um ponto de virada para o setor.

Bebidas

Ambev (ABEV3) – Compra

Esperamos resultados mistos para a AmBev, com recuperação na América Central e Latina e performance lateral para o Canadá. O Brasil, no entanto, deve apresentar resultados mais fracos principalmente devido às pressões de custos, uma vez que as commodities permanecem em níveis elevados e a desvalorização do real em relação ao dólar também impacta negativamente os resultados da empresa. Com o avanço da vacinação no Brasil e a circulação voltando ao “normal”, as vendas de cerveja no canal on-trade (bares e restaurantes) devem aumentar sua participação e isso é positivo para as margens. A AmBev também anunciou um aumento de preço para outubro, algo que consideramos positivo, mas o desempenho de Bees e Zé Delivery deve receber mais atenção à medida se apresentam como possíveis alavancas de crescimento.

Alimentos

Marfrig (MRFG3) – Compra

Esperamos que a Marfrig registre outro trimestre forte principalmente devido a mais um desempenho recorde em sua operação nos Estados Unidos, superando as preocupações sobre as margens decrescentes no Brasil, enquanto a China leva mais tempo do que o esperado para retomar suas importações do Brasil. Com a demanda ainda forte nos EUA, o spread entre animais vivos e cortes de carnes melhorou no início do trimestre e, apesar de ter começado a se contrair recentemente, ou mesmo que continue diminuindo ao longo do restante do ano, ainda esperamos que seja o melhor ano já registrado para a Marfrig.

JBS (JBSS3) – Compra

Apesar dos resultados mistos, esperamos outro trimestre forte para a JBS com sua operação de carne bovina nos EUA ainda surpreendo, enquanto a carne suína ainda deve se recuperar. A PPC (que apresentará resultados na próxima quarta-feira, 27/10) deve vir sem alterações relevantes. O Brasil continua desafiador, com o terceiro trimestre não sendo totalmente impactado pela paralisação das importações de carne bovina da China e ainda não impactado pelos preços mais baixos do gado e/ou milho e soja, mas esperamos uma recuperação modesta e um possível momento positivo para 2022.

BRF (BRFS3) – Neutro

Esperamos uma melhora nas margens da BRF, mas os resultados de suas unidades de negócios permanecem mistos. As Exportações Diretas e Halal devem apresentar desempenho lateral, enquanto o Brasil deve melhorar, mas a Ásia deve decepcionar. Os efeitos positivos dos preços mais baixos do milho e do farelo de soja são esperados apenas no final deste trimestre e início de 2022. No entanto, com a pressão constante por preços mais altos no mercado interno e a pressão de custos permitindo algum otimismo, esperamos que este trimestre seja um ponto de inflexão para a BRF.

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