XP Expert

Os Fundos de Investimentos na EXPERT XP 2023

Newsletter semanal com os principais acontecimentos da indústria de fundos de investimentos

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Definir quais são as melhores oportunidades em um cenário repleto de escolhas não é tarefa trivial. Pelo contrário, exige uma boa dose de alinhamento, estratégia e critérios de seleção bem definidos. Tudo começa com: qual o seu objetivo?  

Essa é uma premissa que se aplica para os investimentos e para todas as decisões diárias, e quando o fluxo de informações aumenta, a necessidade de se ter filtros se torna mais relevante ainda. E durante a EXPERT XP 2023, foram mais de 72 horas de conteúdos, mais de 160 palestrantes, totalizando 3 dias de Festival. A Expert ano a pós ano, vem se superando em criar um universo de possibilidades e troca de conhecimento.

Até nessa linha, com essa quantidade de informação disponível, o investidor acaba esbarrando na árdua tarefa de escolher para onde direcionar a atenção – gerando em uma complexidade inicial que pode ser combatida através de um bom filtro.

No maior festival de investimentos do mundo, diversas palestras se destacam com insights valiosos, e buscando te auxiliar a criar uma playlist que irá enriquecer seu conhecimento como investidor e te aproximar ainda mais dos gestores de recursos, neste relatório, listamos as palestras que tem ligação com a Indústria de Fundos de Investimentos.

Trilha do investidor de Fundos na Expert XP 2023

Investir para consolidar o futebol brasileiro: Os brasileiros são apaixonados por futebol, mas o esporte como um produto de investimento nunca foi acessível. O Painel abordará como o futebol tem se profissionalizado recentemente no Brasil focando na oportunidade de investimento que a XP Asset em parcerias com a gestora LCP trará de forma exclusiva para o investidor brasileiro.

(Bruno Castro CEO XP Asset, Edgar Diniz Sócio Fundador da LiveMode e Gabriel Lima CEO do Cruzeiro SAF).

A tese Agro: As perspectivas para o grande impulsionador do PIB brasileiro: Um debate sobre o agronegócio e o futuro do setor no Brasil como tendência de mercado.

(Alexandre Barros Sócio-Consultor do MB Agro, André Guillaumon Diretor Presidente do BrasilAgro e Rodrigo Penna de Siqueira Diretor Financeiro e Relacionamento com Investidores na Jalles Machado).

Oportunidades no mercado de Renda Fixa: No painel de oportunidades em Renda Fixa, Marco Freire contextualiza o atual cenário econômico local e internacional. O gestor também fala sobre CDI e juros, analisando se é o momento de ter títulos pré-fixados e proteger-se contra a inflação. O mercado de crédito também é pauta, trazendo à tona a discussão do cenário pós-americanas. Por último, fala sobre Renda Fixa Internacional, haja vista o cenário de juros altos no Brasil.

(Marco Freire Sócio e CIO dos fundos líquidos da Kinea e Camilla Dolle Head de Renda Fixa no Research XP)

Agulha no palheiro: Oportunidades em Ativos estressados. Especialistas debatem como diferenciar oportunidades em meio a ativos em dificuldade financeira.

(Alexandre Cruz Sócio da Jive, Luciana Celidonio Sócia BMA Advogados, Felipe Mattos Head de Special Situations na XP Asset e Lucas Brandão Responsável pela Distribuição de Fundos Alternativos.)

Infraestrutura sustentável e impacto climático: Infraestrutura sustentável é um dos meios para mitigar as mudanças climáticas. Ao empregar materiais e tecnologias amigáveis ao meio ambiente, bem como fontes de energia renovável, ela não apenas contribui para a redução do impacto ambiental, mas também melhora a qualidade de vida das comunidades locais. Assim, investimentos adequados promovem melhoria da qualidade de vida, proporcionando acesso a serviços essenciais, como água limpa, energia renovável e transporte eficiente.”

(Rodrigo Rocha Sócia da Vinci Partners, José Guilherme Souza Sócio da Vinci Partners, Luiza Aguia Analista de Research ESG da XP)

Até o passado é incerto, mas e o futuro? Visões da JGP, Kapitalo e Legacy sobre Brasil e mundo: Mesa redonda com alguns dos maiores gestores do mercado brasileiro

(Carlos Woelz Sócio Fundador da Kapitalo, Felipe Guerra CIO da Legacy Capital, André Jakurski Sócio-fundador e diretor executivo da JGP e Raquel Balarin Diretora de Redação da InfoMoney)

Construindo o Futuro do Brasil: Com mais de 17 anos de experiência no setor, o Pátria tem mais de R$ 30 bilhões sob gestão no setor de infraestrutura, gerando retorno para os investidores e contribuindo com a Infraestrutura do Brasil e da América Latina em diversos setores, atendendo mais de 230 milhões de veículos por ano em nossas rodovias, gerando energia suficiente para abastecer mais de 9 milhões de domicílios, construindo a maior plataforma de data centers da região, e muito mais.

