Brasil
A semana começa com repercussão à decisão do ministro Alexandre de Moraes, que suspendeu os efeitos dos decretos que tratam da alíquota do IOF, tanto os editados pelo governo quanto o aprovado pelo Congresso, e marcou para o dia 15 de julho uma audiência de conciliação entre Executivo e Legislativo. O fato aumenta a pressão sobre a equipe econômica, que ainda trabalha com a expectativa de garantir a inclusão dos R$ 12 bilhões do IOF no próximo relatório bimestral, previsto para 22 de julho – para isso, o governo precisaria de uma liminar favorável antes da publicação do documento. Embora a decisão não atenda a essa demanda, a conciliação pode abrir espaço para um novo entendimento no STF (app: https://bit.ly/45VXiEw e desktop: https://tinyurl.com/37v2ttyv). Na direção de uma retomada do diálogo, o presidente da Câmara, Hugo Motta, avaliou a conciliação como positiva e acenou com propostas para um acordo em relação ao impasse, incluindo a revisão de isenções fiscais e um eventual corte nas emendas parlamentares – embora tenha dito que pretende debater os pontos com o colégio de líderes, reforçou que as propostas também devem vir por parte do Executivo (https://tinyurl.com/2bb73vmq). Acrescentou ainda que a MP que altera a tributação de aplicações financeiras, que completa o pacote arrecadatório proposto pela equipe econômica, deve caminhar bem no Legislativo, apesar dos recentes atritos (https://tinyurl.com/ypcd64aa).
O G1, por sua vez, reporta que a proposta em negociação prevê que o Planalto desista do decreto do IOF, ao passo que o Congresso se comprometeria a aprovar um corte linear nos gastos tributários e outras reduções de despesas, garantindo o cumprimento da meta fiscal deste e do próximo ano (https://tinyurl.com/2dx42qr7). A CNN também registra que Lula planeja um encontro com Hugo Motta e Davi Alcolumbre nos próximos dias. De acordo com a nota, o convite deve ser feito após o retorno do chefe do Executivo da Cúpula dos Brics e a expectativa é que as partes cheguem na reunião de conciliação com avanços em direção a um acordo (https://tinyurl.com/ypw3f7cz). Nesta linha, o secretário Dario Durigan ressaltou que o governo está aberto a construir uma solução conjunta, abrindo a hipótese de uma nova conversa com o Congresso antes da reunião de conciliação, e disse haver tranquilidade na pasta em mostrar que o fundamento por trás do aumento do IOF foi corrigir distorções regulatórias (https://tinyurl.com/yl7wwcx8).
Já olhando para 2026, o jornal O Globo afirma que integrantes do governo defendem o lançamento informal de um novo ciclo político, o chamado “Lula 4”, no qual políticas sociais seriam reforçadas para indicar maior proximidade com o eleitorado de menor renda, mas ao lado de medidas de enxugamento dos gastos. Neste sentido, a fusão de pastas das áreas sociais, como Igualdade Racial, Mulheres e Direitos Humanos, em uma mesma estrutura, estaria entre as possibilidades para esta sinalização (https://tinyurl.com/ylhm3xe3). O ministro da Secom, Sidônio Palmeira, também já teria batido o martelo que é preciso abandonar o slogan “União e Reconstrução”, mas ainda sem uma definição de qual seria o novo mote (https://tinyurl.com/yryx8t96).
Além disso, o jornal O Globo antecipa que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já assume que deve ser candidato à presidência no ano que vem e que, inclusive, já discute possíveis cenários de campanha e de articulações (https://tinyurl.com/3ss3v9f3). Ainda de acordo com o veículo, parlamentares e empresários intensificaram nos últimos dias as visitas a Tarcísio, o projetando como alternativa ao ex-presidente Jair Bolsonaro em 2026 (https://tinyurl.com/yn8bkg7r). O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, por outro lado, disse que, segundo as pesquisas internas do partido, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro seria a única capaz de derrotar Lula em um eventual segundo turno, para além do próprio Bolsonaro (https://tinyurl.com/3ss3v9f3).
Agenda BCB: Diogo Guillen se reúne individualmente com o mercado às 10h e às 15h para tratar de conjuntura econômica.
Agendas de Lula e Haddad: Lula participa do último dia da Cúpula dos Brics nesta segunda-feira, incluindo sessão plenária, às 9h, declaração à imprensa, às 13h, e encerramento do fórum empresarial Brasil- Índia, às 15h30. A agenda de Haddad não havia sido atualizada até a publicação deste material.
