XP Expert

News XPress – 18/09/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

News XPress

Brasil

O Copom publicou na noite de ontem sua decisão de política monetária, com a manutenção da Selic em 15,00%, como amplamente esperado pelo mercado. Na avaliação do time XP Macro, o tom do comunicado foi hawkish.  A projeções de inflação do Comitê ficaram acima das expectativas da maioria do mercado. Para o horizonte relevante da política monetária (1T27), ficou estável em 3,4%, (refletindo possivelmente uma revisão da estimativa do hiato do produto), enquanto o mercado tinha estimativas entre 3,2% e 3,3%. O Comitê manteve a mensagem de que passos futuros “poderão ser ajustados e que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado”, frase que esperávamos que fosse retirada. Por fim, o Copom afirmou que “seguirá vigilante, avaliando se a manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta”.

O time XP Macro leu o comunicado como consistente com o cenário de início do ciclo de cortes em janeiro, com a Selic chegando a 12,00% após seis cortes de 50 bps (app: https://bit.ly/3VUkz3f | desktop: https://tinyurl.com/3fxjnm5t).

Indo ao Congresso, na noite de ontem a Câmara aprovou, por 311 votos a 163, o requerimento de urgência ao projeto de anistia aos envolvidos no 8 de janeiro. Como escreveu o time XP Política, apesar de a urgência tratar do texto do deputado Marcelo Crivella (Republicanos) — que prevê anistia a participantes de manifestações políticas “reivindicatórias” desde 30 de outubro de 2022 —, líderes que participaram de reunião com Hugo Motta afirmam que esse não será necessariamente o conteúdo levado a votação. Nomes do centrão com assento no governo, no entanto, admitem que há expectativa de que o relatório siga na direção de redução de penas, e não de uma anistia ampla (app: https://bit.ly/4mi9hR7 | desktop: https://tinyurl.com/5akjxwzw) – em linha com o que trazem os jornais na manhã de hoje (https://tinyurl.com/yt644x85 e https://tinyurl.com/yn9gcp2y). O deputado Paulinho da Força, presidente do Solidariedade e com boa interlocução no STF, será o relator do texto. A definição é lida pelo centrão como um sinal de que o teor do projeto a ser construído não vai significar uma afronta ao Judiciário (app: https://bit.ly/47K4lkv | desktop: https://tinyurl.com/3d53nkuw).

Além disso, a Folha sustenta que parlamentares de centro, liderados por Hugo Motta, fecharam acordo com uma ala do STF, que envolveria a votação de um projeto para redução das penas, sem qualquer forma de perdão pelos crimes julgados pelo Supremo, mas com a garantia de que Bolsonaro cumpra pena em regime domiciliar (https://tinyurl.com/yt4rlv35). Ontem o ex-presidente também foi diagnosticado com lesões iniciais de câncer de pele, em duas das oito lesões extraídas em um procedimento realizado no último domingo (https://tinyurl.com/ytbvb6xw). Segundo o boletim médico, a detecção de “carcinoma em células escamosas” tornará necessário o acompanhamento clínico e reavaliação periódica (https://tinyurl.com/2xa9xquc).

Seguindo no Congresso, ontem a Câmara concluiu a votação da PEC das prerrogativas com a retomada do dispositivo que prevê votação secreta em casos de investigações contra parlamentares (https://tinyurl.com/yvw7dtmz). O texto, agora, segue ao Senado, onde a imprensa afirma que encontrará maiores resistências e deve ter tramitação alongada (https://tinyurl.com/ypsm3ueu e https://tinyurl.com/yl346gw6). À CNN, Alcolumbre disse que dará rito normal à PEC, sem acelerar etapas (https://tinyurl.com/yvdr3t4d).

