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Natura&Co. (NTCO3): Atualizações da Onda 2 e últimas tendências

Neste relatório trazemos o feedback da reunião com o CEO da NTCO LatAm e das reuniões com a Diretora de RI

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Feedback da conversa com o CEO da NTCO LatAm e da rodada de reuniões com a Diretora de RI

Realizamos uma reunião com o CEO da Natura&Co. LatAm, João Paulo Ferreira (JP), bem como um NDR com a equipe de RI da NTCO a fim de obter atualizações sobre as iniciativas estratégicas da empresa e as últimas tendências. As principais mensagens de nossas conversas foram: i) A Onda 2 está no caminho certo, com os ajustes nos desafios operacionais em andamento; ii) A integração logística no Brasil ocorrerá no segundo trimestre e o lançamento no Chile já acontecendo; iii) Os investimentos na Natura estão a todo vapor, ao passo que o foco da Avon está no reposicionamento da marca; iv) Alguns ruídos no quarto trimestre, porém tendências sólidas à frente; e v) Estratégia corporativa de longo prazo e alocação de capital em discussão, mas ainda sem decisões. Mantemos a nossa recomendação de Compra.

A Onda 2 está dentro do previsto, com os desafios operacionais sendo ajustados. Como esperado, o lançamento da Onda 2 veio com alguns problemas operacionais, tais como (i) logística (atrasos / prazos de entrega mais longos); (ii) ajustes na base de gerentes das consultoras (líderes); e (iii) falta de produtos. No geral, estas questões estão sendo endereçadas, com (i) a maior parte normalizada no início do primeiro trimestre, (ii) o último ajuste no 1º ciclo de 2024 e (iii) precisando de 2-3 trimestres para serem ajustados, pois precisam de dados sobre o novo padrão de compras das consultoras para prever melhor a demanda de SKUs. Além disso, o JP observou que os canais do Peru e da Colômbia já se estabilizaram, enquanto a atividade das consultoras brasileiras é sólida.

Próximo passo: integração logística no Brasil e lançamento no Chile. JP comentou que a empresa deverá implementar a fase final da Onda 2 no Brasil (integração logística/de pedidos) em maio, uma vez que ainda estão trabalhando na integração dos CDs do Sudeste e a fim de evitar qualquer problema com o Dia das Mães. Em relação ao plano da Onda 2 da América Latina, ela foi lançada no Chile este mês, sendo o México o próximo da fila, embora eles precisem primeiro ajustar o modelo de negócios do país.

Os investimentos na Natura estão acelerando; a Avon ainda está para trás. A NTCO tem acelerado os investimentos em P&D e marketing para a Natura, com um sólido pipeline de produtos e um time to market mais ágil. No entanto, os investimentos em marketing na Avon ainda estão sendo segurados, uma vez que a empresa está trabalhando no reposicionamento da marca para então acelerar os investimentos.

Alguns ruídos no quarto trimestre, porém tendências sólidas à frente. Dados os desafios operacionais mencionados acima referentes a Onda 2 e a desvalorização cambial da Argentina, o quarto trimestre deve ser um pouco nebuloso, embora seja beneficiado pela melhoria da produtividade e das métricas de rentabilidade, pela forte sazonalidade do trimestre e por bases comparativas fáceis. Quanto à 2024, esperamos continuar a ver alguns efeitos não recorrentes à medida que a implementação da Onda 2 continua, porém com uma dinâmica positiva de produtividade das consultoras e rentabilidade. 

Alocação de capital sendo debatida. A empresa continua discutindo sua estratégia corporativa de longo prazo, com alternativas (na nossa opinião, como o pagamento de dividendos) para levar a sua atual posição de caixa líquido a um nível ideal (de ~1,5x Dívida Líquida/EBITDA) entre os tópicos debatidos. Espera-se uma nova rodada de discussões no curto prazo, em que uma decisão poderá (ou não) ser tomada e anunciada ao mercado.

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