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Tenda (TEND3) | Insights do Tenda Day 2023

Nenhuma notícia é boa notícia; a Tenda parece estar no caminho certo com seu processo de recuperação da lucratividade

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A Tenda realizou seu Investor Day 2023. As principais conclusões foram: (i) Novas diretrizes operacionais foram reveladas, com foco na geração de caixa; (ii) A Tenda deve se beneficiar das atualizações não implementadas do MCMV “FGTS Futuro” e RET 1, dada a sua grande exposição ao Faixa 1 do programa habitacional MCMV; (iii) As primeiras aquisições de unidades no programa Pode Entrar devem ocorrer entre dezembro/23 e o final do 1T24; (iv) Os programas habitacionais regionais podem ser importantes em 2024 (com a aproximação das eleições), com destaque para a “Casa Paulista” em São Paulo; e (v) A Alea deve ter um crescimento de lançamentos mais conservador em 24 e 25 para aumentar as margens (meta de margem bruta de novas vendas de ~25%-29% no 4T25). Embora o Investor Day da Tenda não tenha trazido muitas novidades em relação a 2022, vemos com bons olhos as novas diretrizes da Tenda e a abordagem mais conservadora da Alea em relação aos lançamentos em 2024-25, pois as vemos como fatores chave para o processo de recuperação da rentabilidade da empresa.

Definição de diretrizes de valor após a recuperação

A Tenda concentrou parte de sua apresentação nas lições aprendidas com o processo de turnaround. Assim, a empresa definiu 3 diretrizes para a operação: (i) nível ótimo de VSO em 2024 em 25%-30%; (ii) pagamento de terrenos atrelado a lançamentos, diminuindo a exposição de caixa; e (iii) margem bruta de novas vendas (excluindo financiamento pró-soluto) em 28% em 2024 (vs. 27% no 3T23), aproveitando melhor os ganhos de preço das atualizações do MCMV. Assim, mesmo com uma meta de margem bruta ajustada mais baixa em 2025 (32% em 2025 vs. 35% em 2019), a Tenda espera aumentar seu índice de giro de capital empregado para 2,5 em 2025 (vs. 1,7 em 2019), gerando um ROCE alvo de ~30% em 2025.

Potenciais ganhos de margem com a exposição no Faixa 1 do MCMV

A Tenda destacou um ganho potencial de margem de +6 p.p. com as atualizações do MCMV. Das atualizações já implementadas, a Tenda espera capturar (i) +2,1p.p. de margem bruta com os novos parâmetros do MCMV (aprovados em julho/23); e (ii) +1,9p.p. com o “Preço 420” em seu potencial máximo. Adicionalmente, o “FGTS Futuro” poderia gerar +1,0p.p. de ganhos de margem bruta, estando em sua fase final de implementação (prevista para o 1T24). Por fim, após a inclusão do RET 1 no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024, a medida parece mais próxima de ser implementada, com ganhos potenciais para a Tenda de +0,7 p.p. de margem bruta e +1,6 p.p. de margem líquida após sua implementação total.

Pode Entrar em seus últimos ajustes; Programas regionais podem ser importantes em 2024

As aquisições de unidades do Pode Entrar devem ocorrer entre dezembro/23 e o final do 1T24, potencialmente adicionando ~R$ 700 milhões (100%) de volume de lançamentos para a Tenda. Além disso, com a aproximação do período eleitoral, os programas de subsídios regionais devem ganhar relevância. Em São Paulo, o programa habitacional “Casa Paulista” é um destaque e pode ganhar mais relevância em 2024. O programa “MCMV Cidades” poderia ser um upside adicional, operacionalizando programas de subsídios em regiões menores (positivo para a Alea), mas ainda com pouca visibilidade operacional.

Aumento dos resultados da Alea a partir de 2025

Os lançamentos da Alea devem atingir o limite superior do guidance de 2023 (~2 mil unidades). O segmento Casapatio (parceria com incorporadores de loteamentos) tem ajudado a Alea a crescer (~77% dos lançamentos esperados em 2023) e deve ser uma importante via de crescimento para 2024. Até 2025, a Alea deve aumentar gradualmente os lançamentos (2,5 mil a 3 mil unidades em 24 e 4,5 mil a 5,5 mil em 25), com foco no aumento da margem bruta de novas vendas, atingindo ~25% a 29% no 4T25 (vs. ~5% a 8% no 4T23), com uma meta de redução de custos de -27%, impulsionada principalmente por: (i) implementação de um novo projeto de casa; e (ii) ganhos de escala na fábrica com aumento de produção.

Nossa opinião

Embora o Investor Day da Tenda não tenha trazido muitas novidades em relação a 2022 (veja nosso relatório), a empresa parece estar no caminho certo com seu processo de recuperação da lucratividade. Acolhemos com satisfação as novas diretrizes da Tenda, pois as vemos como fatores chave na construção da recorrência da geração de caixa operacional. Para a Alea, a abordagem mais conservadora dos lançamentos em 2024-25, com foco em ganhos de margem, deve ajudar a margem bruta consolidada da Tenda a aumentar. Ainda vemos riscos de execução no processo de recuperação da rentabilidade da Tenda, mantendo nosso rating neutro e preço alvo de R$ 11,0/ação.

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