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O que saber sobre a compra da Netshoes pelo Magazine Luiza

Na sexta-feira passada (14 de junho), os acionistas da Netshoes aprovaram a oferta do Magazine Luiza para a aquisição do controle da empresa pelo valor de US$ 3,70/ação, totalizando US$ 115 milhões (R$ 447 milhões utilizando taxa de cambio de R$ 3,89). O montante é 85% maior que a proposta inicial de US$ 2,00 feita pelo Magalu, já que a Centauro (CENT3) entrou na disputa elevando as ofertas. Estimamos um múltiplo de 0,2x EV / Vendas Online Totais (com base nos números de 2018) para a transação, que consideramos atrativo. Para comparação, a B2W está negociando em 1,0x EV / Vendas Online Totais para 2019.

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Magazine Luiza compra Netshoes por múltiplo que consideramos atrativo.

Na sexta-feira passada (14 de junho), os acionistas da Netshoes aprovaram a oferta do Magazine Luiza para a aquisição do controle da empresa pelo valor de US$ 3,70/ação, totalizando US$ 115 milhões (R$ 447 milhões utilizando taxa de cambio de R$ 3,89). O montante é 85% maior que a proposta inicial de US$ 2,00 feita pelo Magalu, já que a Centauro (CNTO3) entrou na disputa elevando as ofertas. Estimamos um múltiplo de 0,2x EV / Vendas Online Totais (com base nos números de 2018) para a transação, que consideramos atrativo. Para comparação, a B2W está negociando em 1,0x EV / Vendas Online Totais para 2019.

Acreditamos que a aquisição reforça a estratégia do Magalu para o ecommerce.

Os produtos ofertados pela Netshoes estão concentrados nas categorias de roupas e artigos esportivos, que o Magalu não tem forte exposição. Portanto, acreditamos que a aquisição (1) expande o sortimento de produtos do Magalu para itens que têm maior frequência de compra e menor tíquete médio – segundo dados do EBIT o tíquete médio de esporte e lazer é de R$246 contra R$800-1160 para eletrodomésticos/eletrônicos; e (2) traz novos clientes para a base – Netshoes tem 6,4 milhões de clientes ativos enquanto o Magalu tem 17 milhões, considerando as lojas físicas e o online. Como destacamos em nosso último relatório, a operação online do Magalu ainda é pequena se comparada a outras empresas do setor (como a B2W) e com a aquisição essa diferença diminui. Nas nossas estimativas, a Netshoes aumenta as vendas online totais do Magazine Luiza em 34% (considerando as vendas das lojas físicas, esse aumento é de 11%).

Não vemos riscos significativos para a situação financeira do Magalu.

A operação da Netshoes ainda não é rentável, com prejuízo estimado no EBITDA de R$80m em 2018 (considerando os negócios B2C e os custos corporativos). No entanto, não achamos que isso traz preocupações com relação a situação financeira do Magalu, pois a empresa tem forte geração de caixa (R$ 1,1 bilhão em 2018), não está alavancada (em 2018 o montante de caixa era superior ao valor da dívida bruta) e fez um bom trabalho nos últimos três anos aumentando sua margem EBITDA em 3 p.p. para 8% em 2018. Além disso, embora nenhum detalhe tenha sido divulgado, é razoável esperar ganhos de sinergia com os dois negócios operando em conjunto.

Temos recomendação de Neutro para o Magazine Luiza (MGLU3) com um preço alvo de R$ 205/ação para final de 2019.

Apesar do potencial de crescimento vindo da operação de marketplace (em que outros varejistas vendem seus produtos através do site do Magazine Luiza), ressaltamos a necessidade de robustez tecnológica e escalabilidade do negócio para suportar tal aceleração. Além disso, acreditamos que boa parte desse crescimento já esteja refletido nas ações que negociam a P/L de 62x para 2019, o mais alto da nossa cobertura. Para mais detalhes, acesse nosso relatório nesse link.

Mais detalhes sobre a Netshoes.

A empresa é dona dos sites de ecommerce das marcas Netshoes (com foco na venda de vestuário e artigos esportivos, criado em 2000) e Zattini (com foco na venda de artigos de moda e beleza, lançado em 2014). Além do Brasil, a Netshoes chegou a ter operações no México e na Argentina, mas que foram vendidas em agosto de 2018 e abril de 2019, respectivamente. A abertura de capital (IPO) na Bolsa de Nova York aconteceu em abril de 2017 com preço de US$ 18,0/ação e, desde setembro de 2018, a varejista iniciou negociações para possível venda.

Gráfico e tabela nas cores cinza e amarelo, demonstrando o crescimento em vendas da Netshoes após ser comprada pelo Magazine Luiza.

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