Agenda local de dados: Às 8h a FGV divulga o IGP-DI de junho (exp. -1,65% m/m e 4,00% a/a). Às 8h25 o BC publica o PDF do Focus e, às 9h, os dados completos. Às 11h teremos os dados da Anfavea da produção de veículos em junho e às 15h, a balança comercial semanal.
Internacional
O presidente americano Donald Trump anunciou em sua rede social ontem à noite que irá impor tarifa adicional de 10% a “qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do BRICS”, sem dar maior detalhamento. No âmbito das tarifas recíprocas, Trump disse que enviará a partir das 13h de hoje as primeiras cartas aos países (https://tinyurl.com/mrt55jjx). Ainda vale destacar que os títulos de 30 anos do Japão abriram 10 bps com preocupações fiscais em foco (https://tinyurl.com/23a57n9u) e o Brent opera em alta mesmo após a Opep decidir que aumentará sua produção em 548 mil barris por dia em agosto, ritmo mais rápido que os aumentos dos meses anteriores (https://tinyurl.com/bdfb46v4).
Agenda internacional de dados: No Japão, os rendimentos do trabalho subiram 1,0% a/a em maio, bem abaixo dos 2,4% esperados. Na Zona do Euro, as vendas no varejo avançaram 1,8% a/a em maio (exp. 1,4%), enquanto, na Alemanha, a produção industrial subiu 1,0% a/a em maio (exp. -0,3%).
Bons negócios!
XP Política & Macro Strategy
Clipping de notícias
Capas dos jornais: https://tinyurl.com/c3xvtuxu
IOF
XP Política: Moraes suspende decretos sobre IOF e impõe revés momentâneo ao governo (app: https://bit.ly/3Igs1Cj | desktop: https://tinyurl.com/37v2ttyv)
G1: Proposta em negociação prevê governo desistir do decreto do IOF, e Congresso aprovar plano de corte de gastos tributários (https://tinyurl.com/2dx42qr7)
O Globo: Fazenda vai insistir que aumento do IOF tem caráter regulatório em conciliação no STF (https://tinyurl.com/yl7wwcx8)
O Globo: IOF: para o governo, decisão de Moraes reduz tensão; para o Congresso, está ‘em sintonia’ com o desejo da maioria da Casa (https://tinyurl.com/yrergsck)
G1: Governo avalia que decisão de Moraes ‘põe a bola no chão’ e acalma os ânimos (https://tinyurl.com/2ybbra5e)
O Globo: Decisão de Moraes sobre IOF pega governo Lula no contrapé, surpreende parte do STF e anima centrão (https://tinyurl.com/yqorwkno)
Valor: Decisão de Moraes sobre IOF desagrada Lula e marca inflexão na relação entre STF e Executivo (https://tinyurl.com/23mykaup)
Uol Economia: Moraes: impacto financeiro do decreto do IOF aponta ‘séria dúvida’ sobre natureza da medida (https://tinyurl.com/2d3humbf)
Uol Economia: IOF: decretos presidenciais e decreto legislativo se distanciam da Constituição, diz Moraes (https://tinyurl.com/297fhxbk)
CNN: Especialistas: decisão de Moraes sobre IOF é derrota para o governo (https://tinyurl.com/ywxn3ju5)
O Globo: A reação de aliados de Bolsonaro com a decisão de Moraes que suspendeu decretos do IOF (https://tinyurl.com/ynszryfw)
Valor: Para especialistas, IOF maior afeta os pobres (https://tinyurl.com/yl7jjlh8)
Valor: Decisão marca inflexão na relação entre Supremo e Executivo (https://tinyurl.com/yrv7jgeu)
Outras de fiscal
O Globo: Motta reage a críticas de governistas, defende cortes em isenções e admite reduzir emendas em acordo sobre IOF (https://tinyurl.com/2bb73vmq)
Estadão: MP de compensação ao IOF deve caminhar bem no Congresso, diz Motta (https://tinyurl.com/ypcd64aa)
G1: Motta diz que emendas parlamentares podem ser cortadas em nome do ajuste fiscal (https://tinyurl.com/ykvy738a)
Valor: Agenda de política: Lula participa de cúpula do Brics e Câmara pode votar revisão de incentivos fiscais (https://tinyurl.com/yrvcey8j)
Valor: Os vários riscos da retórica do ‘nós contra eles’ (https://tinyurl.com/yrqoyzlr)
