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Análise: TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá

Saiba aqui tudo o que precisa pra tomar sua decisão de investimentos sobre a TCP: indicadores operacionais, financeiros e riscos.

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A TCP é a maior operadora portuária de contêineres do Sul do Brasil, com participação no mercado de mais de 15% da movimentação total de contêineres cheios das regiões Sul e Centro-Sul do país. O Porto de Paranaguá está localizado na cidade de Paranaguá (PR) e atua na exportação e importação de grãos, fertilizantes, contêineres, líquidos, automóveis, madeira, papel, sal, açúcar, entre outros.

Para melhor entendimento do relatório, sugerimos consultar o Glossário ao final da página, caso seja necessário.

Destaques positivos

  • Bom acesso a rodovias e ferrovias (facilidade de escoamento)
  • Elevada eficiência operacional.
  • Investimentos elevados já realizados.
  • Controlador tem boa qualidade de crédito (CMPort).

Pontos de atenção

  • Dependente do desempenho de importações brasileiras.

Quem é a TCP?

História

A antiga TCP surgiu em 1998, após o consórcio Redram/Transbasa arrendar da estatal paranaense APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) as instalações portuárias localizadas no Porto do Paranaguá, em 1996, de acordo com a Lei Federal de Modernização Portuária. O prazo de arrendamento era de 25 anos.

Em 2016, foi aprovado o pedido de renovação antecipada do Contrato APPA, por mais 25 anos, com previsão de término em 2048.

Em setembro de 2017, a China Merchants Port Holding Company (CMPort), maior operadora de portos públicos da China, fechou um contrato vinculante para adquirir participação de 90% na TCP por R$ 2,9 bilhões. A TCP começou a integrar efetivamente o portfólio da CMPort em março de 2018.

Em 2019, as obras de expansão do terminal portuário foram finalizadas, consumindo mais de R$ 600 milhões. A reforma foi considerada a maior obra do setor portuário do Brasil nos últimos anos. A expansão englobou:

  • Aumento da capacidade de 1,5 milhões para 2,5 milhões de TEUs.
  • Expansão do cais em 220 m, chegando a 1,099 m de extensão e na largura de 40,75 m para 50 m.
  • Expansão do pátio de contêineres de 320 km² para 500 km².
  • Ampliação do calado de 9,5 para 12,5 m no novo berço.
  • Preparação da estrutura para ampliação do calado para até 16 metros.

Especificações

A TCP é a maior operadora portuária de contêineres do Sul do Brasil, com participação no mercado de mais de 15% da movimentação total de contêineres cheios das regiões Sul e Centro-Sul do país.

O Porto de Paranaguá está localizado na cidade de Paranaguá (PR) e atua na exportação e importação de grãos, fertilizantes, contêineres, líquidos, automóveis, madeira, papel, sal, açúcar, entre outros.

Sua infraestrutura permite movimentar cargas com agilidade e segurança e compreende, aproximadamente, 1.100 metros de extensão e 50 metros de largura, além de retroarea de cerca de 500 mil m². São movimentados cerca de 2,5 milhões de TEUs/ano.

Composição acionária

CMPort (China Merchants Port Holding Company: é o maior desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China. Atualmente, as operações e investimentos da empresa se estendem pelas áreas costeiras em Hong Kong, Taiwan, Shenzhen, Ningbo, Shanghai, Qingdao, Tianjin, Dailian, Zhangzhou, Zhanjiang e Shantou. A empresa também vem ampliando sua presença no Sul da Ásia, na África, no Mediterrâneo, na América do sul e na Austrália.

Principais fatores do crédito

Para melhor entendimento, esclarecemos que a nomenclatura “3T22” significa “terceiro trimestre de 2022”. Suas variações também se aplicam (ex: 3T21 seria o terceiro trimestre de 2021). 

No 3T22, o volume total de contêineres movimentados (cheios, vazios, transbordo e remoção) foi de 309.153 TEUs. Durante o trimestre, houve, inclusive, recorde de movimentação mensal de contêineres, tendo embarcado 111.862 TEUs.

Houve queda de 3% no volume de contêineres cheios no 3T22, sendo que o mercado de exportação foi o principal responsável pela diminuição, influenciado pelo desempenho dos segmentos do agronegócio e madeira. Por outro lado, o mercado de importação cresceu 1,0%, impactado sobretudo pelo segmento químico e alimentício.

Ainda no trimestre, o volume de contêineres movimentados no ramal ferroviário continuou a crescer, devido principalmente à boa performance da nova base em Ortigueira, com a TCP atingindo a marca de 17.962 TEUs, 22% da movimentação total de contêineres do mês.

No trimestre, a receita líquida da TCP apresentou evolução de 13% em relação ao 3T21, com impacto positivo principalmente da receita com armazenagem (+74%). A evolução do EBITDA foi positiva, mas mais fraca do que a receita devido à alta de custos, resultando em queda de margem para 61,4%. Os custos foram impactados principalmente pelas despesas com combustível, manutenção e energia.

A TCP reportou dívida líquida de R$ 68 milhões ao fim do terceiro trimestre de 2022, montante consideravelmente mais baixo do que no 3T21. A queda era esperada, uma vez que houve a conclusão dos investimentos o projeto de expansão do cais e retroárea em 2019.

A alavancagem medida pelo indicador Dívida Líquida/EBITDA dos últimos 12 meses foi de 0,1x em dezembro – confortavelmente em conformidade com suas cláusulas restritivas (covenants) de alavancagem, as quais preveem teto de 3x. A redução foi ocasionada pela diminuição da dívida líquida da companhia e pelo aumento do EBITDA.

Em relação à liquidez, não enxergamos risco no momento, mesmo com a posição de caixa aquém dos vencimentos de curto prazo. A companhia tem em geral boa geração de caixa operacional e conta com a CMPort como controladora, uma das maiores empresas do mundo no setor, o qual acreditamos que proveria suporte em caso de necessidade da TCP. A companhia possui, dentre seus covenants, a obrigação de manter posição de caixa mínimo de R$ 50 milhões.

Saiba mais em: TCP – Relações com Investidores

Glossário

Covenant: é uma cláusula muito comum a contratos de emissão de dívida corporativa. Funciona como uma proteção ao credor, ao estabelecer restrições que devem ser observadas pela empresa, como por exemplo limite de endividamento. Em caso de não cumprimento com essas cláusulas, há possibilidade de vencimento antecipado da dívida, dependendo do que estiver previsto em contrato.

TEU (do inglês Twenty Foot Equivalent Unit, ou, Unidade Equivalente a 20 Pés) é uma medida padrão para calcular o volume de um contêiner. Um TEU representa a capacidade de carga de um container marítimo normal, de 20 pés de comprimento, por 8 de largura e 8 de altura. Ou seja, um contêiner de 20 pés é um contêiner de 1 TEU enquanto 1 contêiner de 40 pés é um contêiner de 2 TEUs.

Veja mais

Fonte

Ibre – FGV

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Os instrumentos financeiros discutidos neste material podem não ser adequados para todos os investidores. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. A XP Investimentos não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.

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