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AmBev (ABEV3): atualizando preço-alvo para R$ 20 por ação; reiteramos recomendação de Compra

Acertamos na recomendação, mas reconhecemos que chegamos aqui por um caminho diferente do que imaginávamos.

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Já se passaram sete meses desde que iniciamos nossa cobertura da AmBev: começamos com uma recomendação de Compra e um preço-alvo de R$ 17,15 para o final de 2021. Na época, as ações estavam sendo negociadas em torno de R$ 13; pouco tempo depois os preços caíram para cerca de R$ 12, conforme as preocupações com a segunda onda da Covid-19 ganharam força. No entanto, desde então, houve uma forte alta do papel, atingindo o nível atual de R$ 18 por ação.

Refrescando nossa memória: os principais pilares da nossa recomendação de Compra para AmBev foram: (i) retomada do consumo de bebidas com base na reabertura de bares e restaurantes; (ii) ganho de preço, potencialmente acima da inflação, via crescimento da relevância de marcas de valor agregado no portfólio; (iii) maior eficiência comercial devido ao crescimento de inovações como os aplicativos Zé Delivery e BEES.

Acertamos na recomendação, mas reconhecemos que chegamos aqui por um caminho diferente do que imaginávamos. E agora, o que esperar?

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O que a AmBev entregou?

#1 Aumento de Volumes

Volume, provavelmente, foi a variável que mais surpreendeu o mercado em 2020 (confira o gráfico abaixo). Em primeiro lugar, o volume de cerveja da AmBev no Brasil cresceu mesmo em meio a um ambiente macroeconômico extremamente desafiador.

Em segundo lugar, devido ao aumento no volume também houve maior eficiência operacional, algo que enxergamos com bons olhos em um meio a um cenário que segue desafiador, com fortes pressões de custos.

Ao contrário do observado para a Ambev, outras empresas do segmento de bebidas enfrentaram escassez de latas e garrafas de cerveja, abrindo espaço para a AmBev recuperar participação de mercado.

#2 Aumento de Preços

Os preços médios também nos surpreenderam positivamente, sobretudo devido à estratégia de diversificação do portfólio da AmBev, aumentando a relevância de marcas de maior valor agregado. Por um lado, a empresa lançou novas marcas que já fizeram grande sucesso, com destaque para a Brahma Duplo Malte, que já faz parte das top 5 mais vendidas da AmBev.

Por outro lado, a empresa também trouxe marcas internacionais consagradas para o Brasil, como a Becks, a Michelob Ultra e a Modelo. Vale lembrar que esse aumento de preços foi feito em cima de uma base de volume crescente, o que também enxergamos com bons olhos.

#3 Mais Eficiência Operacional

Por fim, a eficiência operacional veio como a cereja do bolo, ou como uma cerveja gelada em uma tarde quente, para alinharmos a metáfora ao contexto. Aqui, gostaríamos de destacar o papel de dois aplicativos da empresa.

Em primeiro lugar, temos o Zé Delivery, aplicativo de entregas da empresa que já recebeu 14 milhões de pedidos só no primeiro trimestre de 2021 e tem potencial pra crescer muito mais. Em segundo lugar, temos o BEES, a plataforma B2B da AmBev.

Em um primeiro momento, os dois aplicativos podem soar apenas como novos canais digitais que podem facilitar a comercialização. Entretanto, na nossa visão, ambos podem mudar completamente o jogo: se a AmBev intensificar seu trabalho de adicionar estratégias de precificação, descontos inteligentes e também algoritmos para recomendação de portfólio, o Zé Delivery e o BEES podem alavancar o sucesso das duas estratégias mencionadas acima: volumes maiores e, simultaneamente, preços mais altos.


O que esperamos daqui para a frente

A pressão de custos e a compressão de margens continuam em foco

A taxa de câmbio continua sendo um problema para a AmBev, com o real desvalorizado frente ao dólar. Além disso, os preços das commodities seguem em alta, o que resultou em uma contração da margem bruta de 58,8% em 2019 para 53,6% em 2020. Em 2021, enxergamos mais uma queda de margem, para 52,3% no consolidado do ano, e acreditamos que ainda passaremos por alguns anos de margens mais baixas antes da empresa retomar o nível de 2019.

Para que margens voltem a crescer, bares e restaurantes precisam reabrir

Versus as nossas expectativas em outubro de 2020, essa foi a maior surpresa negativa. Esperávamos que bares e restaurantes voltassem a abrir suas portas em um ritmo mais rápido do que realmente aconteceu. Atualmente, não só muitos negócios ainda estão funcionando apenas parcialmente como ainda temos a terceira onda de Covid-19 pairando sobre nós.

Estimativas da XP (XPe) versus dados do Consenso para 2021 até 2023

Entendemos que, assim que a vacinação acelerar e bares e restaurantes voltarem a funcionar normalmente, deveremos ver uma melhora nas margens da AmBev, uma vez que as embalagens vendidas nesses canais são significativamente mais lucrativas para a empresa do que aquelas vendidas nos supermercados – uma garrada de vidro de cerveja, por exemplo, pode ser reutilizada mais de 20 vezes, enquanto uma latinha de alumínio é descartável.

Vale lembrar: AmBev também é Argentina, Panamá, Canadá, dentre outros países

Na maioria das vezes, quando falamos de AmBev, pensamos em cerveja no Brasil, mas esse segmento só representa cerca de 50% do resultado da empresa. Os outros 50% são compostos por vários outros segmentos, inclusive bebidas não-alcóolicas no Brasil, mas também bebidas em outras regiões geográficas: Paraguai e Argentina vem dando sinais de recuperação na América Latina do Sul, enquanto a América Central também estaria normalizando operações e a sazonalidade seria positiva para o Canadá por conta do verão chegando.

Em resumo, permanecemos otimistas com a capacidade da AmBev de capturar ainda mais valor por meio de inovação tecnológica e mix de portfólio, apesar de estarmos mais cautelosos com o ritmo de reabertura de bares e restaurantes e seguirmos preocupados com as pressões de custo que a empresa deve enfrentar neste ano. Nesse sentido, reiteramos nossa recomendação de Compra e aumentamos nosso preço-alvo de R$ 17,15 por ação para R$ 20 por ação, após incorporarmos o 1T21 nos nossos números e atualizarmos os dados macroeconômicos.

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