Aprenda a Investir: Novo projeto da XP nasce para ajudar você a cuidar dos seus investimentos

Do básico ao avançado, em meio ao oceano de informações que há por aí, nossos conteúdos pretendem guiar e melhorar a vida financeira das pessoas

Éramos uma pequena semente plantada dentro de um projeto de conteúdo que, desde o meio do ano passado, vem democratizando os investimentos e as análises do mercado financeiro. Agora, nascemos!

O Aprenda a Investir é o novo canal da XP Investimentos criado para trazer tudo o que você procura sobre investimentos, principalmente para quem nunca teve contato com esse universo ou para aqueles investidores que precisam se inserir mais, seja conhecendo novas aplicações ou querendo entender, de forma mais simples, conceitos do dia a dia do mercado para melhorar sua vida financeira.

Nosso objetivo é se aproximar de você por meio de textos, áudios e vídeos, como se sentássemos a uma mesa juntos e jogássemos conversa fora. Aqui, a empatia é o que prevalece para entendermos a realidade, inteligência e situação financeira de cada um, a fim de levar a informação mais clara e precisa, sem rodopios, tecnicismos e estrangeirismos.Trouxemos, então, um novo conceito para os brasileiros, de fato, aprenderem a investir.

Navegue pelas nossas trilhas de conteúdos, em uma minuciosa curadoria para cada assunto que realmente importa ao seu bolso, como Ações para Iniciantes, Como Proteger sua Carteira nas Crises, Planejamento para Aposentadoria, etc.

Do básico ao avançado, em meio ao oceano de informações que há por aí, nossos conteúdos pretendem guiar e ajudar você a cuidar dos seus investimentos. Acreditamos que, assim, podemos transformar e melhorar diretamente a vida financeira das pessoas. Seja bem-vindo ao Aprenda a Investir!

Quer começar a aprender a investir? Veja 3 dicas básicas que separamos para você

E para começar, temos uma convidada especial para lhe dar boas vindas oficiais com o que fazemos de melhor: informação de qualidade. A especialista em investimentos da XP, Ana Laura Magalhães, dá 3 dicas básicas do que você precisa ponderar antes de começar a investir. Veja o vídeo a seguir:

1) Saiba o seu perfil de investidor e estude-o

Por que esse é o primeiro passo e é tão importante assim? Vamos primeiro pensar em um exemplo que todos nós passamos um dia para entender o tamanho da relevância do autoconhecimento no processo de investir.

Você, provavelmente, já deve ter alguma profissão ou está em busca da carreira ideal e dos sonhos. Se você já exerce algo, certamente separou um tempo para pensar que tipo de trabalho combinaria com você e qual função desempenharia bem e com satisfação.

Geralmente, antes de mergulhar em uma profissão, fazemos esse exercício de autoconhecimento para sermos assertivos, afinal, gastam-se anos para concluir a formação e, muitas vezes, é preciso juntar dinheiro para estudar em uma faculdade, pagar materiais, transporte, outros cursos complementares.

Ou seja, é uma decisão muito grande para tomar. E se, por algum motivo der errado, refazer esse processo pode sair caro, mesmo o aprendizado sendo uma coisa boa no fim das contas. Por isso, quanto mais você se conhecer, mais chances você tem de acertar qual profissão se adequa ao seu perfil. E é exatamente a mesma situação com os investimentos.

É também uma decisão grande e importante colocar o dinheiro, em muitos casos suado, para render a longo prazo e, assim, atingir os seus objetivos de vida. Ao abrir conta na XP, por exemplo, você pode fazer esse teste para entende qual é o seu perfil: conservador, moderado e agressivo. A partir disso, começa o processo de investir.

Se você ainda não tem conta na XP, abra a sua aqui.

2) Verifique o quanto você pode e quer investir

Não importa se você já tem algum dinheiro guardado para investir ou se pretender começar economizando no dia a dia e ir aplicando aos poucos. As duas fomas são válidas. O que importa, em um primeiro momento, é chegar ao ato de investir.

E, caso tenha essa possibilidade e esteja com as contas em dia, é hora de definir o quanto você pode e pretende investir. Tendo isso em mente, fica mais fácil de selecionar a aplicação mais adequada.

3) Defina os seus objetivos financeiros e de vida

Por fim, o terceiro passo antes de começar a investir é definir, de forma bem clara, quais são os seus objetivos financeiros ao investir. Mas não precisa, necessariamente, ter um objetivo numérico, do tipo: quero chegar na casa dos milhões, apesar de ser uma das formas de se definir um objetivo.

Você pode querer, por exemplo, investir para a sua aposentadoria, para pagar uma boa educação aos seus filhos, para ter apenas uma reserva de emergência ou para uma viagem dos sonhos. Junto a isso, tente pensar em quanto tempo você gostaria de atingir cada objetivo.

Assim, com bastante planejamento, é possível montar uma carteira considerando todas essas metas de vida e, cada investimento escolhido, teria uma função específica, com o intuito de atingir de forma mais rápida e certeira o que você almeja.

Abra sua conta na XP de forma gratuita e rápida. E, assim, antes de começar a investir, saiba de fato qual é o seu perfil de investidor e consulte nossos assessores de investimentos em caso de dúvidas sobre os produtos disponíveis para aplicação.

Portanto, abra uma conta na XP Investimentos que nós ajudamos você a chegar mais perto da independência financeira.

XP Investimentos

Se você ainda não tem conta na XP, abra a sua aqui.

Compartilhar:


Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Receba nosso conteúdo por email

Seja informado em primeira mão, não perca nenhuma novidade e tome as melhores decisões de investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

BMF&BOVESPA

BSM

CVM