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Carrefour Brasil (CRFB3): Vendas preliminares em linha com as nossas expectativas no 1T23

O Carrefour (CRFB3) reportou seus resultados de vendas do 1T23. Veja a nossa visão no relatório.

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Vendas mesmas lojas desaceleram devido à renda disponível mais apertada e deflação de alimentos

O Carrefour Brasil divulgou a sua prévia de vendas do 1T23, com números em linha com as nossas estimativas. O SSS (Vendas mesmas lojas) consolidado apresentou um crescimento de +6% A/A (ex-postos), com números semelhantes tanto para o Atacarejo quanto para a operação do varejo, embora as vendas brutas tenham sido mais fortes no varejo devido à contribuição mais forte do processo de conversão do BIG. A companhia destaca também que o desempenho da receita foi impactado negativamente pela desaceleração da inflação de alimentos no período, além do aumento da concorrência no formato do atacarejo e base de comparação mais forte no Atacadão. Em relação à integração do BIG, a companhia destacou que espera concluir todas as conversões até junho de 2023, antes do prazo, além de ter reiterado mais uma vez as indicações de captura de sinergias de R$2 bilhões por ano até o fim de 2025. Mantemos nossa recomendação Neutra e preço-alvo de R$20,0/ação.

Analisando os números

No Atacadão, destacamos que (i) o crescimento orgânico foi de +10% A/A, com o volume de vendas na base mesmas lojas em patamares inferiores ao ano passado; (ii) foram abertas 3 lojas orgânicas no trimestre, com expectativa de 10 a 15 para 2023, incluindo conversões do Carrefour varejo para Atacarejo entre elas; e (iii) o aumento de vendas das lojas de hipermercado convertidas para Atacarejo é de quase 2x segundo a companhia, que se compara a 2,2x do ASAI.

No varejo, destacamos (i) a forte contribuição da integração do BIG para o crescimento do formato, em +33% A/A; (ii) o segmento não-alimentar continua mostrando sinais de recuperação e superou a performance da categoria alimentar, possivelmente beneficiado pelo efeito da reestruturação da AMER no trimestre, com SSS de +9% A/A; (iii) o impacto estimado no SSS do CRFB devido à reabertura das lojas convertidas do Extra foi de -1,24 p.p A/A; e (iv) a penetração da marca própria atingiu níveis recordes (21%), impulsionada pela renda disponível mais apertada da população e seu posicionamento de preços mais acessível.

Por fim, o Sam’s Club apresentou o melhor desempenho de vendas mesmas lojas do grupo, de +7,6% A/A, beneficiado pelo crescimento da base de clientes (+7%), enquanto a companhia continua adotando uma abordagem mais conservadora no Banco Carrefour, embora o faturamento bruto tenha acelerado sequencialmente para +15% A/A (contra +7% no 4T22), beneficiado pelo processo de integração das lojas do BIG.

Tabela de comparação: Estimativas vs. resultados divulgados

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