XP Expert

News XPress – 30/07/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

A poucos dias da entrada em vigor da tarifa de 50% prometida pelo presidente Donald Trump às exportações brasileiras, prevista para sexta-feira, os jornais dão destaque para fala do secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, que levantou a possibilidade de a Casa Branca reconsiderar e isentar bens incapazes de “crescer” em solo americano, como café, cacau e alguns recursos naturais – embora não tenha citado quais países poderiam ser beneficiados (https://tinyurl.com/254f7al9). Para seguir no esforço de reverter as tarifas até o dia 1º (https://tinyurl.com/2xjpp8dd), o jornal O Globo afirma que a expectativa no governo é que nos próximos dias o representante comercial da Casa Branca, Jamieson Greer – principal responsável pela costura dos acordos internacionais –, possa dar um passo à frente e voltar a dialogar com o Executivo brasileiro para a abertura de uma negociação formal entre os dois países. A avaliação é que, como os EUA têm fechado acordos com vários parceiros, o Brasil espera sua vez na fila (https://tinyurl.com/29rxcrk8). O vice-presidente Geraldo Alckmin, que tem mantido conversas com Lutnick, se reuniu ontem com representantes das big techs para discutir as regras de regulação das plataformas digitais – encontro que também teve a participação de um representante da secretaria de Comércio dos EUA, a pedido de Lutnick (https://tinyurl.com/25bvwxpv). Segundo o jornal O Globo, o tema poderia entrar no escopo das negociações com Washington (https://tinyurl.com/2djah8jh).

Apesar das sinalizações, o presidente Lula afirmou em entrevista publicada na manhã de hoje pelo New York Times que Trump tem “ignorado” as ofertas de diálogo do Brasil e cobrou respeito nas negociações, destacando que “seriedade não exige subserviência”. Ainda disse não ter medo de criticar a postura de Trump e que possui uma “extraordinária” relação comercial com a China, acrescentando que o Brasil “tem interesse em vender para quem quiser comprar” (https://tinyurl.com/3uzt5fh4). Por outro lado, a CNN registra que tem aumentado a pressão por parte de interlocutores para que Lula faça um gesto e procure o presidente americano para uma conversa por telefone (https://tinyurl.com/28oxcgxb).

Em paralelo às tratativas, o governo avalia medidas de socorro para mitigar os efeitos da sobretaxa. O ministro Fernando Haddad disse que o plano de contingência apresentado a Lula possui “medidas de todos os tipos”, desde ações estruturantes até ações de curto prazo, e que o governo irá aproveitar esse “ensejo para propor ao Congresso algumas mudanças” para “fortalecer o setor exportador brasileiro”. Ainda assim, reforçou que uma decisão só poderá ser tomada após uma “definição mais clara” sobre o que vai acontecer a partir do dia 1º de agosto (app: https://bit.ly/4mnCNFH | desktop: https://tinyurl.com/bdzk7azn). No entanto, garantiu que uma retaliação “na mesma moeda” não está “na ordem de considerações”, destacando que todas as ações em análise passam por não penalizar ainda mais o povo brasileiro (app: https://bit.ly/478hgMH | desktop: https://tinyurl.com/49x4mhkf). A imprensa reporta que, caso a tarifa se confirme, é bastante provável a criação de um programa de manutenção de empregos, similar ao que foi adotado na pandemia de Covid-19 (https://tinyurl.com/2d8djw8a). Segundo o Valor, empresas de porte médio que vendem para os Estados Unidos poderão receber um crédito tributário de 3% sobre o valor exportado (https://tinyurl.com/2dbtfqgp). O jornal ainda afirma que Planalto quer aproveitar as conversas com o governo americano para avançar em um acordo para evitar a dupla tributação entre os países e prevenir a evasão fiscal (https://tinyurl.com/2ytusnow).

