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AmBev 3T21: forte crescimento de receita, mas margens seguem espremidas

Surpresa positiva para Brasil e América Latina; América Central e Caribe em linha; Canadá mais fraco.

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A AmBev entregou outro trimestre com forte crescimento de receita, embora o câmbio e os preços altos das commodities ainda pressionem as margens, como esperado.

Fomos surpreendidos por um crescimento de 7,7% A/A nos volumes consolidados (+11% vs. XPe), principalmente devido a um desempenho melhor do que o esperado na unidade Cerveja Brasil (+9% A/A e +19% vs. XPe), o que consideramos positivo dada a base de comparação mais difícil. Oito dos dez principais mercados da AmBev já estão crescendo acima do 3T19.

As pressões de custos, no entanto, permanecem presentes e as margens caíram para o segundo menor nível já registrado (margem EBITDA Ajustada de 29,6%). Reiteramos nossa recomendação de compra com preço-alvo de R$20/ação para o fim de 2021 pois acreditamos que a empresa está superando seus concorrentes e está melhor posicionada para uma recuperação do setor.

Destaques Financeiros

EBITDA ajustado de R$5,4 bi (+8% A/A e +19% vs. XPe) nos surpreendeu com volumes consolidados crescendo somados a preços mais altos, especialmente para Cerveja Brasil, incorrendo em margem EBITDA de 29,6% (-294bps A/A e +140bps vs. XPe), a segunda menor margem já registrada, entretanto conforme o esperado. O lucro líquido de R$3,6 bilhões (+ 50% A/A) foi outra surpresa positiva.

O crescimento da receita, no entanto, não foi seguido pelo crescimento de margens operacionais, uma vez que o real se desvalorizou em relação ao dólar e os preços das commodities permanecem elevados no mercado internacional. Ambas as variáveis ​​devem ter um impacto maior nos demais players do setor, portanto ainda vemos AmBev superando seus pares e melhor posicionada para uma recuperação do setor através de inovação comercial e melhor portfólio.

Destaques Operacionais

O volume consolidado de 45,655 milhões de hectolitros (+8% A/A e +11% vs. XPe) foi um recorde para um terceiro trimestre, e em uma análise contínua de 12 meses, a AmBev entregou um recorde de 180 milhões de hectolitros (o recorde anterior foi no 2T21). O processo de ampliação do BEES continua e já está presente em 85% dos clientes brasileiros, enquanto outros mercados (América Central e Cariba e América Latina Sul) estão acompanhando essa adoção.

Os preços médios (ROL/hl) cresceram 12,1% impulsionados por iniciativas de premiumnização, inovação e gestão de receitas, conforme divulgado pela empresa. A base atomizada de clientes da AmBev, a eficiência operacional e os recentes desenvolvimentos de Zé Delivery, BEES e Donus, os quais consideramos como referência no setor, são os principais motivos pelos quais continuamos otimistas, apesar da piora do cenário macro.

Cerveja Brasil

Crescimento em volume (19%) somado a uma alta de 8% nos preços

O EBITDA divulgado de R$ 2bi (-8% A/A), embora com menor crescimento ano contra ano, ainda nos surpreendeu, pois a AmBev conseguiu aumentar os preços em 8% A/A (Receita Líquida de R$ 329,3/hl) e ainda adicionar volume às suas vendas, com um total de 23,745mi hl (+9% A/A).

A empresa divulgou sua intenção de aumentar os preços em todo o portfólio em outubro, mas com um número crescente de marcas premium, uma maior participação de cervejas core-plus e por meio de um processo mais estratégico de precificação via BEES e Zé Delivery, poderíamos esperar um processo mais dinâmico de aumento de preços.

Por outro lado, como a principal concorrente da AmBev tem buscado reequilibrar seu portfólio também interessado em aumentar a participação de produtos premium, esperamos ver uma melhora nas marcas convencionais para a AmBev, mas um cenário mais competitivo nos produtos premium, o que poderia afetar negativamente o desempenho de produtos recém-chegados (por exemplo, Spaten).

Apesar do aumento de preço, o CPV também ficou maior em R$ 174,9/hl (+16% A/A), principalmente devido ao câmbio e preços mais altos de commodities, como mencionamos anteriormente, com isso a Margem Bruta caiu para 46,9% (vs. 50,4 % no 3T20).

No lado comercial, a AmBev destacou que as inovações continuam respondendo por mais de 20% da receita, e que seu portfólio premium cresceu duplo dígito, com destaque para o lançamento da Spaten, uma marca de cerveja de puro malte de 1397 de Munique. As plataformas digitais continuam crescendo, com o BEES já sendo usado por 85% da base de clientes ativos da AmBev, e o Zé Delivery atendendo a mais de 15 milhões de pedidos no 3T21.

NAB Brasil

Recuperação em andamento; crescimento de preço e volume

O EBITDA Ajustado foi de R$ 253mi (-21% A/A), embora com menor crescimento ano contra ano, ainda nos surpreendeu com aumentos de 10% no volume e 7% nos preços (Receita Líquida de R$ 174,6/hl), principalmente devido ao mix mais favorável e retorno de vendas para ocasiões fora de casa (ex: bares e restaurantes), o que é positivo para as marcas premium da AmBev. Os custos, no entanto, aumentaram em 35,2% (CPV de R$ 107.9/hl) devido ao câmbio e preços de commodities mais altos. A margem bruta recuou para 38,2 % (vs. 49,0% no 3T20).

Internacional

América Latina acima das nossas expectativas; América Central e Caribe em linha; Canadá surpreendendo negativamente

América Latina Sul (LAS) apresentou EBITDA ajustado de R$1,3bi (+66% A/A), acima de nossa estimativa, principalmente devido ao crescimento de preços acima do esperado (+27% A/A e +21% vs. XPe), seguindo o bom desempenho de marcas core-plus, especialmente na Argentina e no Chile. Além disso, os volumes apresentaram um forte crescimento de 12% A/A (+6% vs. XPe), impulsionado pela diminuição das restrições relacionadas à covid-19 na Argentina, Chile e Paraguai, enquanto a Bolívia ainda segue atrasada. Isso ajudou a compensar as pressões de custo, levando a um aumento de margem EBITDA ajustada de 460 bps em relação ao ano anterior (+140 bps vs. XPe).

A América Central e Caribe (CAC) também apresentou forte recuperação em relação ao ano anterior, embora ainda ligeiramente abaixo de nossas estimativas. Volume e preços aumentaram 8,9% e 10,6%, respectivamente, impulsionados por iniciativas de gestão de receita, premiumnização e BEES, que levaram a receita líquida a atingir R$ 2,3bi no 3T21 (+16% A/A e -4% vs. XPe). Do lado positivo, as despesas de vendas, gerais e administrativas ficaram aquém de nossa estimativa, o que levou a uma margem EBITDA ajustada de 42,0% (-170bps A/A, mas 370bps acima da nossa estimativa).

O Canadá surpreendeu do lado negativo após um desempenho mais fraco da indústria de cerveja devido às restrições relacionadas à covid-19 juntamente com restrições na cadeia de suprimentos, que levaram o volume e os preços a ficarem 2% abaixo de nossa estimativa. Por fim, as despesas com vendas, gerais e administrativas também foram maiores do que nossa estimativa, levando a uma margem EBITDA ajustada de R$ 857mi (+2% A/A mas -6% vs. XPe).

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