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🌎RADAR GLOBAL: Apple vs. Facebook

Propagandas na Apple, Bitcoin no Walmart e eletrificação da BMW

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MACRO

Mercados globais amanhecem sem movimentos expressivos (EUA +0,1% e Europa +0,2%) enquanto investidores aguardam as divulgações de resultados desta semana, com destaque para as grandes empresas de tecnologia (FAAMGs). Até o momento, 117 componentes S&P 500 reportaram seus resultados e 84% superaram as estimativas de lucro do consenso, de acordo com o Refinitiv. Na China (+0,4%), o mercado encerra em campo positivo após a Evergrande (-0,7%) declarar que retomou a construção de 10 projetos em 6 diferentes cidades no país. Os juros de 10 anos nos EUA amanhecem em 1,66% após entrevista da Jenet Yellen ao CNN pontuar que a inflação deverá baixar para 2% no 2º semestre de 2022. Além disso, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, na sexta-feira, afirmou que está na hora de começar o processo de tapering, mas que ainda não está na hora de subir a taxa de juros enquanto os EUA possuírem 5 milhões de empregos a menos do que o período pré-pandemia. Powell também reiterou sua posição sobre a inflação, afirmando que o nível deve baixar ao passo que as pressões inflacionárias causadas pela pandemia se arrefecem.

Coronavírus: Estudos recentes revelam que as doses da vacina Pfizer contra a COVID-19 são seguras e possuem eficácia em torno de 91% na prevenção de casos sintomáticos em crianças de 5 a 11 anos. Nesta semana, o FDA discutirá os resultados encontrados e avialiará uma possível autorização para o uso desta vacina em crianças.

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EMPRESAS

Apple vs. Facebook: Mudança na política de privacidade da Apple (APPL34) tem afetado negativamente empresas que vendem anúncios digitais, impactando diretamente o Facebook (FBOK34) e o Snapchat (S1NA34). A nova política exige que os aplicativos perguntem se os usuários querem a opção de compartilhar/monitorar seus dados ou não. Como resultado natural, ao serem questionados, muitos optam por não permitirem que os apps rastreiem seus dados e, consequentemente, esses aplicativos obtêm menos dados sobre os hábitos e interesses dos consumidores, dificultando o direcionamento dos anúncios de forma eficaz. O Facebook se opôs publicamente à mudança da Apple e alertou que a mudança pode prejudicar seus resultados financeiros, que serão divulgados nesta segunda.

Anúncios digitais mais caros: Com a mudança, estima-se que anunciar no Facebook ficou 25% mais caro, segundo a agência MuteSix. Porém, com a indústria do e-commerce avançando, catalisada pela pandemia, estima que os gastos com anúncios digitais em smartphones, de US$ 58bi em 2019, têm o potencial de dobrar para US$ 118bi em 2021, conforme a AppsFlyer. A Evercore acrescenta que a Apple, por sua vez, deve ganhar US$ 5bi no setor de publicidade neste ano e US$ 20bi por ano até 2024. Diante de um cenário de publicidade cada vez mais complexo, marcas e comerciantes estão em busca de novas plataformas de anúncios que podem ajudá-los a cumprir os novos padrões de privacidade e conectar dados de todo o seu ecossistema de marketing.

Bitcoin no mercado: O Walmart (WALM34), a maior rede de supermercados dos EUA, reportou uma parceria com o Coinstar e CoinMe para instalação 200 caixas eletrônicos de criptomoeda em suas diversas unidades no país. De acordo com o Bloomberg, este é apenas um projeto piloto que, caso venha a funcionar, a varejista deverá expandir o número de máquinas para 8 mil ao longo dos próximos meses. Para a utilização do serviço, os clientes pagarão uma taxa de 4% na conversão de moeda para o Bitcoin e 7% na operação reversa.

Demanda adicional? Com o grande volume de clientes que o Walmart possui, caso a adoção dos novos caixas seja um sucesso, poderá ser criada uma demanda significativa por Bitcoins, resultando em uma potencial apreciação da criptomoeda. O anúncio veio logo após o lançamento do ETF de futuros de Bitcoin, BITO, lançado na semana passada que havia contribuído com a máxima histórica da criptomoeda, visto que agora investidores institucionais possuirão uma opção diretamente na bolsa de Nova Iorque para investir neste ativo.

ESG vai mudar o mercado automobilístico? A BMW anunciou, no evento que marca o início da produção do modelo elétrico i4, que irá parar de fabricar motores de combustão interna em sua fábrica principal, localizada em Munique, até 2024. A empresa também estabeleceu uma meta de pelo menos 50% das vendas globais de carros novos serem elétricos até 2030, sendo que, já em 2023, pelo menos metade dos veículos produzidos em Munique serão eletrificados – seja à bateria elétrica ou híbrido plug-in.

O novo rival da Tesla é prioridade da marca: A BMW havia dito anteriormente que espera produzir de 70.000 a 90.000 carros a menos do que poderia ter vendido este ano, devido à escassez de chips que tem afetado as montadoras em todo o mundo. Por outro lado, a marca afirmou que o novo modelo terá a sua produção priorizada sobre outros modelos, estando menos exposto a cortes de produção.

ANÁLISE

Fonte: CB Insights

Regulação chinesa não tem dificultado o crescimento: O gráfico acima apresenta um novo recorde de negócios de venture capital no país (empresas de pequeno ou médio porte, incluindo startups, que estão em crescimento ou expansão), sugerindo que o aumento da regulação chinesa sobre o setor que tecnologia não tem atrapalhado o volume de investimentos direcionados à inovação e ao crescimento de novas empresas no setor. Neste último trimestre, a Sequoia Capital China foi a líder no país, sendo a maior investidora do trimestre, fechando 1,5 negócios por dia útil. Apesar da China apertar seu controle sobre as grandes empresas de tecnologia, as startups no país surgiram como um porto seguro para investidores de venture capital. Entre janeiro à agosto, 2.674 financiamentos de venture capital foram realizados, totalizando US$ 64,7 bilhões de investimento de acordo com o GlobalData.  

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