Investimentos alinhados aos seus objetivos e com controle de risco. Na hora de aplicar o seu dinheiro, saber qual o seu perfil é fundamental para não ter muitas surpresas e alcançar os melhores retornos possíveis.
Se você já abriu sua conta na XP, o próximo passo é entender os pontos abaixo para começar a fazer o seu dinheiro render.
Ainda não tem conta na XP? Abra a sua agora. É fácil, rápido e seguro!
Neste texto, você confere:
- Quais são os perfis de investidor
- Como funciona a pontuação de risco
- Quais são e como funcionam as políticas de investimentos da XP
Perfil de investidor: qual é o seu?
O seu perfil de investidor é definido após responder a um questionário, chamado de “questionário de suitability”. A partir disso, é possível saber se você é conservador (a), moderado (a) ou agressivo (a). Veja quais são as características principais de cada um:
Perfil Conservador
O Conservador tem baixa tolerância a riscos e oscilações dos mercados, prefere ter uma carteira concentrada em ativos que tenham um comportamento mais previsível de retorno, mesmo que isso possa levá-lo a ter retornos mais modestos. Além disso, o perfil conservador tende a ter um horizonte de investimento mais curto, ou seja, quer ver resultados em períodos menores que 1 ou 2 anos. O perfil Conservador tem limite de pontos de risco igual a 10, podendo escolher entre as políticas Precavida e Cautelosa. (Saiba mais sobre a pontuação de risco e as políticas de investimento mais abaixo)
Perfil moderado
O perfil Moderado entende que para buscar obter retornos um pouco maiores precisa assumir um pouco mais de risco, em pelo menos uma parte do seu portfólio. Para isso, ele também sabe que precisa ter mais paciência e aceita que precisará de horizontes de investimentos mais longos, ao menos de 2 a 3 anos. O perfil Moderado, que tem limite de pontos de risco igual a 25, pode escolher entre as políticas Precavida, Cautelosa, Estrategista e Energética.
Perfil agressivo
O perfil Agressivo geralmente está disposto a correr mais riscos nos investimentos com o objetivo de obter maiores retornos que a média do mercado. Para isso, entende e tolera mais oscilações no comportamento dos ativos e sabe que retornos superiores costumam vir em prazos superiores a 4 ou 5 anos. O perfil Agressivo pode escolher qualquer uma das políticas existentes: Precavida, Cautelosa, Estrategista, Energética, Destemida ou Ultra.
O que é o sistema de pontuação de risco da XP?
O sistema de pontuação de risco é uma ferramenta que traz muitas vantagens aos clientes da XP. Ela foi criada para que você tenha muito mais liberdade para realizar todos os tipos de investimentos, porém com um melhor controle de risco do seu portfólio. Na prática, o sistema ajuda a atingir seus objetivos de forma muito mais alinhada aos riscos que você topa correr.
A pontuação de risco da XP leva em consideração 3 principais critérios para cada ativo:
- risco de mercado – aquele que traz oscilações de preços aos ativos;
- risco de crédito – a chance de um ativo não pagar de volta o que tomou emprestado junto com os juros e
- risco de liquidez – a potencial variação no preço de um ativo por ter maior ou menor oferta/demanda.
A junção desses 3 critérios permite que todos os ativos possuam uma pontuação, que vai de 1 a 100. Quanto mais pontos, mais arriscado tende a ser o ativo.
Com a pontuação de risco de carteira da XP, você pode investir em qualquer classe de ativo (renda fixa, ações, multimercados, alternativos e outros) e em qualquer ativo ou produto, mas com a dose ideal determinada a partir sua política de investimentos e limitada pelo seu perfil de investidor.
Ou seja: são políticas que permitem a escolha livre dos produtos, porém em doses diferenciadas. A política escolhida pode ser alterada a qualquer momento pela página do seu perfil do investidor na área logada. Conheça, abaixo, quais são os perfis e políticas correspondentes.

Como funcionam as políticas de investimento?
O mesmo questionário de suitability que define seu perfil de investidor vai lhe ajudar a escolher a sua política de investimentos ideal. São seis possíveis:
- Precavida
- Cautelosa
- Estrategista
- Energética
- Destemida
- Ultra.
Você poderá escolher qualquer política de investimento que pertença ao seu perfil ou que esteja em um perfil mais conservador que o seu. Saiba mais sobre cada uma abaixo:
Precavida
Perfis que podem escolher essa política: Conservador, Moderado e Agressivo
Você que já perdeu boas oportunidades com suas finanças e decidiu conhecer o mundo dos investimentos. Então, faz sentido que seus primeiros passos sejam mais cuidadosos para trazer conforto e segurança à sua jornada.
A política de investimentos Precavida é mais recomendada para investidores com perfil Conservador, porém com diferentes objetivos que podem ser desde aqueles investidores que (i) estão começando sua jornada no mundo dos investimentos agora, (ii) já investem há um tempo, porém não gostam de oscilações ou (iii) vão precisar dos recursos no curto prazo (ao menos 6 meses), e por isso precisam de um portfólio com baixa exposição ao risco. Com uma dinâmica conservadora, a alocação busca segurança e liquidez, reunindo uma seleção de ativos com gestão especializada e papéis de qualidade.
