Brasil
Diante da proximidade do prazo para que a tarifa de 50% prometida pelo presidente Donald Trump aos produtos brasileiros entre e em vigor, o ministro Fernando Haddad apresentou na noite de ontem ao presidente Lula o plano de contingência elaborado para mitigar os efeitos da sobretaxa, como já era esperado (https://tinyurl.com/3wpnwwne). Haddad disse que foram apresentados todos os “cenários possíveis” ao chefe do Executivo, mas que a prioridade do governo continua sendo costurar um acordo para evitar que a tarifa passe a valer a partir de sexta-feira (1º) e que nada pode ser decidido antes disso (https://tinyurl.com/3b2e3uau). O Estadão reporta que uma vasta gama de propostas foram incluídas no plano de contingência, como a liberação de crédito subsidiado e a redução de impostos, além de redução da jornada de trabalho e injeção direta de recursos, com abertura de crédito extraordinário. Ainda de acordo com as informações, nem todas as ideias têm apoio da Fazenda, mas foram apresentadas para que o presidente tenha uma visão ampla sobre o problema. Neste sentido, a pasta ainda teria traçado um cenário específico sobre os efeitos de uma retaliação via aumento de tarifas contra os americanos, com a constatação de que essa não é a melhor alternativa. Ainda assim, o panorama teria sido levado a Lula, que deve bater o martelo apenas após a publicação da ordem executiva pelo governo americano (https://tinyurl.com/5uncht74).
Tendo as negociações em foco, o G1 afirma que Lula está disposto a conversar diretamente com Trump, mas que a conversa só deve ocorrer se o presidente dos EUA atender pessoalmente a ligação. No entanto, o clima no Planalto ainda é de pessimismo, diante da avaliação que a Casa Branca só pretende abrir uma negociação após a entrada em vigor das tarifas, como forma de aumentar seu poder de barganha (https://tinyurl.com/def3jkcx e https://tinyurl.com/5dwkcbtx). Ainda que um recuo mais contundente não seja possível neste momento, a Folha sustenta que o vice-presidente Geraldo Alckmin tem conversado com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, na tentativa de excluir alguns itens da lista de produtos a serem sobretaxados, como alimentos e aeronaves fabricadas pela Embraer (https://tinyurl.com/bdhsden9). O USTR (Escritório do Representante de Comércio dos EUA) também teria elaborado uma lista de produtos que os EUA não conseguem produzir localmente e que poderiam ter tarifas diferenciadas, para evitar uma escalada na inflação, como café, frutas tropicais e suco. A medida, contudo, ainda precisaria receber o aval de Donald Trump (https://tinyurl.com/bdfwax5j).
Ontem Lula falou sobre o interesse dos EUA nos minerais críticos do Brasil, afirmando que esses recursos pertencem ao povo brasileiro e devem ser usados para “gerar riquezas para que esse país se torne altamente desenvolvido”. Ele também disse estar criando uma comissão “ultraespecial” dentro do governo para “explorar todo tipo de riqueza que temos em nosso solo e subsolo”, acrescentando que “a área que contém o minério” não pode ser entregue a outro país (aplicativo: https://bit.ly/4lSGRxM e desktop: https://tinyurl.com/mwzz4e9k). Haddad, por sua vez, reforçou que “o Brasil pode e vai crescer a uma média de 3% ao ano” e que o governo precisa construir “as soluções necessárias” para que esse cenário se concretize, sem aceitar “qualquer tipo de ameaça, interna ou externa” (aplicativo: https://bit.ly/40Hu1df | desktop: https://tinyurl.com/498pkcd8).
