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Itaú Unibanco (ITUB4): Combinando o Cíclico e estrutural – aproveitando o melhor dos dois mundos

Estamos atualizando nossas estimativas, mas reiterando Itaú como Top Pick e a recomendação de Compra

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Estamos atualizando nossas estimativas para o Itaú Unibanco (ITUB4), introduzindo nosso preço-alvo para o ano 2024 de R$ 35,0/ação (de R$ 34,0/ação para o final de 2023) e mantendo a recomendação de Compra. Apesar do desempenho superior do IBOV acumulado no ano (+9,6% vs. +4,1%), vemos a dinâmica de preço, em comparação com pares que também têm apresentado bons resultados financeiros nos últimos trimestres (ou seja, BBAS3, BPAC11 e ROXO34), como um pouco frustrante. Contudo, esperamos que o Itaú se beneficie do: i) o início da estabilização dos NPL; ii) o ciclo de afrouxamento monetário, que reduzirá o custo do financiamento mais rapidamente do que os juros dos empréstimos aos clientes (uma vez que o financiamento é majoritariamente composto por taxas pós e os empréstimos são predominantemente pré); iii) atividades mais intensas nos mercados de capitais; e iv) Índices de capital saudáveis, abrindo espaço para uma remuneração (payout) mais alta. Com isso, mantemos uma perspectiva positiva para as perspectivas da empresa, e seu valuation abaixo da média histórica reforça nossa convicção de que se trata da nossa preferência no setor.

O pior parece ter ficado para trás. Embora ainda não seja um vento favorável, o cenário macroeconômico já deu sinais de melhoria. Os NPL estão provavelmente a aproximar-se do seu pico e o ciclo de afrouxamento monetário já começou. Como resultado, esperamos um maior apetite por crédito impulsionando um crescimento mais forte da carteira de crédito ao longo do 2S23. Isto, combinado com um menor custo do crédito e com NPL abaixo da média do Sistema Financeiro Nacional, deverá sustentar a dinâmica positiva dos lucros do ITUB4.

O melhor entre os bancos incumbentes. Apesar dos acontecimentos adversos dos últimos anos (nomeadamente a pandemia e a guerra na Ucrânia), aliados ao aumento da concorrência doméstica na última década, o Itaú conseguiu manter um nível saudável de rentabilidade. Em nossa opinião, conforme detalhamos mais à frente neste relatório, isso pode ser atribuído em grande parte à maior eficiência e ao melhor desempenho no segmento de Atacado. Além de um melhor cenário macro pela frente, nossa visão positiva do Itaú também decorre da sólida capacidade de execução de sua alta administração, que tem demonstrado capacidade de alcançar maior eficiência e manter o banco como um dos líderes em rentabilidade.

Transformação. Ultimamente temos visto uma disparidade significativa no desempenho operacional em comparação com seus concorrentes tradicionais. Para alguns, esta lacuna de desempenho é considerada cíclica, influenciada pelos perfis dos clientes e segmentos de mercado. Assim, a discussão gira em torno da interação entre fatores cíclicos e estruturais. Embora seja um desafio fornecer uma resposta definitiva, parece ser uma combinação da agenda de transformação interna e uma abordagem diferenciada à gestão de riscos.

Um banco premium com valuation descontado. Apesar da sua execução sólida e das perspectivas positivas, o banco está actualmente a negociar a uma avaliação atrativa de 6,8x P/L e 1,3x P/VP, que está abaixo dos seus múltiplos históricos de 7,9x e 1,6x, respectivamente. Acreditamos que este desconto pode ser exagerado, mesmo quando se leva em conta o potencial fim do JCP e os riscos associados a um potencial limite nas taxas de juros do rotativo.

Estimativas XP

Analisando o ROE dos segmentos de negócios do Itaú

O Itaú divulga a abertura das demonstrações financeiras por segmento de negócio. Assim, é possível analisar o desempenho recente do Varejo, Atacado e “Atividades com Mercado + Corporação”. Os resultados do Itaú nos últimos dois anos foram impulsionados pelo Atacado. O sólido desempenho no segmento mais do que compensou a falta de crescimento do lucro líquido no segmento de Varejo.

Entre 2017 e 2022, o lucro líquido do segmento de Varejo do Itaú apresentou CAGR de -1,2%. Isto se deve em grande parte a um CAGR de custo de crédito (+19,7%) significativamente acima do ritmo do CAGR do NII (+7,3%) e em comissões e tarifas (+2,1%). Essa tendência também foi verificada quando comparamos o 1S23 com o 1S22.

Apesar do desempenho desanimador no segmento de Varejo, que atribuímos à maior concorrência das fintechs, acreditamos que o banco está bem posicionado para beneficiar da recuperação cíclica. Vemos potencial para uma melhor rentabilidade no segmento de Varejo à medida que o ciclo de afrouxamento monetário avance e os NPLs continuem a melhorar.

No segmento Atacado, porém, a dinâmica foi inversa. O lucro líquido do segmento apresentou um CAGR de 23,6%, explicado pela combinação de um CAGR de 12,3% no NII, com um crescimento composto de +9,8% em comissões e tarifas e uma queda no custo do crédito (CAGR de -16,3%).

Por fim, é importante destacar que o índice de eficiência melhorou em ambas as unidades de negócio. Isto reflete a importância da cultura de controle de custos que levou o crescimento médio anual composto dos custos dos dois segmentos a crescer abaixo da taxa de crescimento das receitas.

ROE por segmento

Índice de eficiência (IE) por segmento

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