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Mobly investe em lojas físicas, mas foco continua sendo digital, diz CEO

Victor Noda, CEO da Mobly, participou da série Expert Talks e falou sobre o desempenho e perspectivas para a empresa de móveis e decoração

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Fundada em 2011 como um e-commerce de móveis e decoração, a Mobly inaugurou sua primeira loja física em São Paulo em 2019. Desde então, a empresa abriu outras 11 lojas físicas, incluindo megastores, outlets e lojas operadas por franqueados. Apesar da expansão, o foco da Mobly segue sendo digital, afirmou o CEO da empresa, Victor Noda, durante live Expert Talks.

“A gente espera que lojas físicas representem pouco mais de um terço da nossa venda no longo prazo. Sendo de fato uma complementaridade para o nosso negócio, mas o ‘core‘ da Mobly vai continuar sendo digital. Esse é o nosso foco do negócio”, disse.

Durante a live transmitida nesta segunda-feira, 6 de setembro, Noda falou sobre o desempenho da empresa, comentou o IPO da Mobly, ocorrido neste ano, e os desafios do setor em meio à pandemia de Covid-19. Veja os principais pontos da conversa dele com a analista de varejo da XP Danniela Eiger.

Estreia na bolsa

A Mobly estreou na bolsa em fevereiro de 2021. Segundo Noda, a decisão de abrir o capital da empresa veio, principalmente, pela questão de governança. “Quando a gente abre capital, a gente garante que os interesses estão 100% alinhados”, disse ele.

O executivo contou que o processo de IPO trouxe aprendizados, foi “supercorrido” e que a oferta de ações atraiu os olhares de fora do país. “Mais de 60% dos nossos investidores foram internacionais”, afirmou. Segundo ele, com o IPO, a companhia conseguiu fazer as iniciativas planejadas.

Entre os objetivos estavam o fortalecimento de capital de giro, investimento em marketing e publicidade e, ainda, a expansão de lojas físicas e de centros de distribuição.

Lojas físicas em expansão

Segundo Noda, a empresa se apoia em quatro grandes pilares para crescer. Um deles é a estratégia omnichannel, ou seja, a integração dos diversos canais de venda, como lojas físicas e virtuais. Nesse sentido, as lojas físicas se mostraram “extremamente rentáveis”, destacou o executivo, além de trazer maior reconhecimento de marca.

Outro pilar da empresa é a da variedade de produtos oferecidos. Hoje são mais de 250 mil itens, de acordo com o CEO. E o objetivo da empresa é expandir cada vez mais esse leque, com a oferta de mais categorias. “Dentro de casa, oferecer decoração, iluminação, cama mesa e banho, utilidades domésticas. Isso ajuda muito na recorrência [de compra]”, explicou Noda. A empresa está expandindo, por exemplo, a oferta de produtos de reforma e construção, como itens metálicos e ferramentas.

O terceiro pilar da companhia é a logística, afirmou Noda. Cerca de 50% das entregas são feitas pela empresa própria, a Mobly Log, o que, segundo ele, reduz o prazo de entrega e reduz custos. Por último, a Mobly se apoia na tecnologia. “A gente usa muito a ciência de dados para otimizar o negócio.”

Impacto da pandemia e perspectivas

Durante a live, o cofundador da Mobly também lembrou sobre o impacto enfrentado pelo setor pela pandemia de Covid-19. A queda brusca nas vendas veio em meados de março do ano passado, mas depois houve um crescimento nas vendas online.

O segundo e o terceiro trimestres de 2020 foram de pico, com a procura por cadeiras e escrivaninhas. No quatro trimestre, no entanto, houve um arrefecimento na procura online após a reabertura das lojas físicas. Em 2021, de acordo com Noda, o “movimento de mercado tem sido positivo, embora a comparação com o ano passado seja desafiadora”. No segundo trimestre deste ano, a Mobly registrou prejuízo de R$ 17 milhões.

“As pessoas começaram a tratar a casa de maneira diferente. No ano passado, a gente viu muito essa questão do escritório, de a pessoa transformar a casa num ambiente de trabalho”, afirmou o executivo.

Já a partir do começo deste ano, a empresa notou uma maior procura dos clientes por produtos para sala de estar e sala de jantar. “É um movimento do consumidor passando mais tempo em casa e aí investindo naqueles ambientes em que ele está em comunidade, está com a família”, disse o CEO.

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