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Porto Seguro (PSSA3): Investor Day

Comparecemos na sexta-feira passada no Investor Day do Porto Seguro e tivemos uma visão positiva para a seguradora. Representando a administração, estiveram Roberto Santos (CEO), Celso Damadi (CFO), Bruno Garfinkel (Presidente do Conselho) e Emerson Faria (IRO). Os principais destaques foram: i) planos para melhora de eficiência em 2021, incluindo projetos digitais e de integração; […]

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Comparecemos na sexta-feira passada no Investor Day do Porto Seguro e tivemos uma visão positiva para a seguradora. Representando a administração, estiveram Roberto Santos (CEO), Celso Damadi (CFO), Bruno Garfinkel (Presidente do Conselho) e Emerson Faria (IRO). Os principais destaques foram: i) planos para melhora de eficiência em 2021, incluindo projetos digitais e de integração; ii) progresso da diversificação, com planos continuados; iii) iniciativas da Porto com private equity para aquisição de participações minoritárias em empresas inovadoras que tenham sinergia com a companhia; e iv) as iniciativas ESG da seguradora por meio do projeto Renova. Reiteramos nossa recomendação Neutra e preço-alvo de R$ 57,0 por acreditarmos que a Porto é bem administrada, conforme refletida em sua sinistralidade historicamente abaixo da média, mas também bem precificada.

2021. Embora vejamos o cenário competitivo para o seguro de automóveis cada vez mais intenso, o principal objetivo da administração é focar no crescimento de receita, mantendo a eficiência operacional e a rentabilidade. Especificamente, a seguradora acredita que o cross-selling será mais representativo a partir de agora, conforme seu portfólio / diversificação aumenta e sua célula de business intelligence consegue gerenciar melhor os dados dos clientes. Além disso, a seguradora também aprimorou seu serviço de atendimento com a automação de seus canais, com 21% dos clientes sendo atendidos integralmente por um robô pelo WhatsApp, mesmo quando o atendimento presencial for posteriormente necessário (detectado e enviado pelo robô).

Operacionalmente eficiente. A administração reforçou os ganhos de eficiência alcançados ao longo dos anos. O índice de eficiência da Porto melhorou 4,7 p.p. de 2015 até o 9M20, cujo ganho consideramos especialmente importante por estarmos vivenciando as menores taxas básicas de juros da história, de forma que o índice combinado (ex-resultado financeiro) nunca havia sido tão relevante. No entanto, a administração também ressaltou que a empresa ainda tem muito a melhorar com a alavancagem operacional à medida que a economia for retomada e os volumes aumentarem nos próximos anos.

Diversificação de receita. Outros segmentos além de automóveis estão crescendo consistentemente acima da média nas receitas da Porto. De 9M2016 a 9M2020, cresceu de 77 p.p. para ~50%. Como exemplo, apenas 15% dos corretores de seguros estavam distribuindo ativamente seguro de vida (vs. ~19% agora).

Reestruturação do Conselho e Comitês. A empresa destacou a renovação do conselho administrativo, com a saída de dois executivos e a entrada de Paulo Kakinoff, CEO da Gol, e Patricia Calfat, head do Youtube Brasil, com o propósito de trazer visões de diferentes indústrias para agregar na frente digital. Além disso, ressaltaram o aumento da quantidade de comitês, visando trazer mais estímulos e desenvolvimento aos executivos.

Porto Venture. A Porto iniciou o seu próprio Private Equity, visando adquirir participações minoritárias em empresas inovadoras que tenham sinergia com o Porto, mas sem alterar a sua administração. O objetivo é que o negócio adquirido maximize o potencial de rentabilidade da Porto e não apenas olhe para o ROI adquirido.

Dividendos. A administração reiterou que o aumento da distribuição de dividendos deve ser uma constante, sendo 50% de distribuição um bom ponto de partida para os investidores pensarem.

ESG. Na frente ESG, dentre as iniciativas a Porto destacou o projeto Renova Ecopeças, que é uma empresa de desmanche regulamentado pelo Detran, cujo caráter é tanto sustentável quanto econômico. A empresa ainda destacou que um carro desmanchado pode valer mais que um carro normal e que cerca de 15% das suas vendas de peças desmontadas eram classificadas como sucata, indicando o potencial e a relevância da Renova para o meio ambiente e os resultados da empresa.

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