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TOTVS (TOTS3): Resultados mistos no 1T23 e uma parceria positiva com a Shopify

Resultados Mistos com relação a receita e lucro no 1T23; Novas parcerias são bons sinais

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A TOTVS reportou resultados mistos no 1T23, majoritariamente em linha com nossas estimativas, mas com uma queda no EPS. A Receita Líquida Consolidada (líquida de funding) atingiu R$ 1,1 bilhão (+18% A/A e 4% T/T), em linha com a XPe. As receitas recorrentes cresceram 22% A/A, com um ARR de R$ 4,2 bilhões (+25% A/A e 5% T/T). O ARR de Gestão alcançou R$ 3,8 bilhões, com uma adição líquida no valor de R$ 164 milhões no trimestre (R$ 130 milhões ex-corporativo). A margem de contribuição aumentou 0,6pp A/A, atingindo 54,3%. Dito isto, a margem EBITDA aumentou +1,5pp A/A, impulsionada pelas margens de contribuição mais altas nos segmentos de Gestão e Business Performance. No lado negativo, o lucro líquido do controlador atingiu R$ 94 milhões, -39% abaixo do nosso, devido a impostos mais altos e um impacto negativo de R$ 20 milhões na receita de investimento financeiro, referente à perda calculada pelo fundo de investimento exclusivo que tinha exposição a títulos de dívida da Americanas S.A. Além disso, a empresa anunciou uma parceria estratégica entre RD Station e Shopify no Brasil, a fim de distribuir seu software de e-commerce e expandir a presença no segmento de PMEs. Vemos este anúncio como positivo. Com isso, mantemos nossa recomendação de Compra e preço-alvo para o final de 2023 de R$ 39,0/ação para TOTS3.

Gestão: A Receita Líquida cresceu 17% A/A, impulsionada pela receita recorrente que atingiu 84% da receita total (+20% A/A, 3% T/T), e pelo crescimento de 4% A/A nas receitas não recorrentes. O ARR de Gestão alcançou R$ 3,8 bilhões, com uma adição líquida no valor de R$ 164 milhões no trimestre (R$ 130 milhões ex-corporativo). A queda T/T de -23% no ARR líquido, pode ser atribuída a uma redução de 1,0pp na taxa de renovação influenciada pela Dimensa e uma diminuição nas taxas de inflação, resultando em uma redução de -55% A/A e -40% T/T no componente de preço. Além disso, a margem de contribuição aumentou 0,3pp A/A, impulsionada pela receita recorrente mais alta.

Business Performance: A Receita Líquida cresceu 32% A/A e +4% T/T impulsionada por um forte crescimento de 31% A/A na receita recorrente. A adição orgânica de ARR no 1T23 foi de R$ 21 milhões, em linha com o 4T, uma tendência positiva considerando que o 4T é mais forte sazonalmente. O GMV de Digital Commerce aumentou 85% A/A, atingindo R$ 137 milhões. A margem de contribuição foi de 49,1% no 1T23, ligeiramente abaixo do 4T22 (-0,5pp) devido ao aumento das despesas de P&D (+6% T/T) e também, a provisão para perdas esperadas de crédito (+11% de crescimento). Além disso, a companhia anunciou uma parceria estratégica entre RD Station e Shopify no Brasil para a expansão na distribuição de software de e-commerce no segmento PME, o que vemos como positivo.

Techfin: A Receita Techfin líquida de funding diminuiu -28% T/T, devido a: (i) custo de funding mais altos; e (ii) menor volume de produção de crédito; e (iii) a redução no prazo médio. Também destacamos uma queda de 3,0pp T/T na margem de contribuição, para 55,7%, devido à redução na Receita Techfin líquida de funding e ao aumento de 12% nos investimentos em P&D. Em techfin vale destacar que a dinâmica desse segmento vai mudar materialmente a partir da nova JV com o Itau, ainda pendente de aprovação regulatória pelo Banco Central.

Os principais números do trimestre:

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