Brasil
Sem grandes movimentações no tabuleiro eleitoral neste início de semana, o jornal O Globo reporta que aliados do senador Flávio Bolsonaro têm intensificado as buscas por um marqueteiro para compor sua equipe de campanha, diante da necessidade de diminuir sua rejeição e reduzir as resistências fora do núcleo bolsonarista. Segundo a nota, Flávio tem conversado com diferentes profissionais em busca de alguém que consiga oferecer um roteiro consistente para a disputa presidencial. A avaliação é que a campanha precisará sair de pautas identitárias para ganhar força e que é preciso profissionalizar a produção de conteúdo, integrando redes, imprensa e agenda territorial – pontos vistos como falhas recorrentes nas campanhas anteriores do campo bolsonarista (https://tinyurl.com/mryrybju). Fora da publicidade, há o desafio de avançar eleitoralmente no Nordeste, onde historicamente Lula leva vantagem. A CNN, contudo, registra que Flávio tem enfrentado dificuldade para viabilizar palanques na região, onde candidatos de centro-direita estariam ponderando o impacto que um apoio ao filho de Bolsonaro poderia trazer (https://tinyurl.com/2dgv78ss). No centro dessas articulações também aparece Rogério Marinho. Em entrevista ao Valor, ele disse que “a arrumação dos palanques está acontecendo” e que a prioridade será aprofundar conversas com partidos como PP, União Brasil, Republicanos e Podemos (https://tinyurl.com/yt36x4ww).
Em paralelo, segue a expectativa pela visita de Tarcísio de Freitas a Jair Bolsonaro, remarcada para esta quinta-feira. A CNN registra que o ex-presidente deve aproveitar a oportunidade para pedir um maior engajamento do governador na pré-candidatura de Flávio. De acordo com a nota, Bolsonaro quer que Tarcísio “entre de cabeça” na campanha presidencial do senador, visando fortalecer a unidade da direita para a disputa de outubro (https://tinyurl.com/28kovczz). O governador voltou a afirmar ontem que que vai “continuar lutando” para que o ex-presidente possa cumprir sua sentença em regime domiciliar. Apesar de não ter participado da manifestação organizada por Nikolas Ferreira, elogiou o deputado e disse que o ato não atrapalha a relação com o STF (https://tinyurl.com/mr3bwjh3).
Do outro lado, o presidente Lula também mantém a atuação para viabilizar palanques estaduais, mas com olhar especial à região Sudeste. As indefinições seguem tanto em Minas Gerais quanto em São Paulo (https://tinyurl.com/mvx8b4hv). Para o Palácio dos Bandeirantes, o jornal O Globo reporta que governo e PT têm intensificado a pressão sobre Fernando Haddad e que, apesar da contrariedade que o ministro vem demonstrando em concorrer nas eleições deste ano, Lula tem avançado no processo de convencimento para que ele encare a campanha ao governo estadual (https://tinyurl.com/ueucb98u). Já o Estadão pontua que Lula convidou Haddad para integrar sua comitiva na viagem à Índia, que ocorrerá entre os dias 19 e 21 de fevereiro. O ministro da Fazenda, portanto, deve permanecer no cargo até lá (https://tinyurl.com/3eypa2ed).
Destaque também para a conversa por telefone realizada ontem entre os presidentes Lula e Donald Trump (https://tinyurl.com/5a5veb4h). De acordo com as informações divulgadas pelo Planalto, em cerca de 50 minutos os dois líderes conversaram sobre temas como economia, o Conselho da Paz, a reforma da ONU, o combate ao crime organizado e a situação da Venezuela (https://tinyurl.com/mw6zzrxx) – nesta que foi a primeira conversa entre ambos desde que a operação americana retirou Nicolás Maduro do poder. Ainda segundo a Secom, os dois chefes de Estado concordaram com uma visita do presidente Lula a Washington, após a viagem do brasileiro à Índia e à Coreia do Sul, em data a ser fixada em breve (https://tinyurl.com/3srwb9kb). A CNN afirma que a conversa foi avaliada como positiva pelo governo brasileiro e que a visita de Lula aos Estados Unidos acontecerá no mês de março (https://tinyurl.com/5yz3thr3).
