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MRV (MRVE3) | Prévia operacional do 4T23: Vendas líquidas robustas e geração de caixa moderada ajudada pela venda de recebíveis

Confira nossa visão sobre a prévia operacional da MRV (MRVE3) do 4T23

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A MRV apresentou dados operacionais ligeiramente positivos no 4T23, parcialmente compensados por um cenário de queima de caixa ainda pressionado (embora melhor) nas operações brasileiras. Os lançamentos tiveram um desempenho moderado no trimestre (-25% A/A e +14% T/T) para focar na recuperação da rentabilidade, em nossa opinião. As vendas líquidas foram recordes, aumentando 55% A/A e levando o VSO a 31,1% (+14,2 p.p. A/A), o que consideramos forte. Os preços no segmento de baixa renda continuaram a tendência de alta, atingindo R$ 239 mil (+16% A/A e +4% T/T), sinalizando um melhor poder de precificação. A geração de caixa atingiu R$86 milhões, com (i) R$137 milhões de geração de caixa da MRV Inc., ajudada por ~R$ 550 milhões em vendas de recebíveis, e (ii) R$ 104 milhões de queima de caixa da Resia (vs. R$ 433 milhões de queima de caixa no 3T), ajudada pela venda da Biscayne Drive. Mantemos nossa recomendação de compra e preço alvo de R$ 17,00/ação, com base em um valuation atrativo negociado a 0,6x P/BV 24E.

Lançamentos aumentando T/T, mas mantendo uma abordagem conservadora

Os lançamentos das operações core tiveram um desempenho moderado, atingindo R$ 2,07 bilhões (-25% A/A e +14% T/T). A Sensia voltou a ter maior relevância no total de lançamentos, representando 26% do total de lançamentos (vs. 35% no 3T23). Em 2023, os lançamentos totalizaram R$ 5,8 bilhões, diminuindo 24% A/A, o que, em nossa visão, era esperado considerando a abordagem mais conservadora da MRV em relação ao crescimento dos lançamentos para focar na recuperação da rentabilidade.

As vendas líquidas recordes no 4T são uma leitura positiva do bom momento da demanda

As vendas líquidas foram recordes nas operações core, atingindo R$ 2,31 bilhões no 4T23 (+55% A/A e +4% T/T) e totalizando R$ 8,54 bilhões em 2023 (+45% A/A), reforçando um sólido momento de demanda para a MRV, aproveitando de forma sólida os novos parâmetros do MCMV, apesar do desempenho mais fraco dos lançamentos A/A. Além disso, as primeiras unidades vendidas no programa habitacional “Pode Entrar” foram consolidadas, atingindo R$118 milhões em VGV, o que pode continuar ajudando o desempenho das vendas à medida que as unidades restantes do programa forem contratadas.

VSO sólida e tickets médios mais altos

VSO sólida e tickets médios mais altos. A VSO atingiu 31,1% (+14,2 p.p. A/A e +0,7 p.p. T/T), ajudado pelo forte desempenho das vendas líquidas. Além disso, a MRV manteve um sólido crescimento no preço médio por unidade vendida. Na MRV+Sensia, os preços médios atingiram R$ 246 mil (+19% A/A e +3% T/T), enquanto os preços da MRV (somente baixa renda) atingiram R$ 239 mil (+16% A/A e +4% T/T), o que vemos como uma indicação positiva de um melhor cenário de precificação e pode continuar ajudando a margem bruta a aumentar gradualmente.

Queima de caixa: Melhor, mas ainda não é um turnover completo, em nossa opinião

A geração de caixa da MRV&Co atingiu R$86 milhões vs. R$627 milhões de queima de caixa no 3T23. Olhando para as operações principais (MRV Inc.), a geração de caixa atingiu R$137 milhões (vs. R$131 milhões de queima de caixa no 3T23), ajudada pela venda de ~R$ 550 milhões de recebíveis no trimestre. Em termos de impacto, vemos uma queima de caixa ajustada de ~R$ 170 milhões no trimestre para as operações core (estimativas da XP), representando uma melhoria de R$120 milhões na queima de caixa em relação à queima de caixa ajustada do 3T23 (~R$290 milhões). Isso, em nossa opinião, é um sinal positivo de recuperação da rentabilidade, mas não mostra um turnover completo, pois ainda vemos pressão no cenário de queima de caixa da MRV Inc. em relação aos objetivos da companhia (queima de caixa atingindo R$ 195 milhões contra R$ 0 milhão – R$ 200 milhões de faixa objetivo de geração de caixa para as operações no brasil proposta no MRV Day de 2023). Além disso, a Urba alcançou uma geração de caixa de R$26 milhões, ajudada por ~R$80 milhões em vendas de recebíveis, e a Resia reduziu sua queima de caixa (R$104 milhões no 4T23 vs. R$433 milhões no 3T23), apoiada pela venda do Biscayne Drive (US$55 milhões).

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