Apesar do discurso em torno da soberania nacional, o Metrópoles registra que integrantes do Planalto acreditam que a narrativa de enfrentamento “tem limite” e que a conta dos prejuízos econômicos com as tarifas pode chegar às urnas em 2026 (https://tinyurl.com/mvc6a9dy). Por outro lado, membros do governo ouvidos pelo Exame acreditam que a popularidade de Lula não deve ser afetada no curto prazo, diante das medidas que serão tomadas para socorrer as empresas – segundo a nota, as linhas de crédito oferecidas por bancos públicos podem chegar a casa dos R$ 50 bilhões (https://tinyurl.com/3sbdfn9s). Ainda olhando para 2026, o jornal O Globo sustenta que Flávio Bolsonaro passou a ganhar apoio entre expoentes do Centrão e da base bolsonarista para concorrer à Presidência em 2026 e que o senador poderia “ir para o sacrifício” se essa fosse uma ordem do ex-presidente Jair Bolsonaro (https://tinyurl.com/55c2uxby). Já a CNN registra que o PT tem intensificado a pressão para que Haddad seja candidato por São Paulo, apesar das resistências do ministro (https://tinyurl.com/5ecfzav7).
Agenda BCB: Hoje é o primeiro dia da reunião do Copom.
Agendas de Lula e Haddad: Lula despacha pela manhã com o ministro Sidônio Palmeira (Secom). Na parte da tarde se reúne com os comandantes das Forças Armadas, ao lado do ministro da Defesa, José Múcio, às 15h30, e com a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, às 16h30.
Agenda local de dados: O Tesouro divulga às 10h30 os editais do leilão de NTN-B e LFT.
Internacional
O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse na noite de ontem que uma extensão por mais 90 dias da trégua comercial com a China é um “resultado provável” em meio às negociações entre os dois países, mas que a decisão ainda caberá ao presidente Donald Trump (https://tinyurl.com/3kxwdw36).
Agenda internacional de dados: A expectativa de inflação na Zona do Euro ficou estável em 2,4% para o horizonte de 3 anos, como esperado. Nos EUA, teremos dado de estoque no atacado (est -0,1%) às 9h30, preços de imóveis (est -0,2%) às 10h e JOLTS (est 7,5 mi) e confiança do Conference Board (est 96) às 11h.
Bons negócios!
XP Política & Macro Strategy
Clipping de notícias
Capas dos jornais: https://tinyurl.com/24tjd68k
Brasil-EUA
G1: Lula está disposto a ligar para Trump, desde que seja atendido, dizem interlocutores (https://tinyurl.com/def3jkcx)
Estadão: Lula vai esperar ‘dia D’ do tarifaço para decidir sobre medidas de socorro; veja o que está em jogo (https://tinyurl.com/5uncht74)
O Globo: A três dias do tarifaço, falta de diálogo com Trump faz adiamento ser visto praticamente como inviável pelo governo Lula (https://tinyurl.com/5dwkcbtx)
Folha: Governo Lula pede exclusão de alimentos e Embraer de tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/bdhsden9)
Folha: Taxa diferenciada dos EUA para o agro pode favorecer Brasil (https://tinyurl.com/bdfwax5j)
Valor: Às vésperas do tarifaço e sem negociação a vista, Lula recebe plano de contingência (https://tinyurl.com/3wpnwwne)
Estadão: Haddad leva a Lula cardápio de medidas de contenção a tarifaço: ‘Presidente tem cenários na mão’ (https://tinyurl.com/96rtztzc)
O Globo: Haddad diz que todos os cenários foram apresentados ao presidente Lula e o foco continua sendo negociação (https://tinyurl.com/3b2e3uau)
G1: Tarifaço: Brasil não vai sair da mesa de negociações em nenhum momento, diz Haddad (https://tinyurl.com/mfdx2cv2)
Estadão: Alckmin: Plano de contingência é relevante, mas foco nesta semana é na negociação com os EUA (https://tinyurl.com/2hmr87eh)
