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Distribuição de combustíveis | Dados da ANP de julho

ANP publicou dados atualizados de volume de distribuição de combustíveis. Confira a seguir.

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Nesta quarta-feira (21), a ANP publicou dados atualizados de volume de distribuição de combustíveis com novas informações para julho. A demanda total para o mês foi forte em uma base ano a ano – com aumentos consideráveis tanto no ciclo diesel quanto no ciclo otto. Em termos de participação de mercado, os players listados ganharam participação em julho. No entanto, os ganhos se concentraram no B2B. No varejo, os postos sem bandeira ganharam participação nos volumes totais de varejo, com os distribuidores bandeirados também aumentando sua participação nas vendas para os postos bandeira branca.

Volumes: Diesel e Otto fortes. Considerando todos os segmentos (varejo e B2B + TRR), os volumes totais foram fortes em julho, +8,1% acima do ano passado. A demanda aumentou em todos os segmentos, tanto no diesel (+5,8% a/a) quanto no ciclo otto (+10,6% a/a). A participação do etanol no ciclo Otto aumentou significativamente em comparação com o ano anterior (+7 p.p.), com volumes que aumentaram 50% em relação ao ano anterior, enquanto a gasolina caiu -1,5% em relação ao ano anterior.

Participação de mercado: as grandes distribuidoras ganham participação no B2B. Considerando todos os combustíveis (diesel e ciclo otto) e todos os segmentos (varejo e B2B + TRR), a Ipiranga ganhou participação (+0,6pp m/m) sobre as bandeiras brancas (-0,5pp). No entanto, os ganhos foram inteiramente explicados pelo segmento B2B, onde as três maiores distribuidoras ganharam +3,6pp m/m, das quais a Ipiranga foi a que mais ganhou (+2,1pp), a Raízen veio em seguida com +1,1pp e a Vibra +0,4pp.

As grandes empresas perderam participação de mercado no varejo. Nos volumes de varejo, a dinâmica foi um pouco mais complexa. A participação de mercado da Ipiranga ficou estável entre os postos com e sem bandeira. A Raízen perdeu -0,4pp de market share de volumes de varejo, todos em sua rede com bandeira. A participação de mercado da Vibra no volume de varejo permaneceu estável (-0,1pp m/m), mas isso se deveu a uma combinação de perda de participação de mercado nos postos bandeirados (-0,4pp do volume total de varejo) e um ganho nos volumes de bandeira branca (+0,2pp do volume total de varejo, ou +0,4pp do volume de postos sem bandeira). Ao todo, os postos sem bandeira ganharam +0,3pp m/m de participação de mercado em julho.

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