Para além das tarifas, o Copom publica no início da noite de hoje sua decisão de política monetária, com o time XP Macro antevendo a manutenção da taxa de juros em 15,00%, assim como todos os 93 investidores institucionais que participaram da nossa sondagem pré-Copom. Nosso time de economia prevê queda de 0,1 pp para 3,3% no IPCA projetado pelo modelo do BC no 1º trimestre de 2027 (horizonte relevante da política monetária). Sobre o ciclo de flexibilização, 23% esperam que o Copom comece a cortar os juros no 4T25, 48%, assim como time XP Macro, anteveem corte no 1T26 (contra 33% na última pesquisa) e 25% no 2T26 ou depois (eram 41% na pesquisa anterior). Sobre o tamanho do ciclo, a mediana das respostas foi entre 250 e 300 bps (entre 200 e 250 entre economistas e entre 300 e 350 bps entre traders e gestores). Veja as expectativas do time XP Macro para o Copom (https://tinyurl.com/nhbwfrj8) e também o resultado completo da nossa sondagem (https://tinyurl.com/2s4eahkz).

Sobre as tarifas, os investidores atribuem 68% de chance de a alíquota de 50% entrar em vigor em 1º de agosto, 14% de probabilidade de elas vigorarem já nesta sexta-feira, mas com uma alíquota menor, e 15% de chance de serem adiadas. Se as tarifas de 50% entrarem em vigor em 1º de agosto, os investidores esperam uma desvalorização de 0,8% do BRL. Por fim, quando questionados sobre quando as eleições de 2026 se tornará o principal trigger para os preços dos ativos locais, 5% responderam que será no 25T3; 28% no 25T4; 37%, no 26T1; e 27%, no 26T2.

Agenda BCB: Hoje é o segundo dia da reunião do Copom.

Agendas de Lula e Haddad: Lula se reúne hoje com o ministro Rui Costa (Casa Civil) e com o CEO da Airbus Helicopters. Às 16h sanciona projeto que proíbe o uso de animais em testes com cosméticos. A agenda de Haddad não havia sido atualizada até a publicação deste material.

Agenda local de dados: Às 8h será divulgado o IGP-M de julho (exp. -0,86% m/m e 2,88% a/a). Às 14h30 o Tesouro Nacional publica o resultado do governo central de junho, com o mercado e a XP projetando déficit primário de BRL 41,1 bi. A partir das 18h30 o BC divulga sua decisão de política monetária.

Internacional

No noticiário, um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a Rússia na noite de ontem, sendo o mais forte do planeta desde 2011. Países como Rússia, Japão, EUA e Canadá emitiram alertas de tsunami (https://tinyurl.com/yx5fmy6k).

Agenda internacional de dados: Na Zona do Euro, o PIB subiu 0,1% t/t e 1,4% a/a no segundo trimestre (exp. 0,0% t/t e 1,2% a/a). Na Alemanha, o PIB caiu 0,1% t/t e ficou estável a/a segundo a leitura preliminar do segundo trimestre (exp. -0,1% m/m e +0,1% a/a). As vendas no varejo subiram 1,0% m/m em junho (exp. 0,5%).

Nos EUA, o ADP de julho será divulgado às 9h15 (exp. 76k), enquanto às 9h30 teremos o PIB do segundo trimestre (exp. 2,6% t/t anualizado) e às 11h, os dados de vendas de casas pendentes de junho. Às 15h, o FOMC toma sua decisão de política monetária, com amplo consenso no mercado por uma manutenção das Fed funds e, às 15h30, Jerome Powell concederá coletiva de imprensa. Alguns pontos a serem observados pelo mercado é o quanto o Fed vai sinalizar ou não uma possibilidade de corte de juros na reunião de setembro, com o mercado precificando hoje cerca de 2/3 de probabilidade de corte. Outro ponto será o placar da votação em si na decisão de hoje, já que Waller e Bowman soaram mais dovish que seus pares nas últimas semanas.

Bons negócios!