CNN: Tarifas: plano de contingência pode ser anunciado na quinta-feira (31) (https://tinyurl.com/55w43hfp)
Exame: Para governo, tarifaço não derruba aprovação de Lula; bancos públicos preparam socorro de R$ 50 bi (https://tinyurl.com/3sbdfn9s)
XP Política: Lula: Se o mineral é crítico, vou pegar ele para mim (app: https://bit.ly/4lSGRxM e desktop: https://tinyurl.com/mwzz4e9k)
Folha: Ministros avaliam que é melhor Trump implementar taxas já em agosto do que suspense sangrar o Brasil (https://tinyurl.com/3nsjjaxx)
O Globo: Governadores vão se reunir com governo Lula para discutir saídas ao tarifaço dos EUA (https://tinyurl.com/kehru5aj)
Valor: Alckmin e governadores podem debater tarifaço (https://tinyurl.com/3p985sh3)
O Globo: Os apelos de empresários a ministros do STF às vésperas do tarifaço de Trump contra o Brasil (https://tinyurl.com/3bvaj9wt)
Valor: Empresas tentam adiar tarifaço dos EUA em 1º de agosto (https://tinyurl.com/3ef2e6wp)
Estadão: Estados anunciam medidas por conta própria para socorrer empresas afetadas por tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/mkr9nbsy)
O Globo: Discursos e medidas: veja como governadores bolsonaristas se movimentaram diante do tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/y4e5p3t2)
O Globo: Na véspera do tarifaço, governadores de direita adotam medidas e tons distintos contra taxação e viram alvo de Eduardo (https://tinyurl.com/3hh5njwe)
Folha: Em Washington, líder do governo no Senado diz acreditar não ser possível expandir prazo de tarifas (https://tinyurl.com/m4wkf9jy)
O Globo: Senadores brasileiros tentam nova manifestação de empresários dos EUA contra tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/5n7v8nx4)
Folha: Senadores articulam nova manifestação de empresários dos EUA pedindo adiamento de tarifas do Brasil (https://tinyurl.com/yx4uzf75)
CNN: Após reunião com empresários, senadores falam em carta para adiar tarifaço (https://tinyurl.com/26jprkbp)
O Globo: Tarifaço: comitiva de senadores brasileiros irá se reunir com parlamentares dos partidos Democrata e Republicano, nos EUA (https://tinyurl.com/3zrtexka)
Estadão: ‘Trabalho para que não encontrem diálogo’, diz Eduardo Bolsonaro sobre comitiva de senadores (https://tinyurl.com/3rump9f2)
Folha: Lula sanciona programa que desonera exportações para microempresas (https://tinyurl.com/2hv2bpfm)
Estadão: Barroso defende atuação do STF na regulação das big techs em meio a pressão dos EUA (https://tinyurl.com/nanf2bzr)
Folha: PT endurece críticas a Trump e a ‘golpismo’ de Bolsonaros em documento político (https://tinyurl.com/5795a5en)
Folha: Indústria de madeira tem férias coletivas e demissões no Brasil por tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/24wsdkpm)
Valor: Acordo entre EUA e Europa traz novos desafios ao Brasil (https://tinyurl.com/4hvfnsbw)
BC
XP Macro: Esquenta do Copom – Selic alta o suficiente (https://tinyurl.com/nhbwfrj8)
Folha: Tarifaço: Bancos pedirão leilões de dólar ao BC para fazer colchão anticrise (https://tinyurl.com/yc2yn6fz)
2026
O Globo: Crise de Eduardo fortalece Flávio Bolsonaro como presidenciável da direita em 2026 (https://tinyurl.com/mv8e223z)
CNN: PSB quer repetir chapa Lula-Alckmin em 2026 (https://tinyurl.com/fkc4u4n7)
CNN: PT pressiona Haddad para disputar governo de SP (https://tinyurl.com/5ecfzav7)
Metrópoles: Governo Lula acende alerta e teme impacto do tarifaço em 2026 (https://tinyurl.com/mvc6a9dy)