Com relação ao Conselho da Paz, Lula teria proposto que a iniciativa seja limitada à situação na Faixa de Gaza e preveja um assento para a Palestina (https://tinyurl.com/2s493h9c). Segundo o Valor, o ajuste proposto é tratado como essencial nos bastidores do Planalto para que o Brasil aceite o convite. A avaliação no entorno de Lula é que o Brasil não poderá apoiar a criação de um órgão que enfraqueça instâncias da ONU e que, caso Trump não aceite fazer esse tipo de distinção, dificilmente haverá espaço para que o presidente brasileiro aceite a proposta (https://tinyurl.com/5n6vvdn7).
Por fim, o G1 sustenta que o caso no Supremo relativo às emendas de relator, que está sob relatoria do ministro Flávio Dino, foi tema de conversas entre magistrados da Corte e deve entrar em votação ainda no primeiro semestre do ano. Segundo o veículo, ministros do STF defenderam pautar o caso ainda em março, antes do fim do prazo de desincompatibilização para quem irá concorrer a cargos na eleição de outubro, previsto para começar em abril. A presidência do tribunal, entretanto, teria como avaliação que um atraso de alguns meses evitaria pedidos de vista e a paralisação da votação (https://tinyurl.com/22uzph52).
Monitor de pesquisas: Para esta semana, levantamentos nacionais conduzidos pelo Paraná Pesquisas e pelo Jota podem ser divulgados a partir de quinta-feira e domingo, respectivamente. Outras duas pesquisas estaduais, com perguntas sobre a eleição presidencial, devem ser divulgadas hoje (São Paulo) e quinta-feira (Paraná).
Agenda BCB: Hoje é o primeiro dia de reunião do Copom.
Agendas de Lula e Haddad: Lula viaja hoje ao Panamá, onde participa do Fórum Econômico Internacional, na quarta-feira (https://tinyurl.com/ye24zdrz). A agenda de Haddad não havia sido atualizada até a publicação deste material.
Agenda local de dados: Às 9h o IBGE divulga o IPCA-15 de janeiro, com o mercado e a XP antevendo uma alta de 0,22% m/m. Na média móvel de três meses, dessazonalizada e anualizada, a média dos núcleos deve ficar estável em 3,5%, enquanto serviços subjacentes devem recuar na margem (de 5,8% para 5,4%) e serviços intensivos em mão de obra devem avançar de 7,4% para 7,8%. Para “emplacamento e licença”, antevemos queda de 0,05% m/m – este subitem é particularmente importante nesta leitura, pois, por questões metodológicas, sua variação é repetida em todos os demais meses do ano. Na sexta-feira publicamos um breve resumo sobre o que esperar da leitura do IPCA-15 (https://tinyurl.com/mwep9k9d). Às 10h30 o Tesouro publica o edital do leilão de NTN-B e LFT.
Internacional
O presidente Donald Trump anunciou ontem que está elevando para 25% as tarifas sobre a Coreia do Sul relacionadas a importações de automóveis, madeira e produtos farmacêuticos, ao acusar o Legislativo do país aliado de “não cumprir” o acordo comercial firmado com Washington (https://tinyurl.com/pp7ffw35).
Agenda internacional de dados: Os lucros industriais da China fecharam o ano de 2025 com alta de 0,6% ante 2024. Nos EUA, teremos ADP semanal, às 10h15, preços de imóveis, às 11h00 e confiança do consumidor do Conference Board, às 12h.