(Roberto Cerdeira Sócio de Infraestrutura e Head de Logistica e Transportes no Patria, Marcelo Souza Sócio de Infraestrutura e Head de Energia no Pátria e Clara Sodré Analista de Fundos da XP Inc.)

FIIs de tijolo vs. Papel: melhores escolhas para surfar o ciclo de queda da Selic Com a queda da Selic em curso, a classe de fundos imobiliários tende a se beneficiar diretamente, principalmente no segmento de tijolos. Mas será que é hora de deixar de investir nas opções de papel? Entenda nesse debate

(Ricardo Almendra CEO e Fundador da RBR Asset Management, Maria Fernanda Violatti Head de Fundos Listados da XP INC).

Revolução, “modinha” ou apocalipse das máquinas: para onde a inteligência artificial vai levar o mundo e os mercados? Para entender se existem oportunidades em AI ou se já é “tarde demais”, nesse painel do Stock Pickers, Lucas Collazo e Henrique Esteter se juntam a grandes especialistas em uma conversa sobre este tema central para os mercados.

(Lucas Collazo Apresentador do Stock Pickers, Henrique Esteter Especialista de Mercado e Apresentador do Stock Pickers, Marcio Aguiar Diretor da divisão Enterprise da NVIDIA e Nicholas Bennett Sócio e Analista d e Ações na WHG.)

O futuro do mercado de Crédito Privado no Brasil Após eventos de Crédito em Lojas Americanas e LIGHT, existem oportunidades em Crédito Privado?

A democratização dos investimentos alternativos: Como a AZ Quest vem desenvolvendo a sua grade de fundos no segmento de alternativos, para oferecer aos clientes finais, estruturas que anteriormente ficavam restritas aos bancos e investidores institucionais. Com fundos dedicados ao AGRO, INFRA e Imobiliário, a AZ Quest incentiva o desenvolvimento de setores tão importantes para o Brasil, ao mesmo tempo que se beneficia com o crescimento, resiliência e conjuntura positiva dessas estratégias.

Uso de tecnologia e dados na gestão de recursos: Como separar o sinal do ruído no mercado: Tomar boas decisões de investimento passa pela difícil tarefa de discernir o que são informações relevantes – sinais em meio ao mar de ruído. Falaremos sobre os principais tipos de sinais que podem ser encontrados e exemplos de como usamos tecnologia a favor da gestão de recursos

O que esperar da política fiscal e monetária e como isso impacta o apetite para risco no Brasil: O segundo semestre será decisivo para os rumos econômicos do país, que passa por um ciclo de afrouxamento monetário e aguarda a aprovação da reforma tributária e do arcabouço fiscal. Compreender e se preparar para os potenciais impactos desses eventos nos diferentes tipos de ativos é essencial para uma alocação adequada da carteira de investimentos.

(Marcio Fontes Head de Multimercado e Renda Fixa da ASA Investments, Ricardo Almeida Head de Renda Variável da ASA Investiments, Fabio Kanczuk Head de Macroeconomia da ASA Investments, Jeferson Bittencourt Economista ASA Investments)

Como usar geopolítica e tendências econômicas para bater o mercado. Uma conversa com David Woo, eleito por décadas um dos melhores analistas de mercado de Wall Street

Investimento Offshore – Onde estão as oportunidades? Em nome dos nossos parceiros globais Wellington, Nomura e American Century – gestores que têm fundos offshore disponíveis na plataforma da XP – falaremos das perspectivas do cenário macro em diversas geografias e temáticas para explorar onde estão as oportunidades de investimentos daqui para frente.

Opinião dos Experts: uma conversa com Michael Mauboussin sobre mercados e estratégias de investimento: Michael Mauboussin é head da consiliente research do Morgan Stanley e professor adjunto da Columbia Business School, autor de vários livros incluindo “More than you Know”, Success Equation” e outros. Nesse painel poderemos ter uma visão de um dos grande pensadores de investimento do nosso tempo sobre mercados, processo de tomada de decisão e outros assuntos.