Estadão: Bolsonarismo paulista rejeita candidatura de Ricardo Nunes ao governo de São Paulo (https://tinyurl.com/33suuzuf)
Estadão: Com bênção de Lula, petistas condenados no mensalão querem vaga na Câmara em 2026 (https://tinyurl.com/edjv2svz)
Família Bolsonaro
Folha: Bolsonaro condenado pode pegar de 12 a 43 anos, e debate sobre extensão de pena segue aberto (https://tinyurl.com/23p7wxnp)
Folha: STF reforça segurança por causa de ‘motociata’ com Bolsonaro marcada para terça (29) (https://tinyurl.com/yn8drnua)
O Globo: Por que a cúpula do PL está irritada com Eduardo Bolsonaro (https://tinyurl.com/nvhf28yw)
Folha: Eduardo Bolsonaro volta a criticar Nikolas: ‘Triste ver a que ponto chegou’ (https://tinyurl.com/3xvwjff9)
Valor: Eduardo Leite diz que atitude de Eduardo Bolsonaro nos EUA é ‘imperdoável’ (https://tinyurl.com/mw2tn7vr)
Folha: Flávio Bolsonaro ataca Lula e minimiza fala de Eduardo sobre sanção de Trump a Motta e Alcolumbre (https://tinyurl.com/2ers5uvv)
Congresso/Governo
Folha: Câmara sob Motta contraria expectativas do governo, e apoio a Lula tem leve queda (https://tinyurl.com/vmzw4cue)
Valor: Sob gestão Motta, grupos políticos da Paraíba ganham protagonismo na Câmara (https://tinyurl.com/m8bjh898)
XP Política: Haddad: Outras medidas de antecipação da reforma tributária estão no nosso pipeline (app: https://bit.ly/40Hu1df | desktop: https://tinyurl.com/498pkcd8)
Setor externo
Valor: Avanço das importações acende alerta para contas externas (https://tinyurl.com/5xfmbp64)
Crédito
Valor: Juros altos e vaivém do IOF afetam crédito em junho (https://tinyurl.com/yune3sxy)
Valor: Taxa de juros média no consignado privado volta a subir em junho e concessões caem (https://tinyurl.com/5pbxjh82)
Petrobras
CNN: Petrobras anuncia redução de 14% nos preços de gás natural a distribuidoras (https://tinyurl.com/yuz3wpnj)
BNDES
CNN: Brasil articula fundo climático de R$ 20 bi com apoio do BNDES (https://tinyurl.com/yc5krt4f)
Mercado
Brazil Journal: EXCLUSIVO: Vinci negocia compra da Verde; Stuhlberger e Lumina continuam sócios (https://tinyurl.com/33z26r5r)
Valor: Vinci Compass negocia compra da Verde Asset, de Luis Stuhlberger (https://tinyurl.com/2vurjd23)
Tesouro
Folha: Cenário adverso com tarifas fez Tesouro Nacional reduzir emissões, diz coordenador (https://tinyurl.com/yseeysy3)
STF
O Globo: Silêncio de Mendonça, Fux e Nunes Marques sobre revogação de vistos gera mal-estar no STF (https://tinyurl.com/44658tup)
G1: No STF, expectativa é por ação da Câmara ou PGR sobre mandato de Eduardo Bolsonaro (https://tinyurl.com/55dvn7f9)
SP
Estadão: Presidente da Alesp rejeita pedidos de impeachment contra Tarcísio por posição sobre tarifaço (https://tinyurl.com/jnfyxjyf)
Folha: Aliado de Tarcísio, presidente da Alesp rejeita pedidos de impeachment de governador por tarifaço (https://tinyurl.com/5ebn8ks5)
Folha: Nunes diz que relação com vereadores está tranquila após reclamações de vetos (https://tinyurl.com/2w5zv5mp)
Voa Brasil
Folha: Voa Brasil completa um ano com baixa adesão e venda de 1,5% das passagens disponíveis (https://tinyurl.com/49wuvuwj)
Internacional
Valor: Após acordo com a UE, Trump anuncia tarifa global de até 20% (https://tinyurl.com/2m5usfbp)
Folha: Secretário de Comércio dos EUA diz que é provável estender trégua com China por 90 dias (https://tinyurl.com/3kxwdw36)
Folha: Acordo de energia de US$ 750 bilhões entre UE e Trump é difícil de se concretizar, dizem analistas (https://tinyurl.com/5n6pb6wx)
Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!