XP Política & Macro Strategy

Clipping de notícias

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/yfa99vj8

Negociações Brasil-EUA

O Globo: Governo Lula espera uma manifestação do representante de Comércio dos EUA para avançar em negociação de tarifas (https://tinyurl.com/29rxcrk8)

Valor: EUA sinalizam isenção a café, e produto do Brasil pode ser beneficiado (https://tinyurl.com/254f7al9)

NY Times: Brazil’s President to Trump: ‘I Want to Be Treated With Respect’ (https://tinyurl.com/3uzt5fh4)

O Globo: Café, cacau, frutas, aviões, big techs: veja os pontos que podem viabilizar negociação do Brasil com Trump (https://tinyurl.com/2djah8jh)

O Globo: Após reunião de Alckmin com big techs e representante dos EUA, governo estuda opções para regular plataformas digitais (https://tinyurl.com/25bvwxpv)

Valor: Governo quer avançar em acordo para evitar dupla tributação entre Brasil e EUA (https://tinyurl.com/2ytusnow)

Estadão: Tarifaço: Integrantes do governo expõem pessimismo sobre negociação até o dia 1º; leia bastidor (https://tinyurl.com/26l76cor)

G1: Brasil tenta adiar ou mesmo reverter todo tarifaço, enquanto empresários aconselham governo a não retaliar EUA (https://tinyurl.com/2xjpp8dd)

Estadão: EUA podem reconsiderar e isentar café, cacau e outros produtos agrícolas de tarifas, diz secretário (https://tinyurl.com/26wwcaet)

O Globo: Brasil vai propor aos EUA que tarifaço exclua suco de laranja, café e Embraer (https://tinyurl.com/24w7eapb)

Uol: Assessoria de Alckmin nega que governo tenha pedido exclusão de setores no tarifaço (https://tinyurl.com/4xzrmu2u)

Estadão: Tarifaço de Trump: Questões a resolver com os EUA passam por etanol e terras raras, diz Tebet (https://tinyurl.com/29ma3jgo)

O Globo: Representante dos EUA participa de reunião de Alckmin com big techs para discutir regulação no país (https://tinyurl.com/2a2pxkpl)

G1: Alckmin recebe reivindicações de big techs americanas (https://tinyurl.com/23bhh8rk)

O Globo: Em último apelo a Trump, empresários americanos pedem recuo em tarifaço sobre Brasil (https://tinyurl.com/2yslp98b)

Folha: Tarifa zero para itens não produzidos nos EUA não seria automática (https://tinyurl.com/2dmk5bq6)

CNN: Tarifaço: Cresce pressão para Lula procurar Trump (https://tinyurl.com/28oxcgxb)

Folha: Senador dos EUA diz que contestará tarifa ao Brasil no Congresso se sobretaxa for formalizada (https://tinyurl.com/29nep5l6)

O Globo: Lei Magnitsky: STF vê sanções dos EUA como ataque pessoal e planeja reação (https://tinyurl.com/2dbsuznc)

Estadão: Lula cogita ligar para Trump, mas quer ter certeza que americano vai atender e focar em comércio (https://tinyurl.com/2dog3t2g)

O Globo: Integrantes do governo veem telefonema de Lula a Trump como possível, mas temem tratamento desrespeitoso (https://tinyurl.com/2d82lzav)

O Globo: É preciso segurança de que Trump não vai repetir com Lula o que fez com Zelensky, diz Haddad sobre possível conversa (https://tinyurl.com/28qj8jf8)

Estadão: Trump disse que não quer conversar agora, não adianta o Lula procurá-lo, diz Gleisi (https://tinyurl.com/27jrx6by)

Folha: Líder do governo no Senado descarta ligação entre Lula e Trump antes de tarifaço: ‘Não vamos resolver isso até dia 1º’ (https://tinyurl.com/28pax79c)

O Globo: Simone Tebet defende que Lula ligue para Trump e esclareça diferença entre questões política e comercial (https://tinyurl.com/256trvbq)

CNN: Comitiva brasileira nos EUA tenta abrir diálogo com Republicanos (https://tinyurl.com/2cpnhyl4)

Folha: Senadores querem apoio de parlamentares dos EUA a carta de empresários pedindo adiamento de tarifas ao Brasil (https://tinyurl.com/24d8e5ut)

Estadão: Tarifaço: Empresas recorrem a lobistas e advogados para buscar caminhos frente à ameaça de Trump (https://tinyurl.com/2d2kkg7p)

Estadão: ‘Tudo nos EUA acontece repentinamente’, diz Jaques Wagner sobre chances de tarifas serem adiadas (https://tinyurl.com/2cj3vob3)

Estadão: Reunião com Alckmin racha governadores de direita, amplia guerra política do tarifaço e é cancelada (https://tinyurl.com/2xwt8fyz)

