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Netflix desaponta nas projeções de novos assinantes – 🌎RADAR GLOBAL

Microsoft vs. Sony, assinaturas do Instagram e resultados do Netflix

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MACRO

Bolsas internacionais amanhecem levemente negativas (EUA -0,1% e Europa -1,2%) após mais um dia de quedas. Resultados do Netflix apontando para uma desaceleração de crescimento somaram-se às expectativas de aperto monetário do Federal Reserve e contribuíram para a deterioração do sentimento dos investidores. Na China, o índice de Hang Seng (+0,1%), mostrou certa resiliência em relação aos pares americanos, impulsionado pelos recentes cortes nas taxas de juros chinesas e pelo valuation atrativo das companhias, atualmente com um preço/lucro projetado de 11,8x, o mais barato dentre os grandes mercados após o Brasil, segundo a Bloomberg. Por fim, o Bitcoin (-6,0%) e o Ethereum (-9,8%) amanhecem em forte queda, acompanhando o movimento de risk-off dos investidores, uma vez que a popularização das criptomoedas tem catalisado uma maior correlação com o mercado de ações.

Coronavírus: Anthony Fauci, médico conselheiro da casa branca, afirmou que o FDA poderá aprovar a vacina da Pfizer para crianças abaixo de 5 anos já no próximo mês. A urgência da aprovação emerge do aumento dos casos nesta faixa etária, cerca de 8 a cada 100 mil crianças com menos de 5 anos estão hospitalizadas com Covid, o dobro de dezembro.

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EMPRESAS

Ações da Netflix caem com desaceleração do crescimento de assinantes: Ao divulgar seus números ontem no período pós-mercado, a empresa americana registrou uma receita de US$ 7,7bi vs. US$ 7,1bi projetados pelos analistas, +8% acima do esperado; o lucro por ação foi de US$ 1,33 vs. US$ 0,88, superando em +51% consenso. Apesar de superar as estimativas do consenso em relação ao aumento do número de assinantes pagos (+8,3 milhões vs. +8,1 milhões das projeções) a empresa disse que para o 1º trimestre de 2022 espera adicionar +2,5 milhões de assinantes, em comparação com os +4 milhões adicionados no primeiro trimestre de 2021 e bem abaixo dos +6,9 milhões projetados anteriormente pelos analistas, fazendo com que as ações caíssem -20,3% no pós-mercado. Além disso, o crescimento de novos assinantes desacelerou com uma queda de -3% com relação ao mesmo trimestre do ano passado. A Netflix afirmou que o aumento da concorrência de outras empresas foi um dos motivos da desaceleração.

American Airlines tem sua maior receita desde o início da pandemia: A companhia aérea também reportou nesta quinta-feira, com uma receita de de US$ 9,4bi vs. US$ 9,4bi, em linha com o esperado pelo mercado. O LPA foi negativo, um prejuízo de -US$ 1,42 vs. -US$ 1,47 estimados, uma surpresa de +4%. A receita apresentada foi a maior desde o início da pandemia de Covid-19, à medida que as reservas aumentaram, mas ainda relatou perdas por conta dos impactos da disseminação da variante Ômicron na demanda por viagens. O ano foi desafiador para as companhias aéreas americanas uma vez que o setor também foi um dos que sofreu com falta de mão de obra. Olhando para o futuro, a companhia espera que para o 1º trimestre que a receita diminua de -20% a -22% em relação ao mesmo período de 2019, quando gerou US$ 10,6 bilhões em vendas. A companhia também espera conseguir restaurar de 90% a 92% de toda a sua capacidade.

Serviços de assinatura no instagram: O Instagram iniciará testes de serviço de assinatura para que seus criadores consigam cobrar por conteúdos extras, proporcionando aos influenciadores digitais receitas recorrentes, assim atraindo novos talentos para a sua plataforma. A Meta Plataforms (FBOK34), dona do Instagram, busca adicionar uma forma mais consistente de geração de renda, uma vez que publicidade e patrocínio são fontes imprevisíveis. “Os criadores fazem o que fazem para ganhar a vida, e é importante que seja previsível”, afirma o chefe do Instagram, Adam Mosseri, justificando que a receita não fique apenas atrelada ao alcance que obtém uma determinada postagem. O Facebook já lançou suas assinaturas em 2020, não cobrando taxa dos criadores até 2023, e o mesmo se aplicará às assinaturas do Instagram, de acordo com a companhia.  

