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Amazon se torna a primeira empresa pública do mundo a perder US$ 1 trilhão em valor de mercado – 🌎 Radar Global

Vendas mensais da TSMC crescem, Meta anuncia demissão de 11.000 funcionários e perda de valor de marcado da Amazon.

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MACRO

Mercados globais amanhecem mistos (EUA +0,1% e Europa -0,2%) com foco na divulgação dos dados da inflação ao consumidor (CPI) e no avanço da apuração das eleições parlamentares nos EUA. O consenso da Bloomberg aponta para uma queda de 8,2% para 7,9%, no acumulado anual da inflação americana. Em caso de surpresas negativas, o movimento de aversão ao risco nas bolsas globais poderá ser acentuado. Já em relação às eleições parlamentares, a disputa segue acirrada pelo Senado americano e as chances de uma “onda vermelha” dos republicanos parece mais distante – clique aqui para saber mais detalhes. Na China, o índice de Hang Seng (-1,7%) encerra em baixa, à medida que os casos da Covid-19 seguem escalando no país e estrategistas revisam para baixo suas expectativas. Nesta quarta-feira, o BCA reduziu sua visão para negativa na região, reiterando preocupações com o aperto monetário americano, desaceleração econômica local e redução nas atividades de comércio internacional.

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EMPRESAS

As vendas mensais da TSMC aumentam 56%, mesmo em meio a desaceleração na demanda por semicondutores

A TSMC registrou um aumento de 56% nas vendas em outubro, sinalizando que a maior fabricante de chips do mundo continua resiliente em meio a desaceleração na demanda por eletrônicos. A receita subiu para NT $ 210,3 bilhões (US $ 6,6 bilhões) de NT $ 134,5 bilhões no mesmo período do ano passado. Já no acumulado do ano, as vendas aumentaram 44%.

Os números da empresa impressionam, uma vez que a demanda por chips de smartphones a computadores está diminuindo à medida que os consumidores reduzem os gastos em meio à inflação acelerada e ao aumento das taxas de juros, deixando os fabricantes de chips sob pressão. A indústria também foi atingida pela guerra tecnológica EUA-China, com Washington decretando restrições para tentar contrariar as ambições da China e tentar atrair mais projetos para as costas dos EUA.

Além disso, a TSMC disse nesta semana que estava se preparando para outra fábrica nos EUA, além do complexo de US $ 12 bilhões que já estava construindo no Arizona, um sinal de confiança durante a desaceleração mais ampla da tecnologia.

Amazon se torna a primeira empresa pública do mundo a perder US$ 1 trilhão em valor de mercado

A Amazon.com é a primeira empresa de capital aberto do mundo a perder um trilhão de dólares em valor de mercado, impactada pela inflação crescente, políticas monetárias mais rígidas e projeções de lucros decepcionantes, que resultaram em uma liquidação histórica das ações este ano. As ações da empresa caíram 4,3% na quarta-feira, reduzindo seu valor de mercado para cerca de US$ 879 bilhões, de um recorde de US$ 1,88 trilhão em julho de 2021.

A maior varejista online do mundo passou este ano se ajustando a uma forte desaceleração no crescimento do comércio eletrônico, à medida que os compradores retomaram os hábitos pré-pandemia. Suas ações caíram quase 50% em meio à desaceleração das vendas, custos crescentes e um salto nas taxas de juros. Desde o início do ano, o cofundador Jeff Bezos viu sua fortuna diminuir em cerca de US$ 83 bilhões para US$ 109 bilhões, segundo dados compilados pela Bloomberg.

No mês passado, a Amazon projetou o crescimento de receita mais lento para um trimestre que ocorre em período de férias na história da empresa, à medida que os compradores reduzem seus gastos diante da incerteza econômica. Isso fez com que seu valor de mercado ficasse abaixo de US$ 1 trilhão pela primeira vez desde o rali alimentado pela pandemia nas ações de tecnologia há mais de dois anos.

Além disso, há a questão do sentimento em relação ao cenário macroeconômico, que vem punindo as ações de tecnologia. As cinco maiores empresas de tecnologia dos EUA por receita viram quase US$ 4 trilhões em valor de mercado evaporar este ano.

Meta anuncia demissão de cerca de 11.000 funcionários

A Meta (NASDAQ: META, BDR: M1TA34), assim como o esperado pelo mercado, anunciou nessa quarta-feira que está demitindo 13% de sua equipe, ou mais de 11.000 funcionários. As demissões ocorrem em meio a um momento difícil para a empresa controladora do Facebook, que forneceu uma orientação morna no final de outubro para seus próximos resultados do quarto trimestre que assustou os investidores e fez com que suas ações caíssem quase 20%. Mark Zuckerberg, CEO da da companhia disse que assume a responsabilidade por essas decisões e por como chegam até esse momento. Ele também disse que a Meta está fazendo reduções em todas as organizações, mas que o recrutamento será desproporcionalmente afetado, já que a empresa planeja contratar menos pessoas em 2023. A empresa estendeu seu congelamento de contratações até o primeiro trimestre com algumas exceções, disse Zuckerberg.

Os funcionários afetados receberão 16 semanas de pagamento mais duas semanas adicionais para cada ano de serviço, disse Zuckerberg. A empresa anunciou também que cobrirá o seguro de saúde por seis meses. Com as demissões, a big tech está se juntando a uma série de empresas de tecnologia que anunciaram cortes de empregos nas últimas semanas ou disseram que planejavam pausar as contratações. A fabricante de software corporativo Salesforce disse na terça-feira que cortou centenas de funcionários das equipes de vendas, enquanto Apple, Amazon e Alphabet desaceleraram ou interromperam as contratações. A Snap, controladora do aplicativo rival Snapchat, também está diminuindo sua força de trabalho, dizendo em agosto que eliminaria 20% de sua força de trabalho.

Consumidores pretendem diminuir gastos no Single’s Day deste ano na China

Fonte: Bain & Company, XP Research.

O gráfico acima, da Bain e da XP, mostra as intenções de gastos nesse Single’s Day na China. De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria, dos consumidores que participaram do evento no ano passado e planejam fazê-lo novamente este ano, 34% disseram que planejavam gastar menos durante 2022 do que em 2021, levando em consideração os gastos online e offline, um aumento de 25%. Apenas 24% disseram que planejavam gastar mais, uma perspectiva marcadamente mais sombria do que em 2021. Embora grandes empresas como o Alibaba, que registrou um GMV de RMB 540,3 bilhões em 2021, este ano parece ser um dos mais desafiadores desde o lançamento do festival em 2009. A China experimentou uma queda na confiança do consumidor em 2022 devido à política zero relacionada a Covid-19 em várias cidades, juntamente com outros desafios, incluindo alto desemprego entre os jovens, dificuldades no setor imobiliário e uma possível recessão global, diminuindo a demanda por produtos chineses.

Diante do cenário desafiador, o GMV não é o mais o foco, melhorar a experiência e a fidelidade do cliente é fundamental. O Alibaba por exemplo, está investindo em serviços de logística. A empresa estendeu sua garantia de preço mais baixo dos 15 dias anteriores para 27 dias, está oferecendo frete grátis para devoluções e lançou um novo recurso que permite que os compradores façam um pedido com a capacidade de enviar para vários endereços.

Quer ver o calendário de resultados do 3º trimestre das ações internacionais? Clique aqui.

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