Em outras frentes, a MP 1300, que amplia a tarifa social de energia e consiste em uma das principais apostas do presidente Lula para 2026, segue para sanção presidencial (app: https://bit.ly/47U0OQN | desktop: https://tinyurl.com/4vxjcxmz). O Executivo também enviou ao Congresso projeto de lei que fortalece o papel do Cade na regulação das big tehcs (https://tinyurl.com/yne6nadv) e Medida Provisória que cria o Redata, regime especial de tributação para os data centers (https://tinyurl.com/ytawokt8).

Por fim, o noticiário registra que o Planalto avalia impor restrições às compras governamentais de bens produzidos nos EUA (https://tinyurl.com/yrw2rcqq), e que Brasil e China estão trabalhando para expandir o uso de moedas locais para composição de reservas e portfólios financeiros (https://tinyurl.com/yozavd5j). Líderes da Câmara também teriam sugerido a Arthur Lira incorporar a MP 1303 à reforma do IR, com o objetivo de encontrar recursos para a compensação, principal entrave para avanço do texto (https://tinyurl.com/yvaumw2x).

Agenda BCB: Presidente e diretores cumprem período de silêncio pós-Copom.

Agendas de Lula e Haddad: Lula se reúne com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, às 11h, e participa de cerimônia do PAC Seleções, às 15h30. A agenda de Haddad não havia sido atualizada até a publicação deste material.

Agenda local de dados: Às 10h30 o Tesouro publica os editais do leilão de títulos pré-fixados

Internacional

Futuros das bolsas americanas operam em alta nessa manhã, enquanto treasuries fecham taxa, devolvendo parte do movimento visto após a fala de Powell ontem.

Agenda internacional de dados: No Reino Unido, às 8h o BoE publica sua decisão de política monetária, com amplo consenso pela manutenção de sua taxa em 4,00%. Nos EUA, às 9h30 teremos os pedidos semanais de seguro-desemprego (expectativa para pedidos iniciais: 240k). No mesmo horário teremos Philly Fed de setembro (exp. 1,7) e o Leading Index de agosto (exp. -0,2%). Às 14h o Tesouro americano faz leilão de USD 19 bi de títulos de 10 anos indexados à inflação.

XP News Clipping

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/2f982c34

Copom

XP Macro: Copom: Still away from the target (app: https://bit.ly/3VUkz3f | desktop: https://tinyurl.com/3fxjnm5t)

Estadão: Copom mantém Selic em 15% ao ano pela 2ª vez seguida e ainda não dá sinal de corte de juros (https://tinyurl.com/yv64ogu9)

Folha: Copom mantém Selic em 15% ao ano e repete sinal de juro alto por tempo ‘bastante prolongado’ (https://tinyurl.com/yneqqrhj)

Folha: Economistas veem tom mais duro do Copom mesmo com melhora nos dados (https://tinyurl.com/yljgsewm)

Valor: Análise: BC oficializa fim do ciclo de alta da Selic, mas não prevê cortes de juros tão cedo (https://tinyurl.com/yk9oszh4)

O Globo: Comunicado do Copom reforça expectativa de corte de juros a partir do primeiro trimestre de 2026, diz economista-chefe (https://tinyurl.com/yuhhzoqk)

Valor: ‘Copom passa a impressão de que os cortes na Selic estão distantes’, diz Rocha, da JGP (https://tinyurl.com/ywga62yl)

Anistia

XP Política: Câmara aprova urgência para projeto da anistia (app: https://bit.ly/4mi9hR7 | desktop: https://tinyurl.com/5akjxwzw)

Valor: Câmara aprova urgência para anistia ao 8 de janeiro (https://tinyurl.com/yuoprhaj)

Folha: Câmara impõe derrota ao governo, avança com anistia e vai decidir se dá perdão ou reduz penas (https://tinyurl.com/yoznszfq)

Estadão: Paulinho da Força deve ser relator da anistia e planeja substituir indulto por redução de penas (https://tinyurl.com/ys3w282d)

Folha: Motta indicará aliado de Moraes para relatar projeto de redução de penas de condenados por golpe (https://tinyurl.com/yk9y9cjz)

