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IMC (MEAL3): no 4T21, vendas crescem, mas margens ficam sob pressão

Nesse contexto, mantemos nossa recomendação Neutra para IMC (MEAL3), com preço-alvo de R$ 4 por ação.

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A IMC é uma empresa de restaurantes com mais de 500 unidades do Brasil e nas Américas, sendo dona das marcas KFC, Pizza Hut e Frango Assado, dentre outras, no País. 

No quarto trimestre de 2021 (4T21), a IMC entregou resultados neutros, em linha com as nossas expectativas. Do lado positivo, houve forte crescimento das vendas; do lado negativo, as margens ficaram sob pressão, sobretudo no Brasil, devido a despesas gerais e administrativas significativamente maiores do que o esperado.

No consolidado das marcas da empresa, a receita líquida atingiu R$ 544 milhões, ficando 4% acima do que esperávamos e registrando crescimento de 61% versus o 4T20. Os destaques incluem a performance do KFC e do Frango Assado, ambas significativamente acima dos níveis pré-pandemia.

Quando à rentabilidade, a IMC reportou uma margem EBITDA de 5,6%, ligeiramente abaixo da nossa previsão de 5,8%. Esse número também ficou significativamente abaixo do valor registrado no 3T21 de 13,7%. Nesse contexto, mantemos nossa recomendação Neutra para IMC, com preço-alvo de R$ 4 por ação.

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Destaques positivos incluem o crescimento de vendas do KFC (+75% A/A) e do Frango Assado (+31%). Por outro lado, o crescimento de 58% A/A das despesas gerais e administrativas foi um destaque negativo. Tais gastos teriam corroído o bom resultado das vendas registrado na região, contribuindo para uma queda no EBITDA de 70% A/A.

Nesse contexto, a IMC afirmou que: “o crescimento das despesas, alinhado à evolução das vendas, foi influenciado pela normalização das atividades, provisão de incentivo de curto prazo de R$ 4,6 milhões, efeito que não ocorreu no 4T20, além do fortalecimento de áreas estratégicas relacionadas ao Marketing, Supply, Expansão e Digital”.

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A IMC atribuiu tal melhora no resultado ao aumento no turismo doméstico nos Estados Unidos, além de aumento nas vendas devido às unidades inauguradas em 2021. Para 2022, a companhia afirmou que pretende priorizar: “crescimento em localidades de perfil contra sazonal, expansão da rentabilidade das novas lojas e atração de
novos clientes.”

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No geral, as vendas na região foram impulsionadas pela recuperação gradual do fluxo nos aeroportos, devido à redução nas restrições de mobilidade. Apesar das limitações que seguem impostas ao catering dentro das aeronaves, a empresa registrou uma expansão de margem EBITDA na região, atingindo 35%, voltando aos níveis pré-pandemia.

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