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Mercado Livre (MELI34): Iniciando a cobertura com recomendação de Compra

Estamos iniciando a cobertura da MELI. Leia a nossa visão.

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Estamos iniciando a cobertura de MELI34 com recomendação de Compra e um preço-alvo de R$118/BDR. Nossa visão positiva é apoiada por: i) tendências estruturais de mercado positivas, já que a penetração do e-commerce e a bancarização na América Latina ainda estão abaixo dos níveis de países desenvolvidos; ii) histórico de execução sólido da companhia, que está sempre à frente das principais tendências e realiza os investimentos necessários para se posicionar bem em relação aos outros players do setor; iii) ecossistema incomparável, que oferece uma solução de serviço completa para vendedores e clientes finais; e iv) principais alavancas de monetização ainda a serem destravadas, principalmente em Ads e Serviços Financeiros, que devem ser apoiadas por uma proposta de valor competitiva em seu marketplace.

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Trazendo novas perspectivas sobre o E-Commerce. Em nosso relatório, compartilhamos várias análises e insights sobre o negócio de e-commerce do MELI, que consideramos o coração de seu ecossistema: 1) apresentamos uma visão detalhada das categorias de alimentos e vestuário, que têm a menor penetração de e-commerce e podem gerar grandes retornos, com nossa análise mostrando que o MELI é competitivo em termos de preços e tempo de entrega, mas fica atrás em experiência do usuário (UX) principalmente em moda; e 2) comparamos o posicionamento das marcas nas Lojas Oficiais em relação ao seu próprio e-commerce e observamos que elas são mais competitivas no MELI e, assim acreditamos que isso pode abrir espaço para o desenvolvimento de um novo canal (F2C).

A competição deve ser monitorada de perto. Embora enxerguemos o MELI bem posicionado para continuar ganhando market share, o cenário competitivo é um tópico importante a ser monitorado, especialmente diante de dinâmicas macro mais fracas. Assim, analisamos a Shopee no Brasil, a Amazon no Brasil e no México e as lições aprendidas com as movimentações do TikTok Shop no exterior. Nossa conclusão é que o cenário ainda não gera grandes preocupações, mas podemos ver dinâmicas se deteriorando no Brasil à medida que Shopee e Amazon aceleram seus investimentos.

Marketplace e logística como alavancas de retenção. Em nossa visão, o MELI buscará sempre oferecer a proposta de valor mais competitiva e atrativa em seu marketplace para garantir que o público de seu ecossistema continue expandindo e não migre para outros players. Assim, acreditamos que os take rates (ex-Ads) devem permanecer relativamente estáveis ao longo do tempo, enquanto acreditamos que o MELI manterá o foco em tornar o P&L de Envios positivo.

Ads e Mercado Pago como as principais alavancas de valor. Apresentamos uma análise detalhada sobre o potencial de Ads, observando como a América Latina e o MELI estão posicionados em relação às dinâmicas globais, bem como as ofertas do MELI e seu potencial em termos de destravamento de valor. Nossa conclusão é que isso pode destravar mais de US$2 bilhões de EBIT nos próximos 5 anos. Quanto ao Mercado Pago, vemos tendências estruturais favoráveis pela frente, já que a América Latina continua bem atrás dos principais KPIs dos mercados desenvolvidos, enquanto acreditamos que a MELI e a NU podem ser aliadas para desenvolver o mercado mexicano.

Continue investindo, mas atenção aos custos (necessários) ao longo do caminho. Em nossa visão, uma das principais forças estratégicas do MELI é a capacidade da empresa de antecipar tendências/ oportunidades estruturais e investir quando necessário, independentemente da dor de curto prazo. Isso aconteceu no passado, quando o MELI se concentrou em escalar seu marketplace e construir sua rede logística, com ambos se tornando vantagens competitivas chave em relação aos concorrentes. Acreditamos que isso acontecerá novamente em 2025, com investimentos em logística e P&D e crescimento de cartões de crédito, o que deve levar a uma pressão de curto prazo, mas ganhos no longo prazo. Como resultado, nossa estimativa de Lucro Líquido para 2025-26 está 5-10% abaixo do consenso (37x P/E 2026 – 40% abaixo da média de 3 anos), embora com uma recomendação de Compra, pois acreditamos que tais investimentos devem destravar valor e ser fundamentais para sustentar a posição de liderança da empresa na América Latina.