CNN: Proposta de Crivella para anistia “light” será “carcaça” para novo texto (https://tinyurl.com/yn9gcp2y)

Folha: Governistas reconhecem derrota, temem anistia geral e apostam em redução de penas (https://tinyurl.com/yt644x85)

CNN: Autor do projeto, Crivella diz que acha viável versão “light” da (https://tinyurl.com/yvae7hjm)

Folha: Governistas falam em rendição ao bolsonarismo e direita cobra anistia com Bolsonaro após aprovação de urgência (https://tinyurl.com/yr33fy43)

Folha: Partidos com ministérios deram quase 60% dos votos em aprovação de urgência para anistia (https://tinyurl.com/yrzld4fm)

O Globo: Votação da urgência da anistia é garantida por dobradinha Centrão-oposição e infidelidade de partidos do governo; veja votos (https://tinyurl.com/yuxwma4m)

O Globo: STF pode ajustar penas se lei mudar, mas ministros rejeitam acordo por anistia de envolvidos no 8/1 e trama golpista (https://tinyurl.com/ykww7xys)

Estadão: Lula diz a aliados que é a favor de ‘anistia light’ com redução de penas para condenados do 8/1 (https://tinyurl.com/yraalflg)

Folha: Lula diz que vetará anistia a Bolsonaro se Congresso aprovar projeto (https://tinyurl.com/yns4wz4b)

Bolsonaro

Folha: Exame aponta câncer de pele e Bolsonaro terá acompanhamento clínico (https://tinyurl.com/ytbvb6xw)

CNN: Análise: Laudo de Bolsonaro reforça argumentos para prisão domiciliar (https://tinyurl.com/2xa9xquc)

Folha: Centrão fecha acordo sigiloso com ala do STF por domiciliar para Bolsonaro, redução de penas e rejeição de anistia (https://tinyurl.com/yt4rlv35)

Folha: Câncer de pele como o de Bolsonaro pode retornar em novas lesões, dizem especialistas (https://tinyurl.com/ysrqf5xj)

Folha: Moraes muda regras de escolta de Bolsonaro após demora no retorno de hospital (https://tinyurl.com/yroq3mms)

Estadão: Atlas: Maioria concorda com condenação de Bolsonaro e acredita que ele participou de plano de golpe (https://tinyurl.com/ykfl9uxp)

Estadão: Genial/Quaest: 49% avaliam como exagerada pena de 27 anos de prisão imposta a Jair Bolsonaro (https://tinyurl.com/yuwy2ash)

PEC da Blindagem

CNN: Alcolumbre confirma à CNN que dará rito normal à PEC da Blindagem (https://tinyurl.com/yvdr3t4d)

CNN: Alcolumbre encaminha PEC da Blindagem à CCJ do Senado (https://tinyurl.com/yrcy7sve)

O Globo: Após pedido de Alcolumbre, presidente da CCJ diz que vai indicar relator para a PEC da Blindagem (https://tinyurl.com/ypcstzgo)

O Globo: Senado desacelera tramitação da PEC da Blindagem após manobra de Motta para devolver voto secreto à proposta (https://tinyurl.com/yl346gw6)

Valor: PEC da blindagem terá tramitação mais longa no Senado (https://tinyurl.com/ypsm3ueu)

Folha: Senado deve desacelerar PEC da Blindagem para evitar desgaste (https://tinyurl.com/ypcw4sns)

Estadão: PEC da Blindagem ainda precisa passar pelo Senado, mas não por sanção do presidente (https://tinyurl.com/2xbcqpwd)

XP Política: Câmara retoma voto secreto na PEC das Prerrogativas (app: https://bit.ly/47Ix1dD | desktop: https://tinyurl.com/yy9wtbdy)

Estadão: Motta aceita manobra para recolocar voto secreto em PEC da Blindagem; governistas vão ao STF (https://tinyurl.com/yvw7dtmz)

Folha: Líder do PT aciona STF para suspender PEC da Blindagem (https://tinyurl.com/yk9d46u6)

