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BRF (BRFS3): Resultado do quarto trimestre em linha com o esperado

A BRF reportou resultados em linha com o esperado no 4T19, com o EBITDA de R$ 1.324 milhões. Veja na íntegra.

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A BRF reportou resultados em linha com o esperado no 4T19, com o EBITDA de R$ 1.324 milhões (excluindo ganhos de R$ 89 milhões em ações tributárias), 0,3% acima do nosso. A margem EBITDA consolidada de 14,3% se compara à nossa estimativa de 14,8% (13,5% no 3T19).

O EBITDA do Brasil e de outros mercados internacionais (Ásia, África, Américas e Europa) ficou 2,8% e 2,7% acima do nosso, respectivamente, mas Halal foi o principal destaque negativo com EBITDA 13,8% abaixo do nosso.

A dívida líquida / EBITDA da BRF caiu de 2,9x no 3T19 para 2,5x no 4T19, com uma geração de caixa operacional de R$ 1.068 milhões no trimestre. A empresa revisou sua meta de dívida líquida / EBITDA de 2020 para 2,35x-2,75x.

Vemos as ações em patamares atrativos, negociando em 6,7x EV/EBITDA 2020, mas reconhecemos que o curto prazo pode ser pressionado por custos e coronavírus, que esperamos ouvir mais detalhes na teleconferência da empresa às 10h (horário de Brasília). Mantemos recomendação de compra.

Brasil: fortes resultados; reajustes de preços e recorde da temporada comemorativa

No Brasil, o EBITDA ajustado de R$ 752 milhões ficou 2,8% acima de nossas estimativas, com uma margem EBITDA de 14,8%, 21 pontos-base abaixo da nossa e 305 pontos-base acima do ano anterior. Anualmente, a receita aumentou 7% com preços 10% maiores A/A (7% QoQ), parcialmente compensados ​​por volumes 2% mais fracos (+9% QoQ), seguindo ajuste de preço no segmento in natura antecipado, que era estimado para 2020, devido a oferta de proteína mais restrita e custos mais altos de grãos.

A receita líquida de produtos comemorativos aumentou 10,1% A/A, resultado de reajustes de preços (+ 15,0% A/A), recorde de vendas de kits, melhor mix de canais e uma redução significativa nos estoques remanescentes.

No final do 4T19, a participação de mercado consolidada da BRF alcançou 43,2%, queda de 2,2 p.p. ano contra ano, seguindo a estratégia da empresa de estimular a lucratividade da operação reposicionando preços.

Halal: desempenho mais fraco do que o esperado nas restrições do Iraque e da Arábia Saudita

No Halal, o EBITDA ajustado de R$ 169 milhões ficou -14% abaixo do nosso, com a margem EBITDA de 7,7%, vs a nossa de 9,4%. Anualmente, os volumes caíam 1% seguindo menores exportações do Banvit (operação na Turquia) para o Iraque, devido à restrição parcial do mercado às importações de produtos da Turquia, além da interrupção temporária pela autoridade saudita das importações da planta de Abu Dhabi. Tais restrições afetaram o mix de produtos e, uma vez que aumentaram as despesas com frete, explicam a maior parte da redução no lucro bruto (-6,6% vs XPe e -4% A/A).

Do lado positivo, na Turquia, a participação de mercado cresceu 3,5 pontos-base A/A para 19,5% no 4T19, como resultado da estratégia de fortalecimento da marca Banvit. Em relação ao mercado Halal como um todo, a BRF encerrou 2019 com uma participação de mercado de 39,4%, em linha com 2019, mantendo uma ampla posição de liderança de mercado, segundo a Nielsen.

Outros mercados internacionais, ainda impulsionados pela China, superam nossas estimativas

Nos outros mercados internacionais (Ásia, África, Américas e Europa), o EBITDA ajustado de R$ 401 milhões foi acima da nossa estimativa de R$ 390 milhões, com margem EBITDA em 23,2% vs XPe’s em 22,9%. Os volumes superaram nossas estimativas em 7,3%, mas os preços ficaram 5,2% abaixo dos nossos e -1% no trimestre, mas ainda + 31% A/A, devido aos efeitos contínuos da peste suína africana, que ainda afetam a oferta em vários países asiáticos, resultando em maior demanda por produtos importados.

Na China, por exemplo, os volumes aumentaram 92,3% A/A. De acordo com a BRF, o Japão e a Coréia também viram uma dinâmica comercial aprimorada, com os importadores temendo uma eventual escassez de frango no mercado devido à maior demanda da China. Vale ressaltar que em 2019 como um todo, a receita líquida cresceu 29,7% A/A, impulsionada pelo aumento de preço (+26%) e crescimento de volume (+3%), devido aos efeitos da Peste Suína Africama, aumento no número de plantas habilitadas e expansão de vendas para outros países, como Filipinas e Vietnã.

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