XP Política: Lula: Minha ideia era fazer um corte linear de 10% nas isenções, mas não querem abrir mão (app: https://bit.ly/4lfe71V | desktop: https://tinyurl.com/bdrnhe4h)
CNN: Análise: oposição vai exigir corte de gastos do governo (https://tinyurl.com/yqblvvtr)
Folha: Decisão do STF para driblar arcabouço surte efeito contrário e reduz limite de gasto (https://tinyurl.com/yppnkhjf)
Valor: Governo corre para quitar passivo imobiliário do FCVS (https://tinyurl.com/ysvch996)
CNN: Sem acordo, Alcolumbre pauta legalização de cassinos (https://tinyurl.com/yoaqy856)
CNN: Congresso retoma análise de MP que aumenta salários dos militares (https://tinyurl.com/yo6gzodb)
O Globo: Agenda Brasil: Futuro fiscal vive impasse em meio à resistência do Congresso em aumentar impostos e do governo em cortar despesas (https://tinyurl.com/ymv3se68)
O Globo: Agenda Brasil: Custos do Judiciário chegam a 1,4% do PIB brasileiro (https://tinyurl.com/ykdqervd)
Valor: Alckmin defende ‘justiça tributária’ e reforça compromisso do governo de déficit zero (https://tinyurl.com/ymggd553)
G1: Economistas divergem de Lula e dizem que austeridade fiscal dá segurança à economia (https://tinyurl.com/ysqwwycd)
Poderes
CNN: Lula quer encontrar Hugo e Alcolumbre nos próximos dias (https://tinyurl.com/ypw3f7cz)
O Globo: Apesar de resistências, redução de ministérios começa a ser discutida para nova fase do governo (https://tinyurl.com/ylhm3xe3)
XP Política: Lula: Parece que tem uma guerra entre governo e Congresso, mas vamos resolver na mesa de negociação (app: https://bit.ly/4nORNxU | desktop: https://tinyurl.com/yr3p8fxn)
CNN: Diálogo está vencendo, diz Hugo Motta em meio à crise por derrubada do IOF (https://tinyurl.com/ysucjpff)
G1: Base de Lula: Integrantes da federação União-PP divergem sobre desembarque do governo (https://tinyurl.com/ylq96o3n)
G1: Partidos apresentaram 723 ações ao STF desde 2019; cúpula do Congresso quer limitar pedidos (https://tinyurl.com/ypmc5noy)
CNN: Câmara tem ao menos 64 propostas para mudar funcionamento do Judiciário (https://tinyurl.com/yv9225bk)
Valor: Planalto vai abandonar mote ‘União e Reconstrução’ e busca marca (https://tinyurl.com/yryx8t96)
O Globo: Hugo Motta, de ‘parça’ e aliado de Fernando Haddad a algoz da derrota do governo (https://tinyurl.com/ym5jyvv3)
G1: Governo libera R$ 2,5 bilhões em emendas na semana em meio à crise com o Congresso (https://tinyurl.com/ytulyf88)
Valor: ‘Não é rico contra pobre, é justiça tributária’, diz Sidônio sobre campanha digital do governo (https://tinyurl.com/yn3op3v3)
Estadão: PSOL, partido de 13 deputados, leva disputas políticas ao STF enquanto aprova pouco na Câmara (https://tinyurl.com/ymwybxom)
G1: Governo vira o jogo nas redes sociais em disputa com Congresso, mostra Quaest (https://tinyurl.com/ylr4ym5w)
Folha: Após ‘ricos contra pobres’, PT lança campanha para reforçar pauta econômica de Lula 3 (https://tinyurl.com/yo2ltgrp)
Valor: Base social do PT assume risco de briga com Congresso (https://tinyurl.com/ylscp9a7)
Conjuntura
Valor: Brasil se aproxima da metade mais pobre do planeta (https://tinyurl.com/ymnthsaf)
Valor: Varejo desacelera e chega a recuar após a Páscoa (https://tinyurl.com/yl3yy55c)
Energia
G1: Mais de 296 mil moradores poderão ter energia elétrica gratuita no Acre (https://tinyurl.com/yqdf6trs)
Combustíveis/Petrobras
Estadão: Opep+ acelera aumento na produção de petróleo e acrescentará 548 mil bpd em agosto (https://tinyurl.com/ys862ux6)
O Globo: Ministro de Minas e Energia diz que conta com Petrobras para reduzir preço do gás (https://tinyurl.com/yorphczl)
XP Política: Lula: Não é possível que os descontos dados pela Petrobras na gasolina não cheguem na ponta (app: https://bit.ly/4nAwuje | desktop: https://tinyurl.com/2c6nh7hy)
Estadão: Petrobras reavalia possibilidade de vender o Polo Bahia, diz presidente da estatal (https://tinyurl.com/ylzba4np)