Tópicos abordados:

Iniciando com recomendação de Compra. Nossa visão positiva é apoiada por: i) tendências estruturais positivas do mercado, uma vez que a penetração e a bancarização do e-commerce na América Latina ainda está abaixo dos níveis dos países desenvolvidos; ii) o histórico sólido de execução da companhia, sempre à frente das principais tendências e com os investimentos necessários para se posicionar à frente de seus concorrentes; iii) seu ecossistema incomparável, que oferece uma solução de serviço completo para vendedores e clientes finais; e iv) alavancas-chave de monetização a serem destravadas, principalmente em Ads e serviços financeiros, que devem ser apoiados por uma proposta de valor competitiva em seu mercado. Neste relatório, exploramos os principais temas da tese de investimento do MELI, dividindo a discussão em:

  • MercadoLibre: compartilhamos as principais tendências estruturais esperadas para o e-commerce na América Latina, uma vez que a região ainda está atrás em níveis de penetração de outros mercados desenvolvidos. Em termos de categorias, alimentos e vestuário se destacam como as maiores oportunidades, que também são categorias de foco para o MELI. Nesta seção, fornecemos:
    • Categorias de alimentos e vestuário, com uma análise detalhada das tendências de mercado, análises de preços comparando preços e tempos de entrega entre o MELI e players online (marketplaces/especializados), as principais lacunas de UX do MELI em vestuário e melhorias sendo desenvolvidas;
    • Lojas Oficiais, que vemos como uma alavanca para explorar outro canal (F2C), já que a nossa análise de preços mostra um posicionamento competitivo em relação ao e-commerce próprio das marcas; e
    • Competição, com foco em (1) Shopee no Brasil, analisando sua história no país, uma comparação das principais ofertas em relação ao MELI, um mapeamento da percepção dos consumidores em relação ao MELI; (2) Amazon no Brasil e no México, estudando sua história na região e os próximos passos, com outra comparação das principais ofertas em relação ao MELI; e (3) aprendizados da entrada do TikTok Shops em outros mercados e suas implicações para o Brasil.
  • Mercado Envios: estimamos que o P&L independente dessa unidade de negócios seja negativo, o que não esperamos que impulsione a rentabilidade, mas sim que seja uma alavanca de retenção.
  • Mercado Ads: realizamos uma análise aprofundada da oportunidade de Ads, observando como a América Latina e o MELI estão posicionadas em relação às dinâmicas globais, bem como as ofertas do MELI e seu potencial em termos de destravamento de valor.
  • Mercado Pago: analisamos o potencial do Mercado Pago a partir de três perspectivas diferentes: 1) o tamanho da oportunidade de mercado de longo prazo com base na América Latina em comparação com os mercados desenvolvidos; 2) a oportunidade no México, com uma comparação das propostas da MELI e da NU e como elas poderiam ser aliadas no desenvolvimento do mercado; e 3) o que esperar dos resultados da Fintech, que devem ser pressionados no curto prazo, dada a maior ênfase na construção de uma carteira de crédito como uma alavanca para impulsionar a principalidade.
  • Visão Macro: apresentamos uma visão macro dos 3 principais mercados da MELI: Brasil, México e Argentina. Esperamos dinâmicas mais fracas para o Brasil e o México, embora este último dependa muito de como a relação do país com Trump evolui. Quanto à Argentina, esperamos que o crescimento do PIB retome, mas ainda com incertezas em relação ao ritmo da recuperação e às dinâmicas de câmbio.
  • Valuation: compartilhamos nossas principais estimativas, com uma visão mais cautelosa do que o consenso sobre o lucro (lucro líquido estimado para 2025-26 de 5-10% abaixo do consenso), pois esperamos que os investimentos contínuos em logística e na construção de uma carteira de cartões de crédito mais robusta pressionem as margens de curto prazo. No entanto, acreditamos que tais investimentos devem trazer retorno à medida que os grupos se amadurecem e o crescimento da carteira se normalize. Além disso, apresentamos nosso preço-alvo para o final de 2025 R$118/BDR, o que implica um múltiplo de P/E de 37x em 2026, aproximadamente 40% abaixo da média histórica de 3 anos.

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