Estadão: Voto secreto na PEC da Blindagem é aprovado sob protestos ignorados por Motta e ‘votação relâmpago’ (https://tinyurl.com/yvt72hx2)

Estadão: Entidades criticam PEC da Blindagem e apontam risco de retrocesso democrático (https://tinyurl.com/ylxdbs4b)

Estadão: PEC da Blindagem trava 36 inquéritos no STF contra 108 parlamentares, incluindo Eduardo Bolsonaro (https://tinyurl.com/yts28unw)

Folha: PEC também blinda deputados estaduais e ameaça processos em todo o país; veja ponto a ponto (https://tinyurl.com/yn6hjk2y)

O Globo: Juristas avaliam que PEC da Blindagem viola separação de Poderes (https://tinyurl.com/ywech7nf)

Estadão: PL, Centrão e petistas dão aval a voto secreto na PEC da Blindagem; saiba como cada deputado votou (https://tinyurl.com/yplswe2u)

Valor: Reação à PEC mostra passo em falso de Hugo Motta (https://tinyurl.com/yo77z42q)

O Globo: Aliados relatam irritação de Lula com 12 deputados petistas que votaram a favor da PEC da Blindagem (https://tinyurl.com/ysypxvv4)

O Globo: A irritação de Lula com os deputados do PT que votaram a favor da PEC da Blindagem (https://tinyurl.com/yvx7ble4)

Estadão: PEC da Blindagem: aliados veem desgaste para Lula após PT ajudar a ressuscitar voto secreto (https://tinyurl.com/ytvhklq8)

Folha: Após racha em votação de blindagem, petistas querem fechar questão sobre temas polêmicos (https://tinyurl.com/ynxdwsox)

Brasil/EUA

Folha: Número 2 da diplomacia de Trump diz que EUA reagirão mesmo com chance de Bolsonaro ir à Papuda (https://tinyurl.com/ysshmpyv)

CNN: Antes de nova sanções contra ministros do STF, EUA analisam caso a (https://tinyurl.com/ynranove)

Estadão: Brasil e China trabalham para ampliar uso de moedas locais, diz secretária da Fazenda (https://tinyurl.com/yozavd5j)

Folha: Governo avalia usar reciprocidade em compras governamentais de produtos americanos (https://tinyurl.com/yrw2rcqq)

Estadão: Vice-secretário de Estado do governo Trump volta a criticar Moraes e fala em ‘farsa política’ (https://tinyurl.com/yu5heuny)

O Globo: Lula diz a TV britânica que não tem contato com Trump: ‘Relação dele agora é com o Bolsonaro, não com o Brasil’ (https://tinyurl.com/yknrpqn8)

Estadão: Povo americano vai pagar pelos erros que Trump está cometendo contra o Brasil, diz Lula (https://tinyurl.com/yo9ashjd)

Valor: Ação dos EUA no Caribe preocupa, diz Celso Amorim (https://tinyurl.com/ym5osmh2)

Big techs

Folha: Lula assina projeto para Cade poder barrar preços abusivos e regular concorrência em big techs (https://tinyurl.com/ywh55mat)

Estadão: Governo envia projeto para monitorar risco de concorrência de big techs com receita acima de R$ 5 bi (https://tinyurl.com/yrzbtuzj)

Valor: Projeto prevê fortalecer o Cade frente a ‘big techs’ (https://tinyurl.com/yne6nadv)

O Globo: Regulação econômica de big techs incentiva inovação, protege o consumidor e não restringe conteúdo, defende secretário da Fazenda (https://tinyurl.com/yskqlzmh)

XP Política: Lula: Espero que o Trump esteja vendo este ato, não há veto a nenhuma empresa que respeite a legislação brasileira (app: https://bit.ly/42uRLly | desktop: https://tinyurl.com/5bcsy2fe)