XP News Clipping
Capas dos jornais: https://tinyurl.com/mvzuu9cj
IPCA-15
XP Macro & XP Macro Strategy: What to Expect from the January IPCA-15 (https://tinyurl.com/mwep9k9d)
Copom
XP Macro – Esquenta do Copom – Juros menos contracionistas adiante (mas não agora) (https://tinyurl.com/mr342jky)
XP Macro Strategy: Rebuilding the Curve: What moved Copom odds since the last meeting (https://tinyurl.com/2s4z4x6b)
Valor: É difícil encontrar motivo para não cortar a Selic em janeiro, diz ex-BC Tiago Berriel (https://tinyurl.com/4few6sb3)
Eleições
Valor: Direita vive impasse sobre unificação na disputa presidencial após Flávio se lançar (https://tinyurl.com/yt36x4ww)
O Globo: Flávio Bolsonaro enfrenta impasse na busca por marqueteiro, tem dificuldade de montar palanques e tenta reduzir rejeição (https://tinyurl.com/mryrybju)
Estadão: Netanyahu dá boas-vindas a filhos de Bolsonaro e ministro de Israel deseja sorte a Flávio na eleição (https://tinyurl.com/yc5bedce)
Folha: Lula ainda sem palanque em Minas (https://tinyurl.com/mvx8b4hv)
O Globo: Visto como plano A para disputar governo de São Paulo, governo aumenta pressão sobre Haddad (https://tinyurl.com/ueucb98u)
Folha: PP recua e diz que apoiará reeleição de Tarcísio em SP (https://tinyurl.com/22vup83j)
Folha: Valdemar prevê 2 milhões de votos para Nikolas e diz que ele não usará fundo eleitoral (https://tinyurl.com/2b6vc8et)
Folha: Direita avalia que ato posiciona Nikolas como cabo eleitoral de Flávio, e governo minimiza (https://tinyurl.com/mvxz46b5)
Governo
Secom: Presidente Lula conversa por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (https://tinyurl.com/5a5veb4h)
O Globo: Tarifaço: Lula e Trump ‘saudaram o bom relacionamento’ e brasileiro acerta visita aos EUA em ligação (https://tinyurl.com/mw6zzrxx)
CNN: Em conversa com Trump, Lula confirma viagem a Washington (https://tinyurl.com/3srwb9kb)
CNN: Ida de Lula a Washington deve ocorrer em março (https://tinyurl.com/5yz3thr3)
O Globo: Lula discute combate ao crime organizado em ligação com Trump (https://tinyurl.com/zw8a7rab)
G1: Conselho da Paz: Lula tenta evitar negativa direta e propõe mudanças a Trump durante telefonema (https://tinyurl.com/2s493h9c)
Valor: Lula prevê condições para participar de conselho de Trump (https://tinyurl.com/5n6vvdn7)
Estadão: Lula convida Haddad para viagem à Índia em comitiva presidencial (https://tinyurl.com/3eypa2ed)
G1: Lula viaja para o Panamá com abertura de novos mercados e contexto regional na agenda (https://tinyurl.com/ye24zdrz)
O Globo: Lula escolhe ex-número 2 de Padilha para comandar a articulação política do governo (https://tinyurl.com/3e9yv6n6)
Metrópoles: Lula e Galípolo omitiram de agenda encontro com dono do Master (https://tinyurl.com/bdcpve4)
Folha: Lula recebeu Vorcaro e Galípolo em reunião no Palácio do Planalto no fim de 2024 (https://tinyurl.com/2yt3ezk8)
CNN: Vorcaro se apresentou a Lula como a pessoa que incomodava a Faria Lima (https://tinyurl.com/34fkjxmu)
O Globo: Master tinha contrato com escritório de Lewandowski, que foi indicado ao banco pelo líder do governo Lula no Senado (https://tinyurl.com/ynn6tt6y)
Folha: Master pagou por consultoria de escritório de Lewandowski quando ele era ministro da Justiça (https://tinyurl.com/py8nnu5v)
CNN: Lewandowski diz que prestou consultoria jurídica ao Banco Master (https://tinyurl.com/4dyjkrps)
Estadão: Lula tenta descolar governo do Master após encontros com Toffoli e Vorcaro fora da agenda (https://tinyurl.com/437b2zfw)
CNN: Lula está preocupado com desdobramentos do caso Master, dizem aliados (https://tinyurl.com/3jz5a97c)
CNN: PSB tenta atrair ministros de Lula que enfrentam impasses em siglas atuais (https://tinyurl.com/58p6jmse)
Oposição
Folha: Moraes manda PM fornecer relatório completo sobre rotina de Bolsonaro na Papudinha (https://tinyurl.com/mrx94svr)