Nessa política, temos um limite de até 5 pontos de risco, e volatilidade alvo anualizada de 0,5%.
Cautelosa
Perfis que podem escolher essa política: Conservador, Moderado e Agressivo
A política de investimentos Cautelosa também é recomendada para quem tem perfil Conservador, porém com diferentes objetivos, como investidores que (i) começaram a compreender o mundo dos investimentos e desejam avançar nas opções de alocação, (ii) já investem há um tempo, mas preferem uma alocação com baixa volatilidade; ou (iii) vão precisar dos recursos no curto prazo (ao menos 1 ano). Com uma dinâmica conservadora, a alocação busca segurança e liquidez em seu portfólio, reunindo uma relação de ativos com gestão especializada e papéis de qualidade.
Baixa volatilidade não é sinônimo de concentração na alocação – e o investidor cauteloso já descobriu isso. Sua maior exposição deve ser em ativos pós fixados, já que oferecem maior segurança, porém outras classes de ativos não são dispensáveis. Nossas sugestões de alocações combinam qualidade de gestão e diversificação de portfólio, sem abrir mão da segurança e baixa volatilidade.
Nessa política temos um limite de até 10 pontos de risco, além de volatilidade alvo anualizada de 1%.
Estrategista
Perfis que podem ter essa política: Moderado e Agressivo
A política Estrategista é recomendada principalmente para quem possui perfil Moderado, porém com diferentes objetivos, como aqueles investidores que (i) já compreenderam que a diversificação é o pilar principal de uma alocação, e por isso aceitam um risco equilibrado; (ii) já possuem compreensão sobre as diversas classes e alternativas de investimentos e preferem uma alocação mais pulverizada em classes e produtos e (iii) que desejam alocar recursos para médio prazo (ao menos 3 anos). Com uma dinâmica de alocação moderada, a alocação busca equilibrar segurança, liquidez e rentabilidade através da diversificação.
A alocação desse portfólio combina um pouco do melhor de cada classe de ativos e busca o equilíbrio dentro das diferentes dinâmicas de rentabilidade. A alocação busca retornos no médio prazo, já que possui exposição a ativos de risco.
Nessa política temos um limite de até 20 pontos de risco e volatilidade alvo de 4% ao ano.
Energética
Perfis que podem ter essa política: Moderado e Agressivo
A política de investimentos Energética é recomendada para quem tem perfil Moderado a Agressivo, porém com diferentes objetivos, como aqueles investidores que (i) sabem que uma boa oportunidade possui seu grau de volatilidade, (ii) já possuem compreensão sobre as diversas classes e alternativas de investimentos e encontram nos ativos de risco ganhos acima da média ou (iii) que desejam alocar recursos para longo prazo (ao menos 5 anos).
Acreditar que a volatilidade pode trazer oportunidades exige uma análise dos fundamentos de cada investimento realizado, e por isso a alocação Energética não mede esforços para alavancar os riscos, já que abre a mão da liquidez para obter maiores retornos na alocação. A alocação do portfólio também busca diversificação geográfica, trazendo equilíbrio em diferentes setores e dinâmicas de rentabilidade. A alocação busca retornos no longo prazo.
Nessa política temos um limite de até 25 pontos de risco e volatilidade alvo anualizada de 8%.
Destemida
Perfil que pode ter essa política: Agressivo
A política de investimentos Destemida é recomendada para quem tem perfil Agressivo, já compreendeu o conceito de risco e tem alto grau de tolerância, e isso serve tanto para aqueles investidores que (i) sabem que para capturar boas oportunidades a volatilidade pode ser uma boa aliada, (ii) já possuem compreensão sobre as diversas classes e alternativas de investimentos, mas preferem maior exposição a ativos de renda variável, ou (iii) desejam alocar recursos para um prazo maior do que 7 anos e por isso possuem tolerância às volatilidades. Com a dinâmica mais agressiva de alocação, essa política busca potencializar o retorno mesmo que isso signifique maior volatilidade no portfólio.
Nessa política temos um limite de até 40 pontos de risco e volatilidade alvo de 15% a 20% ao ano.
Ultra
Perfil que pode ter essa política: Agressivo
A política Ultra se destina ao investidor que tem a negociação constante de ativos como parte de sua rotina e geração de patrimônio, usando conhecimentos técnicos para auferir ganhos no mercado. Além disso, quem é compatível com essa política tem alto grau de tolerância a riscos.
Na política Ultra não há limite de pontos de risco nem volatilidade alvo.
E como investir? Conheça nossas carteiras
Para ajudar você a investir melhor, atualizamos mensalmente as carteiras recomendadas para as diferentes políticas de investimento. Confira.
Além disso, a XP oferece uma série de carteiras automatizadas. Por meio delas, você pode investir nas principais recomendações dos nossos especialistas, com todas as atualizações feitas automaticamente pela plataforma da XP. Saiba como contratar as carteiras automatizadas.
Abra a sua conta da XP Investimentos agora. Para isso, você só precisa de um computador ou celular com acesso à internet e os dados de alguns documentos básicos para preenchimento do cadastro.

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!