Gestão ativa e análise fundamentalista – Diferenças entre a gestão de crédito privado e ações: A palestra abordará as diferenças na gestão ativa entre os fundos de crédito e de ações da Ibiuna, cujas equipes têm como principal objetivo encontrar oportunidades em ações de empresas brasileiras e no mercado de crédito privado latino-americano, tendo como principal diferencial uma profunda análise fundamentalista das empresas e setores.

Infraestrutura, transição climática e as oportunidades para o Brasil: Mapeando as vantagens competitivas do país e o apetite por investimento

Venture Capital e Private Equity: Oportunidades e desafios no mercado brasileiro. O que grandes gestores estão buscando no mercado, quais são as grandes oportunidades e desafios para fundos já captados, e como encontrar as melhores transações e setores de grande potencial de crescimento.

É hora da virada na Bolsa? Os argumentos definitivos para investir (ou não) em ações agora. Sem meias palavras, como e por que olhar para a bolsa brasileira no cenário atual

Como investir globalmente em tempos incertos: A expectativa é de desaceleração ou recessão em algumas das maiores economias globais. Mas em momentos de risco também há oportunidades. Saiba como investir nesse cenário

Criadores de destinos: como Julio Capua e o Grupo Carnaúba pretendem construir o primeiro case de destino turístico planejado do Brasil. A idealização de um case de empreendedorismo no Ceará para desenvolver o primeiro destino turístico planejado do Brasil, ancorado em esportes e lazer. Uma conversa com Julio Capua, ex-CFO da XP e fundador do Grupo Carnaúba, Alexia Bergallo, Diretora de Produto e Impacto e Felipe Bronze, amante do kitesurfe e do Preá.

(Felipe Bronze Chef e Empresário, Alexia Bergallo Diretora de Produto e Impacto no Grupo Carnaúba, Julia Capua Fundador Grupo Carnaúba)

Multimercados em foco: Os desafios e oportunidades de quem opera em todos os mercados Como gestores multimercados enxergam o momento atual e as oportunidades de gerar retornos agora

