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Distribuição de combustíveis | Dados de volume de outubro da ANP

ANP publicou dados atualizados de volume de distribuição de combustíveis. Confira a seguir.

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Distribuidores não principais ganham participação no segmento B2B

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A ANP publicou dados atualizados de volume de distribuição de combustíveis com novas informações para outubro. A demanda total para o mês foi maior em uma base anual – com ganhos de volume relevantes tanto no diesel quanto no ciclo otto. Em termos de participação de mercado, as distribuidoras menores ganharam terreno em outubro, enquanto as grandes distribuidoras perderam, especialmente a Raízen. Os ganhos de outros distribuidores não principais foram impulsionados principalmente pelo segmento B2B, em especial os atacadistas (TRR), no qual os três grandes distribuidores perderam participação. A concorrência foi mais estável no varejo, com as três principais distribuidoras ganhando pequenas quantidades de participação de mercado.

Volumes: um aumento considerável em relação ao ano anterior. O volume total considerando todos os segmentos (varejo e B2B + TRR) em outubro foi +6,9% maior do que no ano passado, com maiores demandas tanto para o ciclo otto (+5,4% a/a) quanto para o diesel (+7,6% a/a). A participação do etanol no ciclo otto aumentou em comparação com o ano anterior (+2 p.p.), com volumes que aumentaram 14% em relação ao ano anterior, enquanto a participação da gasolina aumentou apenas 3% em relação ao ano anterior.

Participação de mercado: Os distribuidores não principais ganham participação no B2B. Considerando todos os combustíveis (diesel e ciclo otto) e todos os segmentos (varejo e B2B + TRR), a participação de mercado ficou estável na Vibra, enquanto a Raízen (-0,4p.p.) e a Ipiranga (-0,2p.p.) perderam participação em relação às distribuidoras menores (+0,6p.p.). No entanto, os ganhos das não principais são explicados principalmente pelo segmento B2B, no qual ganhou +4,6p.p. m/m, dos quais 4,4p.p. vieram das vendas de TRR. Todas as grandes empresas perderam terreno no B2B, com a Raízen perdendo -2,0p.p. m/m e tanto a Ipiranga quanto a Vibra perdendo -1,3p.p. m/m.

A participação de mercado no varejo permaneceu praticamente inalterada. Em volumes de varejo, a Vibra ganhou +0,2p.p m/m de outros distribuidores, a Raízen e a Ipiranga permaneceram estáveis (+0,1p.p. cada) e os menores perderam -0,4p.p. A perda dos distribuidores menores foi identificada como vendas para postos não embandeirados.

Veja o relatório completo.

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