O Globo: Petrobras vai operar de forma segura na Margem Equatorial, diz presidente da estatal (https://tinyurl.com/ymbcoaq7)
Valor: Siemens Energy fecha contrato de R$ 2 bi para plataforma da Petrobras (https://tinyurl.com/yn8y4acm)
O Globo: Fórum Brasil-China discute oportunidades de parcerias na indústria naval (https://tinyurl.com/yv3llk5b)
INSS
Valor: INSS pode precisar de R$ 3 bi em crédito extraordinário (https://tinyurl.com/ykuknode)
Folha: INSS prevê desconto de até 30% na aposentadoria em caso de devolução duplicada (https://tinyurl.com/ymre8cef)
2026
Valor: Valdemar Costa Neto elogia Michelle e diz que ela é a única, além de Bolsonaro, que venceria Lula em 2026 (https://tinyurl.com/ym9e8qkd)
O Globo: Líderes da direita e empresários engrossam fila por ‘beija-mão’ a Tarcísio em SP (https://tinyurl.com/yn8bkg7r)
O Globo: O cenário em que o PL de Bolsonaro acredita que Lula desistiria da Presidência (https://tinyurl.com/ysvjzc4x)
O Globo: Análise: Lula aproveita modo campanha do governo para colocar candidatura na praça (https://tinyurl.com/yq736hqr)
Estadão: Sem marca no Lula 3, Sidônio aposta no ‘inimigo comum’ para garantir PT no 2º turno (https://tinyurl.com/yothsajh)
O Globo: Decepção com Lula 3 ameaça hegemonia petista no Nordeste: ‘Tinha certeza que minha vida ia melhorar, mas não aconteceu’ (https://tinyurl.com/yljwb43m)
Folha: Marqueteiros da direita minimizam ‘ricos versus pobres’ de Lula e miram inflação e gastos (https://tinyurl.com/yqdajkqu)
CNN: Michelle endossa pedido de Bolsonaro por maioria no Congresso (https://tinyurl.com/yvyk4j8t)
Folha: Tarcísio turbina programa habitacional e prevê maior volume de entregas em ano eleitoral (https://tinyurl.com/ynr99b3u)
Folha: Dirceu é tietado em eleição do PT, projeta candidatura em 2026 e diz estudar revisão do mensalão (https://tinyurl.com/yv9w2unh)
Alimentos/Agro
G1: China estuda protocolos para carne de frango do Brasil (https://tinyurl.com/yssrarcc)
Estadão: Ministério registra 222 mortes de cavalos com suspeita de ração contaminada (https://tinyurl.com/ymm4yah4)
Correios
G1: Com prejuízo bilionário no 1º trimestre e pressão de aliados pelo cargo, presidente dos Correios pede demissão (https://tinyurl.com/ykmanktk)
Reforma administrativa
O Globo: Reforma administrativa não deve trazer redução de gastos e foca em avaliar servidores e preservar estabilidade (https://tinyurl.com/ytk6wfoz)
Master/BRB
Folha: BRB contratou por R$ 1,4 mi empresa de comunicação para lidar com crise do Master (https://tinyurl.com/ylqwwkve)
Mercados
Valor: MP leva fundo de infraestrutura a captação recorde (https://tinyurl.com/ypj2k4wa)
Valor: Cenário favorece real mais apreciado até o fim do ano (https://tinyurl.com/yvr4tfqc)
Valor: Fundos de direitos creditórios ganham espaço e somam R$ 630 bi (https://tinyurl.com/ylvz8ak4)
STF
Valor: Disputas entre governo e Congresso levam STF a assumir cada vez mais papel de mediador (https://tinyurl.com/ymsxn9q4)
CNN: IOF, INSS e emendas: STF busca conciliação para resolver conflitos (https://tinyurl.com/yssd8ed8)
XP Política: ‘Pejotização’: Gilmar Mendes marca audiência para setembro (app: https://bit.ly/4nAdd1n | desktop: https://tinyurl.com/44ajw8bx)
Folha: Moraes pode dar um jeito de levar trama golpista ao plenário do STF (https://tinyurl.com/yuze8rkr)
Bolsonaro
Folha: Bolsonaro mantém repouso médico e participa por vídeo de evento do PL (https://tinyurl.com/ywnqj2gq)
O Globo: Ações sobre Bolsonaro, 8 de janeiro e Marielle devem dominar STF na volta do recesso (https://tinyurl.com/yommgmeo)
O Globo: Inquérito das joias de Bolsonaro está parado há um ano, sob sombra de decisão do TCU sobre presentes (https://tinyurl.com/yuft24xw)
Infra
