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BRF (BRFS3): 1T20 com fortes resultados em todos os segmentos; mantemos recomendação de Compra

A BRF apresentou resultados mais fortes do que o esperado no 1T20, com EBITDA ajustado de R$ 1.251 milhões acima da nossa estimativa de R$ 1.046 milhões.

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A BRF reportou resultados mais fortes do que o esperado no 1T20, com EBITDA ajustado de R$ 1.251 milhões acima da nossa expectativa de R$ 1.046 milhões, excluindo o impacto não recorrente da provisão para ação coletiva no valor de R$ 204 milhões. A margem EBITDA consolidada de 14% veio acima da nossa estimativa de 12,2% e do valor de 10,2% no 1T19.

A relação dívida líquida / EBITDA da BRF caiu de 6,1x no 1T19 para 2,7x no 1T20, mas cresceu um pouco na comparação trimestral (2,5x no 4T19) devido a efeitos cambiais não-caixa (aumento de 0,36x atribuível exclusivamente a esse efeito, de acordo com a empresa), parcialmente compensados pela sólida geração de caixa.

Vemos as ações negociando a um patamar atrativo de 5,7x EV/EBITDA em 2020 e mantemos nossa recomendação de compra.

Além disso, a BRF estendeu seu prazo médio de endividamento de 3,1 para 4,5 anos e contratou linhas de crédito de R$ 1,4 bilhão com prazo de um ano. Dessa forma, a empresa encerrou o trimestre com um total de RS 10,5 bilhões de liquidez imediata, reforçando sua balanço para enfrentar um cenário adverso e volátil como o atual.

Por fim, a empresa destacou que continua atenta às oportunidades de fusões e aquisições. Em Abril, a BRF concluiu duas transações, adquirindo os 25% restantes na Al Wafi Al Takamul International (empresa responsável pela distribuição de produtos da BRF na Arábia Saudita) e a aquisição de 100% da Joody Al Shargiva Food Production Factory, uma empresa de processamento de alimentos na Arábia Saudita, por aproximadamente US$ 8 milhões.

A BRF também reforçou seu compromisso com o desenvolvimento de uma nova planta de processamento de alimentos na Arábia Saudita, com investimentos totais estimados em US$ 120 milhões, conforme memorando de entendimento assinado com a SAGIA, a autoridade de investimentos local.

Brasil: fortes resultados tanto em preços quanto em volumes

O EBITDA ajustado do Brasil de R$ 611 milhões ficou acima da nossa expectativa de 428 milhões, com uma margem EBITDA de 13% vs. XPe de 10%, e 363 pontos base acima da margem do 1T19. Anualmente, as receitas aumentam 18%, com preços 7% mais altos no período (-1% T/T) e volumes 11% mais fortes (-8% T/T).

O principal destaque do segmento Brasil foi o bom desempenho do segmento de alimentos industrializados, cujos volumes cresceram 15% na comparação anual, em função de campanhas de marketing e uma demanda mais forte, entre outros fatores.
 
O desempenho favorável da receita líquida mais do que compensou os custos crescentes devido aos custos cada vez mais altos dos grãos, levando a uma expansão da margem bruta de 3,5 p.p. A/A, atingindo 24,7% no 1T20.

No final do 1T20, a participação de mercado consolidada da BRF atingiu 43%, uma queda de 2 p.p. na comparação anual, seguindo a estratégia da empresa de impulsionar a lucratividade da operação reposicionando preços.

Mercado Halal ainda sob pressão devido a restrições de importação, mas com performance acima do esperado

O EBITDA ajustado do Halal de R$ 237 milhões ficou acima da nossa expectativa de R$ 201 milhões, com uma margem EBITDA de 10% vs. XPe de 9%. Anualmente, os volumes cresceram 3% e os preços 12%.

Isso aconteceu porque os preços começaram a reagir à restrição de oferta estabelecida desde janeiro de 2019, quando as autoridades da Arábia Saudita decidiram reduzir o número de plantas brasileiras habilitadas para exportar para o país, incluindo algumas da BRF.
 
Além disso, o mercado iraquiano ainda está parcialmente restrito à importação de produtos da Turquia, afetando negativamente os preços tanto no mercado turco quanto nos países vizinhos. Tais restrições afetam o mix de produtos e, somadas ao aumento das despesas com frete e ao aumento dos custos dos grãos, explicam a maior parte da redução na margem bruta, que diminuiu 340 pontos-base na comparação anual. No entanto, os volumes de exportação da Turquia para o Iraque se recuperaram gradualmente ao longo do trimestre.

Pelo lado positivo, na Turquia, a participação de mercado da BRF cresceu 4 p.p. na comparação anual, atingindo 20,6% no 1T20, como resultado da estratégia de fortalecimento da marca Banvit. Em relação ao mercado Halal como um todo, a BRF encerrou o trimestre com uma participação de mercado de 35,4%, mantendo uma ampla posição de liderança de mercado, segundo dados da Nielsen.

Outros mercados internacionais, ainda impulsionados pela PSA na China, superam nossas estimativas

O EBITDA ajustado do segmento de outros mercados internacionais (ex Halal) de R$ 445 milhões ficou acima da nossa expectativa de R$ 388 milhões, com uma margem EBITDA de 26,8% versus XPe de 22,8%. Os preços superaram nossas estimativas em 3,8% (+ 29% A/A, sendo + 9% um aumento no preço em dólares e +18% resultado da desvalorização cambial do real em relação ao dólar).

Os volumes, por outro lado, ficaram 6% abaixo da nossa expectativa, mas ainda +13% acima na comparação anual, devido à continuidade dos efeitos da Peste Suína Africana (PSA), que segue afetando a oferta de proteínas em vários países asiáticos, particularmente na China, resultando em maior demanda por produtos importados.
 
Na China, por exemplo, os volumes aumentaram 89,5%, particularmente beneficiados por um aumento no número de plantas habilitadas. De acordo com a BRF, Japão e Singapura também passaram por melhoras na dinâmica comercial, tendo em vista o receio dos importadores com a possível falta de frango no mercado, dado o aumento da demanda chinesa.

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