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Decepções nos resultados da Apple, Alphabet e Amazon -🌎 Radar Global

Merck prevê um 2023 mais fraco em termos de resultados e balanços das big techs decepcionam o consenso.

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MACRO

Mercados globais amanhecem negativos (EUA -0,8% e Europa -0,2%) após decepções nos resultados da Apple, Amazon e Google deteriorarem o otimismo do mercado com a perspectiva de desaceleração nas altas da taxa de juros americana. Mesmo com as surpresas negativas das big techs, a temporada de resultados segue em tom positivo. Até o momento das 243 companhias do S&P 500, que já reportaram seus balanços, 69% superaram as estimativas de lucro do consenso, segundo a Bloomberg. Na agenda econômica dos EUA, hoje teremos a divulgação dos dados do mercado de trabalho. Na Europa, o destaque ficou por conta da inflação ao produtor (PPI) da Zona do Euro, que registrou uma variação anual de 24,6%, superando as projeções de 22,6% do consenso. A surpresa altista no índice de preços pode sugerir que o problema inflacionário europeu ainda não está próximo do fim. Na China, o índice de Hang Seng (-1,4%) encerra em baixa, com a contínua realização de lucros após dados econômicos fracos sugerirem que os fundamentos de curto prazo das empresas podem seguir fragilizados. 

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EMPRESAS

Vendas da Apple caem 5%, em seu maior declínio de receita trimestral desde 2016

A Apple relatou resultados decepcionantes para o trimestre de dezembro, abaixo das estimativas de Wall Street para receita e lucros. As vendas nos segmentos de iPhone, Mac e wearables, em particular, ficaram bem aquém das expectativas, levantando novas questões sobre o quão bem a demanda por produtos da Apple – e outros produtos eletrônicos de consumo – se manterá em face da redução dos gastos do consumidor e da deterioração do ambiente macroeconômico.

No trimestre, a Apple registrou vendas de US$ 117,2 bilhões, queda de 5% em relação ao ano anterior, ficando aquém da previsão do consenso de Wall Street de US$ 121 bilhões. Os lucros foram de US$ 1,88 por ação, também abaixo da estimativa consensual de US$ 1,94 por ação, e abaixo dos US$ 2,10 por ação do ano anterior.

O CEO Tim Cook disse na teleconferência com analistas que as vendas no trimestre foram reduzidas em quase 8 pontos percentuais devido aos ventos contrários do câmbio estrangeiro – e que as vendas foram, portanto, maiores ano a ano em uma base de moeda constante. Ele também disse que os resultados foram prejudicados por problemas de produção na China para o iPhone 14 Pro e Pro Max, conforme divulgado em novembro passado. E ele disse que a Apple “não está imune” às difíceis condições econômicas atuais.

A Apple pontuou que as vendas do iPhone no trimestre foram de US$ 65,8 bilhões, queda de 8% em relação ao ano anterior, e abaixo do consenso de Street de US$ 68,3 bilhões. O debate em Wall Street será se o fracasso se deve apenas aos problemas de produção da empresa relacionados à China no início do trimestre ou se a empresa está vendo o impacto de gastos mais brandos do consumidor. Cook disse na teleconferência que a empresa acredita que as vendas do iPhone teriam crescido ano a ano sem os problemas de produção na China.

As vendas do Mac foram de US$ 7,7 bilhões, uma queda de 29%, bem abaixo da visão de consenso de Wall Street de US$ 9,3 bilhões. A receita de wearables, casa e acessórios foi de US$ 13,5. bilhões, queda de 8,3%, abaixo da previsão de consenso de US$ 15,2 bilhões. Por outro lado, a receita do iPad foi de US$ 9,4 bilhões, alta de 29,6%, acima da previsão de consenso de US$ 7,9 bilhões. A receita de serviços foi de US$ 20,8 bilhões, alta de 6,4% e um pouco acima da previsão de Wall Street de US$ 20,5 bilhões.

A empresa viu as vendas caírem em todas as geografias, com queda de 4,3% nas vendas nas Américas, queda de 7% na Europa e queda de 7,3% na Grande China. A margem bruta no trimestre foi de 43%, abaixo dos 43,8% do ano anterior. A Apple também disse que recomprou US$ 19 bilhões em ações no trimestre e encerrou o período com US$ 54 bilhões em caixa líquido.

