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Vitrine XP – O que esperar dos resultados do 4T23

Confira nossa expectativa para os resultados do 4T23 para o setor de varejo

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Fraca temporada de resultados, apesar da forte sazonalidade do trimestre

Esperamos um 4T relativamente fraco para o varejo, embora seja o trimestre mais forte do setor por conta de sazonalidade, devido a uma demanda mais fraca, margens pressionadas por base ou maior competitividade e alta alavancagem. Os varejistas de alta renda e o setor farmacêutico devem apresentar desaceleração, ao passo que o varejo alimentar deve apresentar resultados melhores, ainda que com dificuldades relacionadas a deflação dos alimentos. Destacam-se positivamente Vivara, C&A, SmartFit e a recuperação dos varejistas alimentares (ASAI e GMAT), e como destaques negativos as empresas que enfrentam processos de reestruturação (Alpargatas e Multi) e os nomes do e-commerce, dado o cenário ainda difícil para a demanda de bens duráveis.

Mais um trimestre difícil para as varejistas. Apesar de ser o trimestre mais forte do varejo por sazonalidade e de contar com base comparativa fácil, esperamos um quarto trimestre um fraco para o setor em geral, uma vez que o macro continua desafiador, embora melhorando marginalmente.

A deflação alimentar continua sendo um obstáculo, porém perde força. No varejo alimentar, embora a deflação alimentar continue sendo um obstáculo, esperamos uma melhora das vendas mesmas lojas (SSS) no trimestre, com ASAI e GMAT apresentando resultados positivos. Quanto à rentabilidade, esta deve ser pressionada pelos robustos planos de expansão/conversão de lojas e pelo processo de maturação das lojas, mas com uma expansão sequencial devido à alavancagem operacional.

Alta renda desacelerando, mas se mantendo resiliente. Em relação ao consumo discricionário, os varejistas de alta renda devem apresentar um crescimento sólido, com VIVA se destacando novamente, ao passo que os players devem apresentar desaceleração em cima de uma base de comparação mais normalizada. Quanto às varejistas de média/baixa renda, esperamos que o crescimento das vendas mesmas lojas (SSS) acelere em cima de bases comparativas mais fáceis e da estabilização dos níveis de inadimplência, apesar da rentabilidade ainda estar pressionada por maiores níveis de remarcações, exceto no caso de C&A. Por último, deveremos observar sinais de melhora nas histórias de reestruturação/transformação, como ALPA e NTCO, embora ainda com efeitos não recorrentes.

O e-commerce ainda não entrega resultados promissores. Esperamos que a demanda de bens duráveis se mantenha pressionada devido à conjuntura macroeconômica desafiadora, às taxas de juros ainda altas e a base comparativa com a Copa do Mundo no ano passado, apesar das tendências mistas entre os players em termos de rentabilidade, com MGLU focada em melhora da rentabilidade, enquanto BHIA continua ajustando os níveis de estoque.

Farma desacelerando. Em farma, esperamos desaceleração no crescimento, em cima do menor reajuste dos preços de medicamentos e da dinâmica macro mais fraca, levando a vendas mesmas lojas (SSS) próximas ou ligeiramente inferiores aos níveis da CMED. Em termos de rentabilidade, as margens podem ser ligeiramente pressionadas por desalavancagem operacional.

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