XP Política: Haddad: Todas as big techs, não só as americanas, vão receber um tratamento justo a partir desse projeto (app: https://bit.ly/46G3kJ8 | desktop: https://tinyurl.com/3wnz6ef9)

Fiscal

CNN: Câmara debate incorporar MP de taxação em PL do Imposto de Renda (https://tinyurl.com/yvaumw2x)

Estadão: Fux manda ao plenário virtual ação contra PEC dos Precatórios (https://tinyurl.com/ynmk3d43)

Valor: Precatório cancelado deve ter efeito de R$ 8 bi em 2026 (https://tinyurl.com/ynm5a7mv)

Valor: Haddad admite manter isenção de debênture incentivada (https://tinyurl.com/yslo9cag)

G1: Após resistências, Haddad fala em recalibragem para aprovar MP que aumenta imposto para bets, fintechs e investimentos (https://tinyurl.com/yvrgmk3y)

Uol: Lula edita MP com R$ 12 bilhões em crédito extraordinário para renegociação de dívidas rurais (https://tinyurl.com/ycxmx3kn)

Globorural: Setor e ruralistas querem mudar MP das dívidas (https://tinyurl.com/yv2fkkam)

O Globo: Estudo aponta pagamento indevido de R$ 9 bilhões em seguro-defeso entre 2013 e 2024 (https://tinyurl.com/ytnha522)

Valor: ‘Penalização econômica do Brasil por agências de rating não faz mais sentido’, diz Ceron (https://tinyurl.com/yphkkvof)

Valor: 36% das cidades brasileiras têm quadro fiscal ruim, mesmo com receita em alta (https://tinyurl.com/ym5en4d7)

O Globo: Haddad defende debate amplo sobre regra de dívida e contas públicas (https://tinyurl.com/yvxs6emj)

2026

Estadão: Tarcísio volta a descartar Presidência e diz que pretende disputar reeleição em SP (https://tinyurl.com/ym9a7gwo)

Estadão: Lula alfineta Tarcísio: ‘Já tem gente prometendo indulto se eleito’ (https://tinyurl.com/ytc5dk27)

Folha: Padilha nega que vá concorrer nas eleições de 2026 e diz que fica até o fim do governo (https://tinyurl.com/yn3o999b)

Estadão: Marcos Pereira fecha acordo com Ibaneis para chapa bolsonarista no DF em 2026 (https://tinyurl.com/ypzwg62l)

Pesquisas

XP Política & Macro: Atlas de setembro mostra avanço de Lula na avaliação de governo e cenários de segundo turno (app: https://bit.ly/4mqGOc2 | desktop: https://tinyurl.com/t4tjm349)

XP Política & Macro: Quaest de setembro mostra estabilidade em aprovação e avaliação do governo (app: https://bit.ly/46kbLtL | desktop: https://tinyurl.com/yk73v7un)

O Globo: Sidônio afirma não ter ‘absolutamente nenhuma preocupação’ após Quaest mostrar 51% de reprovação de Lula (https://tinyurl.com/2xxvew28)

Governo/Congresso

Estadão: Alcolumbre diz que Eduardo Bolsonaro instiga EUA contra o Brasil e ‘não dá para aceitar calado’ (https://tinyurl.com/ypz46fum)

O Globo: Alcolumbre reclama da oposição e diz que foco no Judiciário impede discussões de ‘assuntos sérios’: ‘Está impossível’ (https://tinyurl.com/yvo65epf)

CNN: “O país precisa andar”, diz Hugo após urgência de anistia ser aprovada (https://tinyurl.com/ylpoetep)

Estadão: PT e PSOL vão acionar PGR contra nomeação de Eduardo Bolsonaro como líder da minoria (https://tinyurl.com/yonkm5fb)

XP Política: CAS aprova PL que libera venda de medicamentos em supermercados (app: https://bit.ly/42vxtIz | desktop: https://tinyurl.com/4rfzuzst)

Estadão: Relator da PEC da Segurança propõe que PM conduza investigação preliminar; veja detalhes da proposta (https://tinyurl.com/ykgcxhl2)