Olhando pro futuro, a Apple não forneceu projeções específicas, mas o diretor financeiro Luca Maestri fez alguns comentários sobre o ambiente atual durante a teleconferência de resultados da empresa com investidores. Ele disse que o crescimento total da receita no trimestre de março seria semelhante ao do trimestre de dezembro, observando que o câmbio reduziria as vendas em cerca de 5 pontos percentuais. Os serviços crescerão ano após ano, disse ele, mas com alguns ventos contrários de publicidade e jogos devido às condições macro. Maestri complementou que as vendas de Mac e iPad cairão dois dígitos em relação ao ano anterior devido a comparações difíceis. Ele disse que as vendas do iPhone devem acelerar a partir do trimestre de dezembro. E ele disse que a margem bruta no trimestre ficará entre 43,5% e 44,5%.

Amazon decepciona em lucros e projeções desanimam o mercado

Amazon divulgou projeções para o primeiro trimestre que decepcionaram levemente as projeções, ofuscando uma surpresa positiva em seu faturamento do último trimestre de 2022. A ação caiu depois do expediente, apagando a maior parte de seu rali do dia normal de negociação.

A empresa reportou um crescimento de vendas melhor do que o esperado no quarto trimestre, mas lucros mais fracos do que o esperado, em grande parte devido a uma perda na participação da empresa na fabricante de caminhões elétricos Rivian Automotive.

A Amazon encerrou seu ano de crescimento mais lento em seus 25 anos de empresa de capital aberto. A receita do ano aumentou 9%, pois as pressões inflacionárias e o aumento das taxas prejudicaram os gastos do consumidor. Para o próximo trimestre, a varejista eletrônica disse esperar registrar receita no primeiro trimestre entre US$ 121 bilhões e US$ 126 bilhões, representando um crescimento ano a ano de 4% a 8%. Os analistas esperavam que as vendas chegassem a US$ 125,1 bilhões, de acordo com a Refinitiv.

As vendas no segmento de e-commerce da Amazon contraíram 2% ano a ano. A empresa tem lutado contra a desaceleração das vendas, já que o aumento dos preços do gás e dos alimentos forçou os consumidores a reduzir os gastos discricionários. O boom do comércio eletrônico alimentado pela pandemia também fracassou com os consumidores voltando cada vez mais aos varejistas físicos.

O CEO Andy Jassy, ​​que sucedeu o fundador Jeff Bezos no comando em julho de 2021, passou o ano passado trabalhando para reduzir os custos. Em janeiro, a Amazon disse que estará cortando 18 mil empregos entre sua força de trabalho corporativa, depois de cortar vários funcionários em novembro. A empresa também instituiu um congelamento de contratações em suas áreas corporativas, cortou alguns projetos e pausou a expansão de seus armazéns em um esforço para domar as despesas crescentes. “Estamos trabalhando muito para otimizar nossos custos e tentando fazer isso ao mesmo tempo em que não desistimos dos investimentos estratégicos de longo prazo que acreditamos que podem mudar significativamente as experiências amplas dos clientes e mudar a Amazon a longo prazo. ”, disse o CEO Andy Jassy.

O negócio de nuvem da Amazon – Amazon Web Services – ficou abaixo das estimativas para o quarto trimestre, refletindo uma desaceleração nos gastos das empresas. A AWS cresceu apenas 20% no período, ante 27,5% no terceiro trimestre.

A receita de publicidade saltou 19% em relação ao ano anterior (23% excluindo mudanças nas taxas de câmbio), novamente superando empresas de anúncios online como Google, Facebook e Snap. A Amazon emergiu recentemente como uma das líderes em publicidade digital, oferecendo às marcas e vendedores mais formas de pagar para promover seus produtos no site, aplicativos e propriedades de mídia da empresa.

O lucro operacional no trimestre foi de US$ 2,7 bilhões, abaixo dos US$ 3,5 bilhões do ano anterior. O valor do quarto trimestre inclui cerca de US$ 2,7 bilhões em encargos, dos quais US$ 640 milhões vieram de custos de rescisão relacionados às demissões, disse a empresa.