Estadão: Lula não vai se comportar como Bolsonaro, abanando o rabo e dizendo ‘I love you’ a Trump, diz Haddad (https://tinyurl.com/23okx74d)

Plano de contingência/Empresas

XP Política: Haddad/Tarifa: Retaliação na mesma moeda não está na ordem de considerações (app: https://bit.ly/478hgMH | desktop: https://tinyurl.com/49x4mhkf)

Valor: Reintegra de 3% para médias exportadoras (https://tinyurl.com/2dbtfqgp)

O Globo: Governo avalia programa para preservar empregos afetados por tarifaço de Trump, mas medida deve ser ‘focalizada’ (https://tinyurl.com/2d8djw8a)

O Globo: Tarifaço na vida real: como o governo pretende ajudar empresas prejudicadas a manter empregos (https://tinyurl.com/23r5z6sg)

Valor: Tom da decisão de Trump deve moldar resposta de Lula (https://tinyurl.com/27epzzsp)

Valor: Indústrias avaliam aumentar a presença em território americano (https://tinyurl.com/23sxruxf)

Estadão: Embraer diz estar ‘ativamente engajada’ para restaurar alíquota zero de importação dos EUA (https://tinyurl.com/265bbf4j)

XP Política: Haddad/Tarifa: O cardápio tem desde medidas estruturais até medidas de curto prazo (app: https://bit.ly/4mnCNFH | desktop: https://tinyurl.com/bdzk7azn)

Estadão: Plano de contingência só deve ser discutido se tarifaço de 50% for consumado, diz Alckmin (https://tinyurl.com/22c2q62l)

CNN: Haddad à CNN: Trabalhadores serão protegidos, qualquer que seja a medida (https://tinyurl.com/2ahcoaeg)

Valor: Plano de contingência a tarifaço dos EUA depende do Congresso, diz Haddad (https://tinyurl.com/28oexdhr)

Estadão: Com tarifas de 50% já em vigor, setores de aço e alumínio esperam ficar de fora do tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/29mwbce3)

Folha: Governo conversa com Embraer e fará o que puder para preservar empresa do tarifaço, diz ministro (https://tinyurl.com/28xflgya)

CNN: Hugo: Brasil tem como responder a práticas contra produtos brasileiros (https://tinyurl.com/24vyydnu)

BC

XP Macro: Esquenta do Copom – Selic alta o suficiente (https://tinyurl.com/nhbwfrj8)

XP Macro Strategy: July Pre Copom Survey Results (https://tinyurl.com/2s4eahkz)

Valor: Inflação de serviços continua um entrave para BC atingir meta (https://tinyurl.com/278dk7rl)

Valor: Análise: BC monitora ‘tarifaço’ no câmbio, mas não vê impactos que exijam intervenção (https://tinyurl.com/28s7oh9a)

Fiscal

CNN: Governo avalia usar crédito extraordinário para lidar com tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/mw9cdmj9)

XP Macro: IOF mais alto deve ajudar governo a cumprir metas fiscais (https://tinyurl.com/yxarjm4h)

XP Política: Haddad: Não há perspectiva de mudar ou descumprir meta (app: https://bit.ly/3UorP6Z | desktop: https://tinyurl.com/yzx57dwm)

Valor: Brecha do Judiciário reduz limite de despesas (https://tinyurl.com/29xcgo64)

Folha: Presidente do TCU diz que medidas para lidar com tarifaço podem ficar fora da regra fiscal (https://tinyurl.com/22za3qyb)

PIB

Estadão: FMI eleva para 2,3% projeção para PIB do Brasil em 2025, apesar de tarifas de Trump (https://tinyurl.com/26s24z49)

Combustíveis/Petrobras

Folha: Ameaças de Trump contra Rússia fazem petróleo subir (https://tinyurl.com/2a6xsfxc)

O Globo: Produção da Petrobras cresce 5% no 2º trimestre com entrada de novas plataformas em operação (https://tinyurl.com/29z7k2vg)

Valor: Petrobras amplia em 8% produção de petróleo e gás no 2º trimestre (https://tinyurl.com/23gayvy9)

