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Carrefour Brasil (CRFB3): Prévia de vendas do 3T24

O Carrefour Brasil divulgou sua prévia de vendas do 3T24. Veja nossa visão sobre o resultado.

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O Carrefour Brasil reportou uma prévia de vendas encorajadora para o 3T24. O SSS consolidado (ex-postos de gasolina) ficou em +5,8% A/A, com o Atacadão surpreendendo positivamente (+5,6%) e o desempenho do varejo acelerando (+7,1% A/A). A empresa observou que o desempenho do C&C foi sustentado principalmente por um setembro sólido e dinâmicas de volume positivas, compensando uma demanda B2B ainda fraca em meio à deflação de alimentos mês a mês. O Sam’s registrou mais um crescimento sólido, apoiado pela expansão das lojas, enquanto o CSF Bank se beneficiou do maior portfólio de crédito. Finalmente, a empresa também anunciou que fechou um acordo de sale-leaseback de 15 lojas por R$725 milhões, a uma taxa atraente, o que consideramos positivo. No entanto, mantemos nossa classificação Neutra, pois esperamos que as margens sejam pressionadas, enquanto preferimos outros varejistas de alimentos com estratégias mais claras.

No o Atacadão, i) O indicador de vendas mesmas lojas ficou em +5,6% A/A, 2,1p.p acima da nossa expectativa, mas ainda abaixo do +7,4% do 2T, potencialmente explicado pela estratégia de parcelamento menos ativa da empresa, juntamente com menos atividades promocionais. O desempenho positivo foi atribuído principalmente a um setembro forte, que mais que compensou a fraca demanda B2B e as dinâmicas de deflação de alimentos no início do trimestre; ii) as conversões da BIG apresentaram um SSS de +14% ano a ano (contra +21,4% no 2T); iii) os serviços agora estão presentes em 151 lojas, aproximadamente o dobro em relação ao 2T (80 lojas); e iv) a empresa reforçou seu plano de expansão para 2024 (20 novas conversões).

No Carrefour, a receita continua pressionada (-8% ano a ano) devido à otimização de sua área de atuação (área de vendas reduzida em 22% ano a ano), embora tenha melhorado sequencialmente em relação ao 2T (-11%) e com vendas mesmas lojas acelerando (+7,1%), frente a fraca base de comparação.

No Sam’s, a marca registrou um sólido crescimento nas vendas (+17% A/A), apoiado pela expansão das lojas (+11 lojas nos últimos 12 meses) e pelo crescimento do número de membros (+35% em setembro), enquanto a penetração de marcas próprias continua a expandir (+5,4 p.p A/A). Finalmente, no CSF Bank, o portfólio de crédito aumentou em 18% A/A, impulsionando a receita bruta a um aumento de 13% A/A

Anúncio da operação sale-leaseback de R$725 milhões. O Carrefour também anunciou um acordo de sale-leaseback (SLB) envolvendo 15 lojas do Atacadão por R$725 milhões, com as seguintes características: (i) prazo inicial de 13 anos, com potencial de extensão por mais 5 anos; e (ii) um cap-rate de 8%, implicando em despesas mensais de aluguel de R$4,8 milhões. Esse cap-rate se compara a 9% da última operação de SLB da empresa de 5 lojas e 5 centros de distribuição em maio de 2023. O CRFB espera fechar o negócio até o final de 2024, aguardando aprovação do CADE. Consideramos o anúncio como positivo, pois deve apoiar o processo de desalavancagem do CRFB, enquanto enxergamos o cap-rate como atrativo. Além disso, esse acordo pode oferecer uma leitura positiva para a ASAI, uma vez que a empresa tem sido vocal sobre o uso de oportunidades de SLB a cap-rates atrativos para acelerar seu processo de desalavancagem, apesar de notícias recentes apontarem para um ambiente desafiador para levantar capital no segmento (link).

Notícias locais apontam para um possível desinvestimento a caminho. Além disso, de acordo com notícias locais, o CRFB está negociando a venda de 65 lojas do Nacional e Bompreço, o que totalizam R$1,5 bilhões em vendas (~1% das vendas do CRFB). Não temos visibilidade sobre a lucratividade dessas lojas ou a avaliação potencial, mas se assumirmos uma margem EBITDA em linha com a operação de varejo (em 2,7% para 2024) e um múltiplo EV/EBITDA em linha com o atual 6,4x do CRFB (2024), o negócio poderia totalizar cerca de R$190 milhões, o que equivaleria a ~1% da capitalização de mercado ou 0,03x EBITDA.

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