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TOTVS (TOTS3): Feedback do Roadshow com o CEO da TOTVS

Na última quinta-feira (17), realizamos um non-deal roadshow com o management da TOTVS: Dennis Herszkowicz (CEO), Sergio Serio (Head de RI) e Eduardo Ferreira (RI). Ao longo das reuniões com investidores abordamos os principais temas pós resultado do 3T22, incluindo: (i) sustentabilidade do crescimento em Gestão (ii) Execução estratégica e evolução do ecossistema (iii) oportunidades […]

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Na última quinta-feira (17), realizamos um non-deal roadshow com o management da TOTVS: Dennis Herszkowicz (CEO), Sergio Serio (Head de RI) e Eduardo Ferreira (RI). Ao longo das reuniões com investidores abordamos os principais temas pós resultado do 3T22, incluindo: (i) sustentabilidade do crescimento em Gestão (ii) Execução estratégica e evolução do ecossistema (iii) oportunidades em techfin e business performance; (iv) estratégia em M&A e (v) Perspectivas do business frente a um cenário macro desafiador. Reiteramos nossa recomendação de COMPRA e preço alvo de R$39,00/ação para o final de 2022.

De modo geral, o evento nos deu mais conforto em ter as ações de TOTVS como uma de nossas preferências no setor de Tech Brasil e mantemos nossa recomendação de COMPRA, dado que a empresa continua evoluindo bem operacionalmente

Dentre as maiores companhias listadas de tecnologia brasileiras, acreditamos que a TOTVS possui um modelo de negócio mais resiliente frente a um cenário mais desafiador. A Totvs é líder no mercado de software de gestão no Brasil. Esse segmento de ERP é bastante estável e defensivo com muitas barreiras de saída para seus clientes. Também gostamos das vertentes de crescimento mais acelerado da companhia, nos segmentos de Techfin e Business Performance abrindo novos mercados endereçáveis ampliando o portfólio e potencial de cross-selling com sua extensa base de clientes.

Principais destaques:

Expansão Recente no ARR (Receita Recorrente Anualizada)

A companhia destacou que a aceleração recente ao longo do ano deve-se a diferentes elementos realizados nos últimos anos: a) Qualidade: NPS dos clientes está no nível mais alto da história. Qualidade tem uma ligação direta na capacidade da companhia em vender novos produtos para os clientes atuais. (b) Expansão portfolio de produtos: extensão do leque de ofertas gerando negócios adicionais. (c) Redução importante no ticket de entrada de novos clientes (TCO – total cost of ownership). Há 4 anos atrás, o cliente Totvs gestão pagava no mínimo ~R$3,5k/mês, hoje esse valor caiu para R$ ~1,5mil/mês abrindo um pedaço de mercado não atendido anteriormente. d) Distribuição: ajustou vários elementos em sua rede de franquias e agora estão com ritmo de execução diferenciado.

Sobre o mercado de ERP/Gestão, a companhia entende que esse não é um mercado maduro. Nível de gastos com ERP ainda muito baixo comparado com padrões internacionais. Transformação digital e disrupção tecnológica em todos os segmentos gera uma necessidade de ajustar/expandir e modernizar os sistemas de ERP. A Totvs acredita que esse é um processo longo. Não é um processo pontual como foi o e-commerce durante a Covid-19.

Rede de distribuição

O management acredita que a relação está muito boa após diferentes ajustes feitos nos últimos anos (incentivos, metas e consolidação da rede de +40 para 15). A abertura de novos segmentos gera um desafio importante e a rede já está se mexendo nesse sentido. O Dennis deu exemplo de franqueados que estão comprando agências implementadora de VTEX. A rede mudou de patamar em termos de eficiência e produtividade.