O Globo: Produção da Petrobras cresce 5% no 2º trimestre com entrada de novas plataformas em operação (https://tinyurl.com/29z7k2vg)

Energia

Valor: Diretor da Aneel vê ilegalidade e leilão de energia pode ser adiado (https://tinyurl.com/2agfb4ql)

Família Bolsonaro

Estadão: Moraes diz que ‘não há qualquer vedação’ para Bolsonaro dar entrevistas (https://tinyurl.com/2xnnowje)

Folha: Bolsonaro puxa motociata em carro de som, mas não discursa durante ato de apoio em Brasília (https://tinyurl.com/25ubsbwz)

O Globo: ‘Trabalho para que não encontrem diálogo’, diz Eduardo Bolsonaro sobre comitiva de senadores que foram aos EUA (https://tinyurl.com/25lgxzwb)

CNN: Críticas de Eduardo Bolsonaro geram incômodo na própria direita | Blogs | CNN Brasil (https://tinyurl.com/2a4lzsou)

O Globo: Após prisão de Zambelli, entorno de Bolsonaro avalia que ex-presidente deve manter afastamento (https://tinyurl.com/22dk5lll)

Estadão: ‘Não vou ceder às pressões’, diz Tarcísio a Bolsonaro no WhatsApp; veja conversas (https://tinyurl.com/2847rwpw)

Estadão: De tornozeleira, Bolsonaro vai a evento de moto com Michelle e aliados e evita declarações (https://tinyurl.com/29j8a979)

Agro

Globo Rural: Brasil redirecionou carne após anúncio de sobretaxa dos EUA (https://tinyurl.com/2xweobly)

Globo Rural: Clientes da Europa tentam baixar o preço do suco de laranja brasileiro (https://tinyurl.com/23fzpeuu)

Estadão: Tarifa dos EUA sobre suco de laranja do Brasil pode causar prejuízo de até R$ 4,3 bi, diz associação (https://tinyurl.com/27rjc5yx)

2026

Estadão: Tebet diz que estará no palanque de Lula em 2026 e vê Trump mais focado em Moraes do que presidente (https://tinyurl.com/2c7n9rj6)

Valor: PT defende Alckmin e prega aliança com o centro em 2026 (https://tinyurl.com/27vxchw4)

Folha: Pacheco dá sinais de que topa disputar Governo de MG, sob pressão de Lula e incentivo de Alcolumbre (https://tinyurl.com/288527ct)

Valor: No AP, candidatos de Alcolumbre correm risco de não se eleger (https://tinyurl.com/253xlgvr)

Master/BRB

Folha: BRB agora propõe comprar um terço do Banco Master (https://tinyurl.com/2avq3yww)

Valor: Acordo de BRB e Master encolhe e Vorcaro não ficará no bloco de controle (https://tinyurl.com/26yohfhn)

O Globo: Proposta de intervenção no Master racha diretoria do Banco Central (https://tinyurl.com/2yf786r7)

O Globo: Presidente interino da CVM surpreende pela 2ª vez em casos que envolvem Banco Master (https://tinyurl.com/23ems9l6)

Reforma tributária

Valor: Empresas recorrem à AGU para tirar dúvidas sobre a reforma (https://tinyurl.com/25t6wlph)

Folha: Que imposto é esse: Comitê da reforma tributária marca eleição para sexta-feira (1º) (https://tinyurl.com/297d7qlk)

Governo/Congresso

G1: Em meio a crise com partidos da base aliada, Lula se reúne com ministros do União Brasil (https://tinyurl.com/22vemmtf)

O Globo: Lula se reúne com ministros do União Brasil após líder do partido no Senado receber apoio de Michelle e defender Bolsonaro (https://tinyurl.com/2yh38qoo)

Poder: Trabalho pessoal de Lula: 41% de ruim/péssimo e 22% de ótimo/bom (https://tinyurl.com/5au9yryc)

Valor: Governo publica portaria com ‘pedágio’ sobre emenda Pix (https://tinyurl.com/27tkav42)

O Globo: Licenciamento ambiental: Marina diz que governo avalia alternativas ao veto e pensa em novo projeto ou MP (https://tinyurl.com/23arhkvr)

