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Feedback do Fórum E-commerce Brasil; O que aprendemos no maior evento de E-commerce da América Latina

Confira o que aprendemos no maior evento de E-commerce da América Latina

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Na semana passada, comparecemos à 13ª edição do Fórum E-commerce Brasil, o maior evento de e-commerce da América Latina, com mais de 200 palestrantes de diversos perfis, desde empresas listadas a vendedores, startups e consultores. Apesar de não termos conseguido comparecer à todas as apresentações, tiramos conclusões interessantes como i) as principais tendências para o e-commerce; ii) perfil de compras dos consumidores; iii) dinâmicas competitivas; e iv) soluções logísticas. Mantemos nossa visão cautelosa para o setor, uma vez que os resultados de curto prazo devem seguir impactados pela dinâmica macro desafiadora e cenário competitivo acirrado.

Os principais aprendizados do evento foram:

  • Apresentando as tendências para o futuro: Participamos de apresentações do TikTok, Amazon, MELI, Etsy, Twitch e antigos executivos da Meta, onde foram discutidas as tendências para varejo global: i) Community Commerce: com os consumidores cada vez mais buscando marcas que se conectem com suas crenças e que permitam participar em sua construção; ii) A mídia no varejo digital como a terceira onda do e-commerce, seguindo as buscas (1ª onda) e mídias sociais (2ª onda), enquanto a dependência de dados de terceiros não é sustentável; iii) O Metaverso está mais próximo do que pensamos, com estimativas indicando para um mercado de US$800bi em 2024; e iv) Personalização é chave, com os consumidores cada vez compartilhando mais dados para melhoria de sua experiência de compra, exigindo que as varejistas extrapolem e desenvolvam melhor a análise de dados (como por exemplo anunciar itens infantis durante o processo de compra de produtos correlacionados, como carros populares entre famílias).
  • Segmentando os consumidores entre diferentes perfis. A GFK compartilhou um estudo que mapeia os diferentes perfis de consumidores (o receptivo digital, entusiasta em marcas, o agnóstico de marca, tradicional de baixo valor, o pragmático, o buscador de lojas e o comprador de alto valor) destacando seus principais padrões de compras, suas participações nos diferentes canais e quais plataformas entregam o maior valor pra cada um.
  • Shopee não sairá do Brasil tão rápido. De acordo com a YipitData, a empresa asiática registrou um GMV de R$ 1,5 bilhão em maio – um recorde no país – com a plataforma já contando com 250 mil sellers (a maior parte deles locais), ~200 lojas oficiais, 6 CDs e um ticket médio abaixo de R$50 no Brasil. A YipitData no entanto, destacou que a empresa não aumenta sua base de vendedores desde mar/22.
  • Alibaba não tão investido, mas presente. O Sr. William Tang (Diretor de Operações do Alibaba Brasil) mencionou que a empresa já tem 8 voos semanais chegando da China, e que a empresa pretende instalar 5 mil armários para a retirada de compras online (lockers) no Brasil, com 1,5mil apenas em São Paulo.
  • Aceleração da logística própria; Correios em movimento. À medida que as varejistas continuam internalizando a logística para oferecer uma experiência melhor (mais barata/mais rápida) aos consumidores, os Correios estão tentando recuperar o atraso para se manterem competitivos. O CFO dos Correios destacou que atualmente o prazo média de entregas é de 1,1 dia para compras nacionais, vs. 5,35 dias em jul/20. Entretanto, destacamos que o YipitData mostra que a logística proprietária ainda é mais rápida nas grandes cidades, com o MELI se destacando como a escolha mais rápida vs. Magalu e Shopee. Além disso, o Shopee está migrando dos Correios para o Shopee Express; atualmente ~50% de suas entregas são feitas pelos Correios vs. ~60% há 3 meses.
  • Magalu lança Entregas Rodo. Durante sua apresentação, Fred Trajano apresentou pela primeira vez o Magalu Entregas RODO, solução logística proprietária para a entrega de itens pesados (acima de 30kg) para sellers.

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