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China elétrica – 🌎RADAR GLOBAL

EVs na China, Visa em criptos e escassez de motoristas

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MACRO

Mercados globais amanhecem levemente negativos (EUA -0,3% e Europa 0%) enquanto investidores aguardam a divulgação dos dados de pedidos de seguro-desemprego nos EUA. Na China, ambos CSI 300 (+1,7%) e o índice de Hang Seng (+1,1%) encerraram em alta após dados da inflação ao produtor indicarem uma desaceleração marginal (+12,9% em novembro vs. +13,5% em outubro), sugerindo que o governo terá mais espaço para ampliar estímulos econômicos. O Bitcoin (-2,5%) amanhece em campo negativo, durante semana de grande volatilidade, ao passo que executivos relacionados a criptoativos discutem sobre regulamentação da nova classe de ativos no congresso americano.

Coronavírus: A BioNTech (B1NT34) e a Pfizer (PFIZ34) fizeram testes laboratoriais e afirmaram, nesta quarta-feira, que 3 aplicações de sua vacina contra a COVID-19 foram capazes de neutralizar a nova variante Ômicron. Assim, serão necessárias doses de reforço para a proteção contra a nova cepa. As empresas afirmam que 2 doses resultam em anticorpos que neutralizam o vírus, mas a 3ª protege contra sintomas mais graves. 

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EMPRESAS

Vendas de veículos de energia limpa disparam na China: As vendas de veículos de energia limpa na China, que incluem EVs e híbridos tiveram um aumento de +18% em novembro com relação a outubro e um aumento de +121% quando se compara com o mesmo período do ano passado, com 378 mil unidades vendidas. Nos primeiros 11 meses de 2021, as vendas desses tipos de veículos na China alcançaram 2,81 milhões de unidades, colocando as montadoras da 2ª maior economia do mundo ao alcance de uma previsão de 3 milhões de unidades até o final deste ano.

A BYD,  a montadora chinesa investida por Warren Buffett, teve uma performance de vendas no mês de novembro particularmente forte, com suas vendas totais de novembro alcançando cerca de 97 mil unidades, quase iguais às receitas locais da Tesla (TSLA34), Nio, Li Auto e Xpeng combinadas e representando um aumento de +84,1% a/a. Por outro lado, as entregas gerais da Telsa na China, caíram -2,8% vs. mês passado para 52.859 unidades. Destes, 21.127 foram exportados e o restante destinou-se ao mercado interno. Isso segue uma tendência da Tesla em priorizaros embarques para o exterior na 1ª metade do trimestre, antes de aumentar as entregas locais na 2ª metade do período.

Visa expande em criptos: A Visa está lançando novos serviços de consultoria e assessoria para ajudar seus clientes a navegar e entender o mundo das criptomoedas. A empresa afirma que sua divisão de consultoria e análise será direcionada para instituições financeiras, varejistas e companhias de implementação de recursos de criptoativos e até mesmo exploração de tokens não fungíveis (NFTs). O banco americano, UMB, já é um cliente da processadora de pagamentos.  

Essa está sendo a mais recente tentativa da Visa de se aprofundar na indústria de criptomoedas. Em outubro de 2020, a empresa processou US $3,5 bilhões em transações em moeda digital por meio de seus cartões Venmo, segundo o diretor europeu de criptoativos da Visa, Nikola Plecas. A companhia tem permitido que seus usuários utilizem criptomoedas como forma de pagamento em mais de 80 milhões de comércios. Um estudo divulgado pela empresa afirma que 94% das pessoas têm algum nível de conhecimento deste mercado, criando uma oportunidade relevante de crescimento.  

Escassez de motoristas : A Amazon (AMZO34) está se esforçando para recrutar novos profissionais de grandes plataformas para transportar mercadorias na sua cadeia logística. Porém, a escassez de motoristas desafia a empresa, que espera um recorde no número de pacotes nesta temporada de férias. A companhia apresenta o projeto Amazon Freght Partners (AFP), que alista empresas exclusivas de transporte independentes para transportar mercadorias entre as instalações da Amazon. Além disso, também transferem pacotes para a sua frota de aviões norte-americanos próprios e alugados.

A Amazon disse que salários mais altos, incentivos aos trabalhadores e inflação em serviços de transporte estão pesando no seu balanço e contribuíram para os US$ 2 bilhões em despesas extras no trimestre anterior. A companhia projeta que os custos dobrem no atual trimestre, ameaçando pressionar o seu lucro em seu maior período de vendas.

ANÁLISE

Fonte: Goldman Sachs

Alívio nas cadeias logísticas: O gráfico acima, do Goldman Sachs mostra que o congestionamento das cadeias de abastecimento nos Estados Unidos vem diminuindo, especialmente na semana passada, quando o índice geral de congestionamento medido pelo banco caiu -14,5% sequencialmente e deve manter tendência de queda até o final de 2021.

O cenário deve se estabilizar com uma combinação de mais mão-de-obra, equipamentos e, potencialmente, alguma normalização da demanda. Contudo, é importante notar que, apesar da recente melhora, o congestionamento atual ainda é superior à média histórica, indicando que ainda não estamos fora do risco de novos gargalos e um potencial novo pico pode ocorrer em janeiro à medida que avançamos para o Ano Novo Chinês no 1º trimestre de 2022.

   

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