Zambelli

O Globo: Após prisão, governistas querem acelerar cassação de Zambelli e bolsonaristas cobram que Motta interceda a favor da deputada (https://tinyurl.com/25xpnlq3)

O Globo: Motta diz que Câmara já adota providências sobre Zambelli e vai analisar apenas cassação de mandato, não prisão (https://tinyurl.com/2dyvewhr)

CNN: Cassação de Zambelli pode ser votada logo após recesso da Câmara (https://tinyurl.com/28tknqxt)

Folha: Governo Lula vê com otimismo extradição de Zambelli (https://tinyurl.com/27ym9j49)

Estadão: Motta diz que Câmara não pode decidir sobre prisão de Zambelli e aguarda posições do MJ e da Itália (https://tinyurl.com/27jeomls)

Folha: Presidente da CCJ quer votar processo de cassação de Zambelli até setembro (https://tinyurl.com/2cdue5m7)

Estadão: Mesmo presa na Itália, Carla Zambelli segue com mandato; cassação depende da Câmara (https://tinyurl.com/2a7to8xp)

Estadão: Presa na Itália, Zambelli alega que se entregou e acredita que não irá cumprir pena no Brasil (https://tinyurl.com/2b5pagem)

Consignado

Valor: Ministro da Previdência sugere debater metodologia que define juros do consignado (https://tinyurl.com/2xvz5a6y)

Folha: Lula aprova consignado para motoristas e entregadores de aplicativos, mas bancos aguardam regulação (https://tinyurl.com/256ppzrt)

O Globo: Bancos se surpreendem com inadimplência em novo consignado para trabalhadores CLT, que chega a 10% (https://tinyurl.com/2yut6al6)

Emprego

XP Special Report: The tight labor market scenario remains (https://tinyurl.com/bdhn3pyc)

FGTS

O Globo: Caixa conclui distribuição de R$ 12,9 bilhões de lucro do FGTS (https://tinyurl.com/2a2he4g8)

Montadoras

Folha: Montadoras se armam para ir à Justiça se BYD tiver mais ajuda do governo (https://tinyurl.com/2b66fbh5)

Valor: Anfavea e BYD acirram disputa e pressionam Camex (https://tinyurl.com/24jymps4)

Folha: Volks, Toyota, GM e Stellantis querem veto a pedido da BYD, e Alckmin diz que benefício pode vir em cotas (https://tinyurl.com/2589suh6)

Estadão: Montadoras dizem que vão demitir se vier pacote pró-China; leia a íntegra da carta (https://tinyurl.com/227dyazk)

Internacional

Valor: Japão e EUA emitem alertas de tsunami após terremoto de magnitude 8,8 atingir a Rússia (https://tinyurl.com/y27s727p)

CNN: Trump dá 10 dias para Putin acabar com a guerra a partir de hoje (https://tinyurl.com/257h6eou)

O Globo: EUA e China fecham acordo para estender a trégua nas tarifas, afirma negociador chinês (https://tinyurl.com/29qot5hp)

Folha: Prorrogação de trégua tarifária entre EUA e China depende da aprovação de Trump, diz Bessent (https://tinyurl.com/273ja6su)

CNN: Análise: Ultimato de Trump à Rússia não deve convencer Putin a parar guerra (https://tinyurl.com/24q7l78u)

Folha: Acordo com EUA garante tarifas menores para chips e remédios, diz negociador japonês (https://tinyurl.com/27psveq4)

Valor: Reino Unido reconhecerá Palestina em setembro se Israel não encerrar ‘situação horrível’ em Gaza (https://tinyurl.com/2aelxfnk)

Folha: Tarifas de Trump atingem níveis mais altos desde os anos 1930 (https://tinyurl.com/22frj9t2)

Estadão: Por que a Europa fez tantas concessões no acordo comercial fechado com Donald Trump (https://tinyurl.com/28olwaqe)

Folha: Franceses buscam isenção de tarifas dos EUA para champanhe e outras bebidas (https://tinyurl.com/26wz94s6)

Folha: Montadoras da Europa contabilizam perda de bilhões de euros com tarifas dos EUA (https://tinyurl.com/26mdp7cz)

Valor: Trump revoga norma de gases de efeito estufa (https://tinyurl.com/26xm5bbg)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.