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Ford alerta investidores sobre custos de US$ 1 bilhão no terceiro trimestre – 🌎 Radar Global

Custo bilionário da Ford, J.P. Morgan relata baixa demanda por criptomoedas e demissões da Sea Limtied.

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem negativas (EUA -0,4% e Europa -0,6%) ainda em movimento de aversão ao risco, enquanto investidores aguardam a decisão de política monetária do Federal Reserve. Pela manhã, a taxas dos títulos de 10 anos nos EUA ultrapassam 3,54%, seu maior valor desde 2011. Na Europa, a inflação ao produtor (PPI) da Alemanha atingiu seu recorde histórico ao registrar 45,8% no acumulado de 12 meses vs. 37,2% do consenso à medida que os altos custos de energia continuam impactando a economia local. Na China, o índice de Hang Seng (+1,2%) encerra em alta, na contramão das bolsas globais, após rumores de que a cidade de Hong Kong pode estar próxima de remover suas restrições de quarentena contra a Covid-19.

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EMPRESAS

Ford alerta investidores sobre custos de US$ 1 bilhão no terceiro trimestre: A Ford (NYSE: F, BDR: FDMO34) citou negociações recentes com fornecedores que resultaram em custos que serão cerca de US$ 1 bilhão acima do esperado originalmente em virtude da alta inflação. A montadora agora prevê que o lucro ajustado do terceiro trimestre antes de juros e impostos fique na faixa de US$ 1,4 bilhão a US$ 1,7 bilhão. A Ford acrescentou que os executivos “darão mais detalhes sobre as expectativas do desempenho anual” quando divulgar seus resultados do terceiro trimestre em 26 de outubro. As ações da empresa caíram cerca de 5% nas negociações estendidas após a atualização.

As montadoras têm enfrentado problemas na cadeia de suprimentos desde que a pandemia de coronavírus paralisou a produção de veículos e componentes no início de 2020. A demanda continuou forte apesar dos problemas contínuos com a disponibilidade de peças, especificamente chips semicondutores. A maior rival da Ford, a General Motors, anunciou problemas semelhantes no início deste ano. Em 1º de julho, a GM alertou os investidores que problemas na cadeia de suprimentos afetariam seus lucros no segundo trimestre, observando que tinha cerca de 95 mil veículos em seu estoque que foram fabricados, mas careciam de alguns componentes. A GM na época também reiterou sua orientação anual e disse que espera que todos esses veículos sejam concluídos e vendidos aos revendedores antes do final de 2022.

J.P. Morgan reporta baixa demanda por criptomoedas como método de pagamento: A demanda por criptomoedas como método de pagamento diminuiu drasticamente nos últimos seis meses, de acordo com Takis Georgakopoulos, chefe da divisão global de pagamentos do J.P. Morgan Chase (NYSE: JPM, BDR: JPMC34). “Vimos muita demanda por nossos clientes, digamos, até seis meses atrás, mas vemos muito pouco agora”, disse Georgakopoulos em entrevista à Bloomberg Television na terça-feira. Ainda assim, o banco continuará apoiando os clientes que desejam usar esse método, segundo o executivo.

As criptomoedas estão passando por uma desaceleração que culminou em uma perda em torno de US$ 2 trilhões em valor de mercado em menos de um ano e reduziu os volumes de negociações em muitas corretoras. Diversas empresas de ativos digitais também foram levadas à falência. Ainda assim, o JPMorgan aposta no crescimento de ativos tokenizados e, ao longo dos anos, abraçou cada vez mais o setor. Recentemente, tornou-se um dos principais patrocinadores da startup de ativos digitais Ownera, com sede em Londres, e em maio experimentou o uso de blockchain para liquidações de operações financeiras. As criptomoedas também estão se tornando “cada vez maiores” no setor de jogos, disse Georgakopoulos. Isso se aplica tanto aos jogos tradicionais quanto ao metaverso, onde há muitas novas oportunidades.

Sea Limited começa série de demissões na Indonésia: A Sea Limited (NYSE: SE, BDR: S2EA34) está se preparando para demitir 3% dos funcionários da Shopee na Indonésia, como parte de seu plano para cortes de custos regionais, visando conter as perdas crescentes e reconquistar investidores. A empresa, com sede em Cingapura, já começou a notificar os funcionários afetados na segunda-feira em seu segmento de e-commerce, de acordo com a Bloomberg.

Em um comunicado por e-mail, sem dar mais muitos detalhes, a empresa disse que assas mudanças fazem parte de esforços contínuos para otimizar a eficiência operacional com o objetivo de alcançar a autossuficiência em seus segmentos de negócios. Vale lembrar que a Sea perdeu cerca de US$ 170 bilhões em valor de mercado desde o topo de outubro devido a questões sobre suas perspectivas de crescimento em uma era de taxas de juros mais altas e intensificação da concorrência com outras empresas, como por exemplo o Alibaba (NYSE: BABA, BDR: BABA34) no sudeste asiático.

ANÁLISE

IPO da Porsche pode reviver mercado Europeu: O gráfico acima, do Wall Street Journal, mostra que o capital levantado até agora em IPOs em 2022 na Europa é de US$ 6,38 bilhões, uma queda de 93,8% em relação a 2021. Contudo, a notícia de que a Porshe deve realizar seu IPO aumentou as esperanças de um ressurgimento no final do ano nas ofertas públicas europeias após oito meses de quase nenhuma atividade. O IPO da icônica marca de carros esportivos deve arrecadar até US$ 9,4 bilhões no que seria a maior listagem da Europa em mais de uma década.

O mercado de IPOs da Europa esteve praticamente fechado durante a maior parte do ano, com os investidores evitando ofertas de ações por causa de uma onda de desafios, desde inflação altíssima até taxas de juros mais altas e a crise de energia após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Nenhuma empresa levantou sequer US$ 1 bilhão em qualquer IPO europeu, de acordo com a Dealogic.

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