XP Política: Monitor agências reguladoras/SP (app: https://bit.ly/46sJeSU | desktop: https://tinyurl.com/3j7p5kh9)
PT
Estadão: PT pode anunciar novo presidente mesmo com adiamento de eleição em MG (https://tinyurl.com/ynz6l3y8)
Valor: Impasse em Minas Gerais deve adiar resultado da eleição nacional do PT (https://tinyurl.com/yqgv526q)
CNN: PT tem cenário indefinido para divulgação de novo presidente (https://tinyurl.com/ythd8em9)
Estadão: Presidente do PT diz que judicializar eleição é ‘inaceitável’ e que sigla é ‘dura’ nesses casos (https://tinyurl.com/yn5b7zpn)
O Globo: Favorito para dirigir o partido, Edinho tentará driblar tensão com Centrão por palanques para Lula (https://tinyurl.com/yw4efm4l)
Folha: Envelhecimento e concentração regional marcam PT que escolhe novo comando (https://tinyurl.com/ysgp8ybn)
Relações internacionais
G1: Brasil sedia cúpula do Brics com desafio de evitar guinada antiocidental no grupo (https://tinyurl.com/yl3r2zub)
G1: Governo aposta em acordos em Saúde, Meio Ambiente e IA na cúpula do Brics; guerras ficam em segundo plano (https://tinyurl.com/yswk54z5)
Valor: Ausências e declaração final atenuada expõem dificuldade de coesão no Brics (https://tinyurl.com/yqa8txsb)
Valor: Complexa, busca por nova moeda de comércio tem lugar na agenda (https://tinyurl.com/yrtzqryg)
XP Política: Lula: Precisamos criar novos modelos de financiamento, o modelo de austeridade não deu certo (app: https://bit.ly/3Igs695 | desktop: https://tinyurl.com/2u9jjeek)
Folha: Banco dos Brics aprovou US$ 6,3 bilhões em 29 projetos no Brasil (https://tinyurl.com/ynmyd7gu)
Folha: Brics defende direito dos países de regular as big techs, em contraponto a Trump (https://tinyurl.com/yqcjxzpc)
O Globo: Haddad defende taxação de super-ricos na reunião dos ministros de Finanças do Brics (https://tinyurl.com/ykn45hte)
O Globo: Em cúpula do Brics, Lula defende justiça tributária e diz que IA não pode ser ‘instrumento de manipulação’ de bilionários (https://tinyurl.com/ym6ntanv)
G1: Na abertura do Brics, Lula critica aumento de gastos militares da Otan (https://tinyurl.com/yk7sgeah)
Internacional
Estadão: Acordos tarifários dos EUA serão divulgados hoje; países alinhados ao Brics terão adicional de 10% (https://tinyurl.com/yofnkbns)
Valor: Trump diz que tarifa a país sem acordo sobe em agosto (https://tinyurl.com/ymdwcur8)
Folha: EUA estão perto de vários acordos comerciais e devem fazer anúncios nos próximos dias, diz Bessent (https://tinyurl.com/yk9gmdxw)
O Globo: Parceiros comerciais dos EUA correm para fechar acordos enquanto Trump se prepara para anunciar tarifas (https://tinyurl.com/ywqgs433)
Valor: Receitas dos EUA com tarifas quase quadruplicam (https://tinyurl.com/yqwewz8e)
Folha: Às vésperas da pausa de tarifas de Trump, EUA sentem efeitos sutis, com impacto ainda por vir, dizem economistas (https://tinyurl.com/yqcxb25o)
Estadão: Henrique Meirelles: O valor da independência do Fed: postura de cautela se deve, em parte, às atitudes de Trump (https://tinyurl.com/ymc2nvmx)
Valor: Tarifas são ‘imposto da incerteza’ para empresas, diz Denton, do ICC (https://tinyurl.com/yoxgd5yl)
Valor: Em novo capítulo de rixa com Trump, Elon Musk anuncia um novo partido (https://tinyurl.com/ysycvtcv)
O Globo: O pacote aprovado por Trump elevará a dívida dos EUA e terá consequências graves para o clima (https://tinyurl.com/ywafalbd)
Folha: China compra minas ao redor do mundo na pressa de garantir recursos (https://tinyurl.com/ysx4h6be)
Folha: Estatal chinesa formaliza acordo para projeto de ferrovia que liga Atlântico ao Pacífico (https://tinyurl.com/ylbxmuee)
Valor: Itália encurta distância para a Alemanha nos juros (https://tinyurl.com/yv9eenab)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!