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

  • Este relatório de análise foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S.A. (“XP Investimentos ou XP”) de acordo com todas as exigências previstas na Resolução CVM 20/2021, tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar sua própria decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto. As informações contidas neste relatório são consideradas válidas na data de sua divulgação e foram obtidas de fontes públicas. A XP Investimentos não se responsabiliza por qualquer decisão tomada pelo cliente com base no presente relatório.
  • Este relatório foi elaborado considerando a classificação de risco dos produtos de modo a gerar resultados de alocação para cada perfil de investidor.
  • O(s) signatário(s) deste relatório declara(m) que as recomendações refletem única e exclusivamente suas análises e opiniões pessoais, que foram produzidas de forma independente, inclusive em relação à XP Investimentos e que estão sujeitas a modificações sem aviso prévio em decorrência de alterações nas condições de mercado, e que sua(s) remuneração(es) é(são) indiretamente influenciada por receitas provenientes dos negócios e operações financeiras realizadas pela XP Investimentos.
  • O analista responsável pelo conteúdo deste relatório e pelo cumprimento da Resolução CVM nº 20/2021 está indicado acima, sendo que, caso constem a indicação de mais um analista no relatório, o responsável será o primeiro analista credenciado a ser mencionado no relatório.
  • Os analistas da XP Investimentos estão obrigados ao cumprimento de todas as regras previstas no Código de Conduta da APIMEC Brasil para o Analista de Valores Mobiliários e na Política de Conduta dos Analistas de Valores Mobiliários da XP Investimentos.
  • O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos ou por assessores de investimento que desempenham suas atividades por meio da XP, em conformidade com a Resolução CVM nº 178/2023, os quais encontram-se registrados na Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários – ANCORD. O assessor de investimento não pode realizar consultoria, administração ou gestão de patrimônio de clientes, devendo atuar como intermediário e solicitar autorização prévia do cliente para a realização de qualquer operação no mercado de capitais.
  • Para fins de verificação da adequação do perfil do investidor aos serviços e produtos de investimento oferecidos pela XP Investimentos, utilizamos a metodologia de adequação dos produtos por portfólio, nos termos das Regras e Procedimentos ANBIMA de Suitability nº 01 e do Código ANBIMA de Distribuição de Produtos de Investimento. Essa metodologia consiste em atribuir uma pontuação máxima de risco para cada perfil de investidor (conservador, moderado e agressivo), bem como uma pontuação de risco para cada um dos produtos oferecidos pela XP Investimentos, de modo que todos os clientes possam ter acesso a todos os produtos, desde que dentro das quantidades e limites da pontuação de risco definidas para o seu perfil. Antes de aplicar nos produtos e/ou contratar os serviços objeto deste material, é importante que você verifique se a sua pontuação de risco atual comporta a aplicação nos produtos e/ou a contratação dos serviços em questão, bem como se há limitações de volume, concentração e/ou quantidade para a aplicação desejada. Você pode consultar essas informações diretamente no momento da transmissão da sua ordem ou, ainda, consultando o risco geral da sua carteira na tela de carteira (Visão Risco). Caso a sua pontuação de risco atual não comporte a aplicação/contratação pretendida, ou caso existam limitações em relação à quantidade e/ou volume financeiro para a referida aplicação/contratação, isto significa que, com base na composição atual da sua carteira, esta aplicação/contratação não está adequada ao seu perfil. Em caso de dúvidas sobre o processo de adequação dos produtos oferecidos pela XP Investimentos ao seu perfil de investidor, consulte o FAQ. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.
  • A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço ou valor pode aumentar ou diminuir num curto espaço de tempo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. A rentabilidade divulgada não é líquida de impostos. As informações presentes neste material são baseadas em simulações e os resultados reais poderão ser significativamente diferentes.
  • Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo assessores de investimentos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.
  • 0800 77 20202. A Ouvidoria da XP Investimentos tem a missão de servir de canal de contato sempre que os clientes que não se sentirem satisfeitos com as soluções dadas pela empresa aos seus problemas. O contato pode ser realizado por meio do telefone: 0800 722 3710.
  • O custo da operação e a política de cobrança estão definidos nas tabelas de custos operacionais disponibilizadas no site da XP Investimentos: www.xpi.com.br.
  • A XP Investimentos se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste relatório ou seu conteúdo.
  • A Avaliação Técnica e a Avaliação de Fundamentos seguem diferentes metodologias de análise. A Análise Técnica é executada seguindo conceitos como tendência, suporte, resistência, candles, volumes, médias móveis entre outros. Já a Análise Fundamentalista utiliza como informação os resultados divulgados pelas companhias emissoras e suas projeções. Desta forma, as opiniões dos Analistas Fundamentalistas, que buscam os melhores retornos dadas as condições de mercado, o cenário macroeconômico e os eventos específicos da empresa e do setor, podem divergir das opiniões dos Analistas Técnicos, que visam identificar os movimentos mais prováveis dos preços dos ativos, com utilização de “stops” para limitar as possíveis perdas.
  • Ação é uma fração do capital de uma empresa que é negociada no mercado. É um título de renda variável, ou seja, um investimento no qual a rentabilidade não é preestabelecida, varia conforme as cotações de mercado. O investimento em ações é um investimento de alto risco e os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros e nenhuma declaração ou garantia, de forma expressa ou implícita, é feita neste material em relação a desempenhos. As condições de mercado, o cenário macroeconômico, os eventos específicos da empresa e do setor podem afetar o desempenho do investimento, podendo resultar até mesmo em significativas perdas patrimoniais. A duração recomendada para o investimento é de médio-longo prazo. Não há quaisquer garantias sobre o patrimônio do cliente neste tipo de produto.
  • O investimento em opções é preferencialmente indicado para investidores de perfil agressivo, de acordo com a política de suitability praticada pela XP Investimentos. No mercado de opções, são negociados direitos de compra ou venda de um bem por preço fixado em data futura, devendo o adquirente do direito negociado pagar um prêmio ao vendedor tal como num acordo seguro. As operações com esses derivativos são consideradas de risco muito alto por apresentarem altas relações de risco e retorno e algumas posições apresentarem a possibilidade de perdas superiores ao capital investido. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto.
  • O investimento em termos são contratos para compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado. O prazo do contrato a Termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo o prazo mínimo de 16 dias e máximo de 999 dias corridos. O preço será o valor da ação adicionado de uma parcela correspondente aos juros – que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato. Toda transação a termo requer um depósito de garantia. Essas garantias são prestadas em duas formas: cobertura ou margem.
  • O investimento em Mercados Futuros embute riscos de perdas patrimoniais significativos. Commodity é um objeto ou determinante de preço de um contrato futuro ou outro instrumento derivativo, podendo consubstanciar um índice, uma taxa, um valor mobiliário ou produto físico. É um investimento de risco muito alto, que contempla a possibilidade de oscilação de preço devido à utilização de alavancagem financeira. A duração recomendada para o investimento é de curto prazo e o patrimônio do cliente não está garantido neste tipo de produto. As condições de mercado, mudanças climáticas e o cenário macroeconômico podem afetar o desempenho do investimento.
  • ESTA INSTITUIÇÃO É ADERENTE AO CÓDIGO ANBIMA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE INVESTIMENTO.
  • A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


    Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.