Energia

XP Política: Senado aprova MP 1300, que garante ampliação da tarifa social; texto segue pra sanção presidencial (app: https://bit.ly/47U0OQN | desktop: https://tinyurl.com/4vxjcxmz)

Valor: Congresso aprova MP da conta de luz no limite da validade (https://tinyurl.com/yvpap2vs)

Data centers

Valor: MP cria regime especial para tributar ‘data center’ (https://tinyurl.com/ytawokt8)

Folha: Lula assina MP com isenção de impostos para reduzir dependência de data centers de fora do país (https://tinyurl.com/yplpenzq)

Estadão: Governo estima renúncia fiscal de R$ 7,5 bi em 3 anos para impulsionar datacenters no País; entenda (https://tinyurl.com/ypd43lly)

Reforma tributária

XP Política: Relator da reforma tributária acata emenda que impacta nafta e Presiq (app: https://bit.ly/3W0lFud | desktop: https://tinyurl.com/2fxe8ksk)

Estadão: Comissão do Senado aprova 2º texto de regulamentação da reforma tributária; veja ponto a ponto (https://tinyurl.com/yqu4kqrj)

Valor: Estudo projeta alíquota de até 28,7% para CBS e IBS (https://tinyurl.com/yu46n5vl)

Folha: Reforma tributária: Braga afasta multa automática por descumprimento de novas regras em 2026 (https://tinyurl.com/ylwvh9es)

Folha: Senado pode colocar teto para Imposto Seletivo sobre refrigerantes (https://tinyurl.com/ylgv4jzb)

O Globo: Reforma Tributária amplia teto para isenção a carro de pessoas com deficiência (https://tinyurl.com/yqqnfx7n)

Emendas

O Globo: Dino prepara julgamento sobre emendas no plenário do STF após Câmara aprovar PEC que blinda parlamentares (https://tinyurl.com/ylunj4sr)

Folha: Dino abre fase final de processos sobre emendas com expectativa de julgamento ainda este ano (https://tinyurl.com/yvp9zuw7)

G1: Após PEC da Blindagem, Dino dá 15 dias para AGU e TCU estabelecerem cronograma para fiscalização de emendas PIX (https://tinyurl.com/yld38dzc)

Agro

Globo Rural: Desembolso de crédito rural caiu 23% no 1º bimestre do Plano Safra (https://tinyurl.com/yrnbr7eb)

Globo Rural: Parlamentares querem investigar apoio ‘formal’ do governo à Moratória da Soja (https://tinyurl.com/2x9wrh7r)

Estadão: Abertura de 437 novos mercados minimizou impactos das tarifas de Trump, diz ministro (https://tinyurl.com/yunaz7r5)

Valor: Perspectivas são boas, mas agro tem desafios (https://tinyurl.com/ylpfk3lf)

Minerais

Valor: Para australianas, Brasil é alternativa à China em terras raras (https://tinyurl.com/yp8ar4fv)

Folha: Cade manda arquivar denúncia em compra de minas por estatal chinesa (https://tinyurl.com/ytwaajkx)

Valor: Esquema de corrupção bilionária em mineração é alvo de ação da PF (https://tinyurl.com/yslzmgzt)

Tarcísio

O Globo: ‘Bancadas da bala’ cobram Tarcísio por proteção de policiais e evidenciam desgaste na pauta da segurança (https://tinyurl.com/ymgdaedx)

Folha: Kassab demite aliado de presidente da Alesp em meio a disputa por vaga na chapa de Tarcísio (https://tinyurl.com/ytmyfyvl)

Valor: Tarcísio diz que vai ‘pegar os vagabundos’ que executaram ex-delegado-geral (https://tinyurl.com/yrdvz6dc)

INSS

Estadão: PT vai a Alcolumbre contra aliado de Bolsonaro na CPI do INSS (https://tinyurl.com/ynw92dw9)