Os preços irão variar entre US$ 0,99 a US$ 99,99, com opções intermediárias para os usuários. Outra companhia que já inseriu o modelo em sua plataforma foi o Twitter, em um serviço chamado “Super Follows”, permitindo conteúdo bônus aos assinantes de seus criadores favoritos. A empresa disponibilizou o recurso em setembro, cobrando US$ 2,99, US$ 4,99 ou US$ 9,99 mensalmente. Assim, vemos que as próprias companhias estão buscando atrair os criadores para suas plataformas, dando incentivos para produzirem conteúdos que estimulem mais usuários ativos. O YouTube, por exemplo, criou um fundo de US$ 100 milhões para estimular a produção de conteúdos curtos na plataforma, com os criadores podendo ganhar de US$ 100 a US$ 10 mil por mês. Em adição, no ano passado a Meta disse que pagaria mais de US$ 1 bilhão aos criadores em seus aplicativos em 2022. 

Sony (SNEC34) corre risco por nova aquisição da Microsoft: As ações do Grupo Sony (SNEC34) tiveram uma queda de 13% na quarta-feira devido a nova aquisição da Activision Blizzard (ATVI34) feita pela Microsoft (MSFT34). O negócio pode representar uma potencial ameaça para a Sony, sendo o PlayStation da companhia o principal rival do Xbox, além de as duas concorrentes também oferecerem serviços de videogame por assinatura com biblioteca de jogos. A aquisição mostra o quanto a gigante da tecnologia está disposta a intensificar seus planos pelo domínio dos jogos, levando os investidores a entenderem que seus pares, como a Sony, podem perder espaço na indústria. O negócio de videogames impulsionou as ações da dona do PlayStaion na pandemia, subindo +92% entre 2020 e o início de 2022, porém teve seu crescimento desacelerado nos primeiros semestres de 2021.

Embora a aquisição seja relevante para a indústria de jogos, os analistas afirmam que a queda no preço das ações foi exagerada, já que o negócio de videogames representou apenas 1/4 do lucro da Sony, sendo outros segmentos também importantes para a companhia. Seus negócios de filmes e televisão representam grande parte da receita da empresa. Outro segmento relevante é o de semicondutores, possuindo a Apple como um de seus grandes clientes. O gerente de fundos da Shinkin Asset Management, Naoki Fuijiwara afirma que “Os jogos são certamente um de seus principais negócios, mas eles também têm eletrônicos, chips, filmes etc”, mostrando a diversificação das fontes de receita da Sony.

ANÁLISE

Fonte: Goldman Sachs

Performance das ações deve ser movida pelos lucros com o aumento dos juros: O gráfico acima, do Goldman Sachs, mostra que em ciclos de alta de juros realizada pelo Federal Reserve, o desempenho do índice global MSCI AC World tende a ser impulsionado pelo crescimento do lucro das empresas, enquanto o valuation tende a cair. Isto ocorre porque em um cenário de alta nos juros, as empresas vão se tornando menos atrativas vs. a renda fixa e o valor presente dos fluxos de caixa futuro acabam valendo menos. Tendo em vista este cenário, investidores costumam cobrar um prêmio superior para investimentos em ações, o que causa uma compressão nos múltiplos de valuation das empresas. No último ciclo de aumento de juros (2015-2018), a performance do índice foi de +11%, sendo que a contribuição do crescimento de lucros das empresas avaliadas foi de +23%, enquanto por valuation foi -12%, o que pode ser observado também em outros momento de alta das taxas mostrados no gráfico.

Contudo, o banco ressalta que a situação atual pode ser diferente e também depende do que está acontecendo com a atividade econômica e as taxas de juros reais. Os estrategistas do Goldman apontaram que a combinação de atividade econômica mais lenta (mas positiva) e rendimentos reais crescentes tem historicamente gerado retornos de ações em cerca de +8%.

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