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Mudanças estruturais vieram para ficar: como se posicionar?

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10 anos em 1, foi o efeito da quarentena na aceleração da tendência de migração para o mundo virtual. Se já era nitidamente observada uma tendência de digitalização em diversos segmentos, e substituição de rotinas e hábitos offline para o online, agora a tendência foi amplificada exponencialmente pelo isolamento forçado.

Pessoas que não usavam aplicativos começaram a usar. A AppStore registrou aumento de 22,5% no faturamento com apps e, na China, o downloads de jogos eletrônicos cresceu 36% em relação a janeiro do ano passado. Aplicativos de saúde e fitness tiveram aumento na demanda, enquanto Walmart Grocery e apps para conferências de negócios, registraram recorde de downloads em março.

As mudanças estruturais  movem a sociedade cada vez mais em direção ao mundo online e menos ao presencial. A mudança de hábitos, acelerada pela pandemia, leva mais pessoas a trabalhar de casa, consumir produtos online, e desenvolver interações interpessoais e hobbies remotamente. Acreditamos que esses efeitos serão notados não só durante a pandemia, mas que são mudanças estruturais sem volta.

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Mapeamos algumas empresas que estão se beneficiando com essas mudanças. E deverão continuar a surfar essa nova tendência adiante.

Zoom: traz soluções em videoconferências, salas de conversação e de trabalho online, e sistema de telefonia empresarial na nuvem para clientes do setor de educação, finanças, saúde, e governos. A empresa americana avaliada em $40bi já subiu 120% desde seu IPO, em Abril de 2019. Veja a segmentação da receita:

A cia. vem mostrando capacidade de escalar o produto, o que pode gerar alavancagem operacional. Por esta razão, entregou crescimento anualizado de 133% e expansão de margem de ~10%. A tendência não dá sinais de enfraquecimento.

Não confunda! Ações da Zoom ($ZN) com $ZOOM, este é apenas o ticker errado, referente a uma outra empresa, chinesa, de apenas $14mi de market cap, e que não tem nada a ver com a Zoom americana. A confusão é antiga e vem gerando trades errados desde o IPO.

Amazon: Embora seja uma empresa originalmente da indústria de Internet, hoje destaca-se como a terceira maior varejista dos EUA. Sua plataforma de comércio eletrônico (51% das receitas) oferece uma ampla gama de produtos, incluindo livros, eletrônicos, utensílios para casa e outros. Também oferece serviços de armazenamento e entrega de produtos de terceiros (19%), serviços de computação e armazenamento em nuvem (AWS, 12%), plano de fidelidade e plataforma de streaming (Amazon Prime, 7%), além da rede de supermercados.

Veja a segmentação da receita:

De onde vem o lucro? Embora apenas uma pequena parte das receitas (12%), a AWS atualmente é responsável pela maior parte do lucro operacional da empresa (58%).

A empresa possui posicionamento privilegiado devido à sua cadeia logística sem igual. De 2012 até hoje, cresceu o faturamento 24% a.a. enquanto a rentabilidade expandiu de 0,7% para 6,2%.

A penetração do e-comércio no varejo ainda tem muito a crescer, principalmente nos mercados emergentes, onde a digitalização ainda não é tão forte.

Netflix

É a maior provedora de streaming de vídeo (conteúdo online), presente em 190 países e com 167mi de inscritos pagos, gera receita a partir das mensalidades dos planos que possibilitam o usuário assistir diverso conteúdo. A operação nos EUA & Canadá representa 52% das receitas e internacional 48%.

Tem sido uma das empresas mais beneficiadas pela crise, dado o aumento recente de pessoas em casa, e pelo fluxo secular de TV por assinatura para serviços de streaming. Execução consistente desde 2015 levou a crescimento anualizado de 31%, enquanto a rentabilidade expandiu de 1,8% para 9,3%.

A gigante do segmento de streaming está posicionada para conseguir atingir o objetivo de 200 milhões de inscritos até 2021, comparado a atual base de 167mi de pagantes. Com a estratégia bem desenhada, execução e a tendência global de migração para streaming, e o grande potencial de penetração nos mercados internacionais, o cenário permanece construtivo para a Netflix. Interessante observar o crescimento da base (colunas) e de penetração (linhas).

Peloton é uma aposta de crescimento. A companhia vende bikes e esteiras com tela e acesso à internet. Seus instrutores passam aulas e treinos ao vivo ou sob demanda para que os assinantes se exercitem mais em casa. Veja a segmentação da receita:

A empresa existe há 7 anos e foi listada em bolsa em 2017. Desde então, cresceu faturamento em 105% anualizados, expandindo margem em 10%.

O mercado endereçável de membros fitness, nos países em que a cia. já atua (EUA, Reino Unido, Canadá e Alemanha), é estimado em 90 milhões de pessoas; no mundo todo, este número totaliza 190 milhões.

Reportaram 24,3 milhões de treinos fitness em fevereiro (crescimento de 161% ano contra ano), bem como aumento (+31%) do engajamento de 9,7 treinos por usuário para 12,6. Caso os investimentos em conteúdo, na abertura de novos estúdios e na integração vertical continuem, a Peloton pode ultrapassar 1 milhão de assinantes no final de 2020.

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