O Globo: Alcolumbre anuncia que manterá sigilo sobre visitas de Careca do INSS a gabinetes do Senado (https://tinyurl.com/2x7go5jg)

O Globo: Mendonça, do STF, nega pedido e 4 testemunhas terão que comparecer à CPI do INSS (https://tinyurl.com/yvguaslg)

STF

XP Política: Rol da ANS: relator vota por solução intermediária; julgamento será retomado amanhã (app: https://bit.ly/46OJ5rR | desktop: https://tinyurl.com/5f86mme3)

Valor: Gilmar analisa ações que dificultam impeachment de ministros do STF (https://tinyurl.com/ykmmuepj)

Estadão: Gilmar pede manifestação do Congresso, AGU e PGR sobre rito de impeachment de ministros do STF (https://tinyurl.com/ynddjwlv)

Estadão: Barroso diz que é injusto punir ministros que cumpriram papel com coragem e independência (https://tinyurl.com/yt4y9aq9)

Estatais

Folha: Troca de comando nos Correios deflagra plano de socorro, e Fazenda vê possibilidade de aporte (https://tinyurl.com/yu6qfx83)

Folha: Caixa lucra R$ 3,7 bilhões no segundo trimestre de 2025, alta de 12% em um ano (https://tinyurl.com/yu5ttwl6)

O Globo: PF vê ‘fortes indícios’ de que escritório de filho do presidente da Caixa intermediou propina de esquema (https://tinyurl.com/yrot9tao)

Mercados

Folha: BC anuncia dois leilões de linha para sexta-feira no valor de até US$ 2 bi (https://tinyurl.com/yrh5lzwx)

Valor: Diferencial de juros maior entre Brasil e EUA reforça apelo do real (https://tinyurl.com/yucfwohm)

Fed

Folha: Com divisões internas, Fed faz primeiro corte no ano e reduz juros dos EUA em 0,25 ponto percentual (https://tinyurl.com/yskcazgg)

Estadão: BC dos EUA reduz juros em 0,25 ponto, após pressão de Trump, e projeta mais dois cortes no ano (https://tinyurl.com/yv4g26fe)

Valor: Miran, indicado por Trump, escancara divisão no Fed (https://tinyurl.com/yudpe9p4)

Valor: Análise: Pressão de Trump arranha credibilidade do Fed no momento em que ‘não há caminho livre de riscos’ (https://tinyurl.com/ylo5a7ot)

O Globo: Fed: dissidência solitária em decisão de juros mostra que BC dos EUA segue unido sob a pressão de Trump (https://tinyurl.com/yrba4pfs)

Folha: Powell diz que não houve pressão para corte maior do Fed na taxa de juros (https://tinyurl.com/ystopshy)

Estadão: Wall Street vê corte do Fed como gestão de risco e antevê mais duas reduções no ano (https://tinyurl.com/ylemdh9o)

O Globo: Mercado teme interferência de Trump no Fed após voto dissidente de indicado (https://tinyurl.com/ymhmowkf)

Valor: ‘Está claro que indicado por Trump é mais suave que restante do Fed’, diz Deutsche Bank (https://tinyurl.com/ywabtgou)

Outras de internacional

Folha: Secretário do Tesouro dos EUA fez acordo hipotecário similar ao de diretora do Fed atacada por Trump (https://tinyurl.com/ynyrlxks)

Valor: China proíbe empresas de comprar chips de IA da Nvidia (https://tinyurl.com/ym5vyum9)

Valor: Plano para TikTok é ‘ganha-ganha’, diz Pequim (https://tinyurl.com/ym4w7hx6)

Valor: Europa ameaça Israel com sanções comerciais (https://tinyurl.com/ym7dl2h6)

O Globo: Banco Central da Argentina intervém após peso ultrapassar teto da faixa cambial (https://tinyurl.com/yrjmxbva)

O Globo: Economia argentina cai no segundo trimestre, interrompendo recuperação (https://tinyurl.com/ypt2k2xa)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.