Valor: Após ataques de bolsonaristas, Tarcísio faz gestos a ex-presidente e defende prisão domiciliar (https://tinyurl.com/mr3bwjh3)
Estadão: Tarcísio elogia ato de Nikolas Ferreira e diz que pior que a crise fiscal é a ‘crise moral’ (https://tinyurl.com/4jw8hr3u)
O Globo: Tarcísio troca secretários para tentar melhorar relação com deputados após embates com bolsonarismo (https://tinyurl.com/k8zzkftk)
Emendas
G1: Orçamento secreto: STF deve votar caso das emendas de relator antes das eleições (https://tinyurl.com/32mkayn9)
Petrobras
XP Macro: Petrobras corta gasolina em 5,2%. Impacto de -7bps em fevereiro (app: https://bit.ly/49NTq8A | desktop: https://tinyurl.com/mtazy955)
Valor: Petrobras reduz gasolina em 5,2% no 1º corte em 2026 (https://tinyurl.com/ynmabwpt)
Valor: Baixa de preço pode tirar até 0,26 p.p. do IPCA no ano (https://tinyurl.com/yckf74zm)
O Globo: Mesmo após reduzir preço da gasolina, Petrobras ainda está acima do nível internacional, dizem importadores (https://tinyurl.com/5t4794jr)
PAF
XP Macro Strategy: Perspectivas para o PAF 2026 (https://tinyurl.com/mssxvbp7)
Setor externo
Valor: Contas externas mostram maior déficit desde 2014 (https://tinyurl.com/4a2p8a9h)
Confiança do consumidor
Valor: Confiança do consumidor em janeiro tem pior queda em 1 ano, aponta FGV (https://tinyurl.com/mryahs4k)
IBGE
O Globo: A 1 mês da divulgação do PIB de 2025, principais responsáveis no IBGE deixam cargos. Entenda a crise (https://tinyurl.com/vj9ed256)
Mercado
Valor: Iene avança com rumor de intervenção no câmbio (https://tinyurl.com/uaefc3mr)
Valor: Juros futuros recuam pela 4ª sessão (https://tinyurl.com/5x4sr4sx)
STF
O Globo: Entrevista: ‘Não vou cruzar os braços. Doa a quem doer’, diz Edson Fachin, presidente do STF (https://tinyurl.com/mwan69ja)
O Globo: As reações opostas dos ministros do STF ao código de conduta de Fachin (https://tinyurl.com/2kfhnrx9)
CNN: Fachin busca ex-ministros por apoio a código de conduta para STF (https://tinyurl.com/3urr5znr)
Valor: Ex-ministros do STF e outros juristas propõem código de conduta para a corte em meio ao caso Master (https://tinyurl.com/3m4a3tj5)
G1: OAB-SP propõe código de ética ao STF: ‘Necessidade de adequar judiciário a novos tempos’ (https://tinyurl.com/4echcx22)
Folha/BBC News: Oito ministros do STF têm parentes advogados com processos na corte (https://tinyurl.com/kw654n2a)
G1: STF vai continuar ‘sangrando’ enquanto Toffoli for relator do caso Master (https://tinyurl.com/5d7xs567)
Folha: Gilmar Mendes defende Toffoli e diz que ministro tem ‘compromisso com a Constituição’ (https://tinyurl.com/22nskp87)
Folha: Partido Novo aciona PGR por atuação de Toffoli no caso Master (https://tinyurl.com/3h96p98d)
Master
O Globo: Os planos de Toffoli para as investigações do Master (https://tinyurl.com/3bs8sncs)
Valor: Lula teria recebido banqueiro Daniel Vorcaro em dezembro de 2024 (https://tinyurl.com/2s39vv6f)
Folha/The Economist: Liquidação do Banco Master expõe vínculos com políticos e juízes (https://tinyurl.com/ypncdyra)
O Globo: Diretor-geral da PF diz que peritos já tiveram acesso a provas obtidas em operação envolvendo Banco Master (https://tinyurl.com/3un7y83k)
Estadão: Bancada do Novo volta a acionar PGR e PF contra Toffoli por suposta interferência no caso Master (https://tinyurl.com/42yfhnn7)
Folha: BRB vai contratar empresa para recuperar ativos e compensar perdas com Master (https://tinyurl.com/mw7mhbmb)
Internacional
Valor/Reuters: Trump eleva tarifas sobre a Coreia do Sul para 25% (https://tinyurl.com/pp7ffw35)
Valor: Sob pressão, Trump sinaliza recuo após segundo assassinato em Mineápolis (https://tinyurl.com/3wu28bhb)
CNN: Governador de Minnesota diz que houve uma “mudança de tom” de Trump (https://tinyurl.com/2p9u8km9)
CNN: Apostas de novo shutdown nos EUA sobem com risco de bloqueio por democratas (https://tinyurl.com/2uwed3xu)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!