Racional e Evolução do Ecossistema 3D: A Totvs é um case de 3 dimensões consolidadas que tem o desafio de integrar no longo prazo. Tem uma série de desafios: conhecimento do mercado, validações tecnológicas, cultura e etc. Cross selling precisa ser feito de forma inteligente e estruturante. No curto prazo a Totvs é um case de expansão orgânica e inorgânica nas dimensões standalone, e à medida que elas expandem elas vão se aproximando. Segundo o CEO, o perfil de cliente da Totvs (SMB) busca um parceiro que ofereça um portfolio amplo de soluções tecnológicas, e nesse sentido negócios adjacentes criam um diferencial competitivo relevante. Apesar de ser uma estratégia única (sem referência internacional), por outro lado não existe outra companhia com a liderança que a Totvs tem no mercado dela. Ao longo do ano conseguiram acelerar os segmentos de business performance e techfin crescendo com rentabilidade. Techfin está num estágio mais avançado de integração com o ERP. Business Performance ainda no começo. A tese é construir um ecossistema que potencializa genuinamente todos os negócios com oportunidades de cross selling.

Business Performance

O mercado ainda está engatinhando e o crescimento maior deve vir a médio prazo. Companhia está evoluindo bem standalone e forçar uma integração rápida poderia tirar a RD Station do trilho. Após o primeiro ano, iniciou o trabalho comercial e de distribuição. Começaram a oferecer o CRM para o cliente de gestão da Totvs mas ainda precisam ajustar o canal. A companhia entende que o aumento do portfolio de produtos e soluções é importante visando uma diferenciação.

Techfin

Expectativa que a aprovação da JV ocorra até janeiro/23. No entanto, diferente em relação ao CADE, o Banco Central não tem um prazo formal para conclusão da analise. Após aprovação regulatória, iniciarão o trabalho de estruturação do time (vendas, P&D e etc) iniciando o roadmap de construção de produtos. A companhia espera um período de 2 anos de construção sendo que no primeiro ano a JV deverá ter uma geração de caixa perto do breakeven. A companhia entende que a ampliação dos produtos é extremamente importante para engajar o cliente. A Totvs, através da JV, tem a ambição de ser um full service concorrendo diretamente com o Itaú. Companhia ressaltou que o deal é Totvs Centric e que o Itaú possui prioridade, mas não exclusividade no funding.

M&A

Companhia continua ativa com um pipeline grande sob análise nas frentes de Gestão e Business Performance. Techfin não faz sentido agora por conta da JV que ainda não está operacional. O management ressaltou o seu foco na disciplina de alocação de capital, não estão dispostos a investir em negócios sem uma tese já provada e sem rentabilidade. Em gestão um dos alicerces é aprofundar a presença tanto do ponto de vista de vertical (segmentos) quanto funcional (aquisição recente da Feedz é um exemplo). A companhia ressaltou que existem potenciais grandes targets que podem ser transformacionais.

Resiliência frente a um cenário macro desafiador

Alguns investidores questionaram sobre a capacidade da companhia em continuar navegando bem frente a uma eventual deterioração no ambiente macroeconômico em 2023. Ainda é cedo para falar de impacto, mas olhando o histórico a companhia se saiu bem em momentos adversos. Business de gestão por definição é mais resiliente. Ciclo de venda é um pouco mais longo e menos sensível a confiança de curto prazo. O cliente já está num estágio de evolução endereçando essa maturidade e o último investimento em tecnologia a ser cortado é em sistemas de gestão. ERP é importante para a cia manter eficiência em sua estrutura de custo. Outro elemento importante, é o perfil de vendas recorrentes, boa parte do crescimento de 2023 já foi contratado ao longo desse ano (2/3 das vendas é feita pra clientes atuais). Modelo de licença também contribui para a maior resiliência hoje. O segmento de business performance é mais sensível à confiança da indústria e pode ter um impacto maior. Em techfin, a companhia prefere privilegiar rentabilidade em detrimento de crescimento da carteira.

Clique aqui para ler o relatório completo com análise ESG de Totvs

A Totvs é um dos 10 nomes que compõem a Carteira Recomendada ESG XP - acesse aqui!

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