Merck supera estimativas trimestrais de lucro, mas prevê resultados mais fracos em 2023

A Merck apresentou receitas e lucros no 4T22 que superaram as expectativas, apoiados por fortes vendas de seu medicamento contra o câncer Keytruda. No entanto, as ações da farmacêutica caíram no início do pregão de Nova York, depois que suas perspectivas para 2023 ficaram aquém das expectativas. A empresa registrou vendas globais de US$ 13,8 bilhões no 4T, um aumento de 2% a/a. As vendas do Lagevrio, um medicamento antiviral oral experimental para COVID-19, diminuíram 13%, para US$ 825 milhões. O lucro ajustado do trimestre foi de US$ 1,62 por ação, superando as estimativas de US$ 1,53. As vendas de todo o ano fiscal de 2022 aumentaram 22% em relação a 2021, para US$ 59,3 bilhões, enquanto o lucro ajustado chegou a US$ 7,48 por ação.

Para 2023, a empresa espera um faturamento entre US$ 57,2 bilhões e US$ 58,7 bilhões e lucro por ação ajustado de US$ 6,80 a US$ 6,95, ficando abaixo dos US$ 7,33 esperados pelo consenso. Com isso, as ações da gigante farmacêutica caíram mais de 3% durante o dia.

Alphabet fica abaixo das expectativas dos analistas, com receita do segmento de anúncios do YouTube caindo quase 8%

A Alphabet, controladora do Google, anunciou seus resultados do quarto trimestre após o fechamento de mercado nesta última quinta-feira, ficando aquém das expectativas de receita e lucro por ação, já que os ganhos com publicidade caíram ano a ano. A receita de anúncios do Google caiu de US$ 61,2 bilhões no quarto trimestre de 2021 para US$ 59 bilhões no quarto trimestre de 2022. A receita de anúncios do YouTube, por sua vez, ficou abaixo das estimativas dos analistas, chegando a US$ 7,9 vs. US$ 8,2 bilhões esperados pelo mercado.

Além da redução geral nos gastos com anúncios, o YouTube também enfrenta uma concorrência acirrada do TikTok em vídeos curtos. Os shorts do YouTube agora têm 50 bilhões de visualizações diárias, disse o CEO Sundar Pichai em uma teleconferência com investidores na quinta-feira. As despesas operacionais dispararam 10%, para US$ 22,50 bilhões, impulsionadas pelo crescimento do número de funcionários, cobranças por questões legais e menores gastos com anúncios, disseram executivos na quinta-feira. A empresa também disse que perdeu US$ 1,49 bilhão em investimentos em ações de outras empresas durante o trimestre.

A Alphabet reduzirá “significativamente” seu ritmo de contratações em 2023, disse a diretora financeira Ruth Porat. O valor da indenização pelos cortes de empregos varia de US$ 1,9 bilhão a US$ 2,3 bilhões e será refletido nos resultados deste trimestre, disse Porat na teleconferência de resultados da empresa na quinta-feira. A controladora do Google fez seus maiores cortes de empregos no mês passado, 6% de sua força de trabalho global, ou 12 mil empregos.

Taxas de hipoteca nos Estados Unidos caem novamente

Fonte: Wall Street Journal.

O gráfico acima, do Wall Street Journal, mostra que a taxa média da hipoteca fixa de 30 anos nos EUA caiu para 6,09%, o nível mais baixo desde o meio de setembro, de acordo com uma pesquisa de credores divulgada na quinta-feira pela gigante do financiamento hipotecário Freddie Mac. As taxas de hipoteca estavam em torno de 3,5% há um ano, antes de o Federal Reserve iniciar uma campanha agressiva para controlar a alta inflação. As taxas de hipoteca não estão diretamente ligadas aos aumentos das taxas do Fed, mas tendem a seguir vagamente o rendimento do Tesouro de 10 anos, que se move com base nas expectativas para a economia.

Os rendimentos dos títulos do Tesouro caíram na quinta-feira, um dia depois de o Fed elevar sua taxa de referência em um quarto de ponto percentual e sinalizar que manteria um ritmo mais lento de aumentos de juros. As recentes quedas deram vida ao mercado imobiliário, mas as atividades de compra e refinanciamento permanecem voláteis. Os pedidos de hipoteca caíram 9% na semana passada, de acordo com a Mortgage Bankers Association.

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