XP Expert

News XPress – 18/08/2025

Seu resumo matinal de política, economia e estratégia macro

Compartilhar:

  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no X
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Compartilhar no LinkedIn
  • Compartilhar via E-mail

Brasil

O governo Lula envia hoje à Casa Branca um relatório sobre as práticas investigadas com base na Seção 301 da Lei de Comércio dos EUA. Segundo o jornal O Globo, a expectativa é que, depois do envio do relatório, negociadores dos dois países voltem a debater o tema em uma audiência pública que acontecerá no início de dezembro deste ano (https://tinyurl.com/4rrrkv64). Já o Valor traz avaliação de integrantes do Planalto, de que a resposta à investigação será formalmente fácil de ser cumprida, mas deve ter pouco efeito prático para reverter a tarifa de 50% imposta às exportações brasileiras. A leitura é que nas últimas semanas houve um esvaziamento das poucas frentes de tratativas que haviam sido estabelecidas sobre o tema (https://tinyurl.com/4p8ms2z4). A Folha também reporta que o governo brasileiro encara as sanções impostas pelo governo americano ao Brasil como uma tentativa de “mudança de regime” e acredita que as ações não se restringem ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF. A partir dessa avaliação, o Planalto também já estaria considerando a possibilidade de o presidente Donald Trump questionar a legitimidade da eleição do ano que vem, em caso de reeleição do presidente Lula (https://tinyurl.com/y9vvyaxw).

Nesta semana Lula se reúne com o presidente do Equador em Brasília e participa da Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica, em Bogotá. Segundo o Valor, a intervenção militar americana no sul do Caribe deve estar na pauta das conversas dos dois encontros (https://tinyurl.com/yshjmwvk). Nesta linha, o G1 registra que o chefe do Executivo deve intensificar nos próximos dias as ligações a presidentes e primeiros-ministros a fim de discutir alternativas ao tarifaço (https://tinyurl.com/bdh2hyjs). Com relação ao plano de contingência, o Valor afirma que o Planalto espera uma tramitação sem maiores dificuldades, mas que há temor sobre eventuais mudanças que impliquem no aumento do custo fiscal das medidas (https://tinyurl.com/nh5famb3).

Na seara fiscal, o Valor sustenta que, na visão de técnicos do governo, o PLOA de 2026, que terá que ser enviado ao Congresso até o final de agosto, será mais difícil de ser executado do que as previsões apontarão no texto. Entre os desafios, colocam a possibilidade de desidratação da MP 1303 e de haver frustração da taxação do imposto mínimo sobre pessoas de alta renda, prevista na reforma do IR (https://tinyurl.com/5f4hns2j). A Comissão Mista de Orçamento também atualizou o calendário para a tramitação do PLDO de 2026, que deve ser concluída apenas após o envio do PLOA, com votação prevista para acontecer em plenário no início de setembro (https://tinyurl.com/yc575thz).

E, olhando para 2026, o Valor afirma que Lula fez consultas a dirigentes e ministros de três partidos da base aliada – MDB, União Brasil e PSD – na tentativa de construir uma nova frente ampla para o ano que vem, mas que nenhum deles se comprometeu com um apoio à reeleição do presidente e deixaram claro que poderão lançar candidatos próprios (https://tinyurl.com/yckxavu6). O jornal também registra a aproximação de governadores de direita, o que, na avaliação de aliados, poderia abrir espaço para composições internas no grupo (https://tinyurl.com/yznb5tsp). Já o Estadão registra que o plano A de Geraldo Alckmin é concorrer como vice de Lula, mas que sua atuação contra o tarifaço de Donald Trump o fortalece até para enfrentar Tarcísio de Freitas em uma eventual disputa pelo governo de São Paulo (https://tinyurl.com/bdh6bv4t). Ainda segundo o jornal, aliados de Ciro Gomes o aconselharam a aproveitar a falta de definição na direita para se lançar como o candidato anti-Lula em 2026 (https://tinyurl.com/2r92ypa4).

Agenda BCB: Diogo Guillen se reúne com gestoras às 10h, às 11h e palestra em evento, às 14h (link: https://tinyurl.com/e8bfrb8r).

Agendas de Lula e Haddad: Lula recebe em Brasília o presidente do Equador. Ambos participam de cerimônia para assinatura de atos, seguida de declaração conjunta à imprensa, às 12h. Às 15h Lula ainda se reúne com o ministro Wellington Dias (Desenvolvimento Social). A agenda de Haddad não havia sido atualizada até a publicação deste material.

Agenda local de dados: A FGV divulga o IGP-10 às 8h (est 0,22% m/m). O BC publica o PDF do relatório Focus às 8h25 e os dados completos e o IBC-BR de junho (est 0% m/m e 1,2% a/a; XP 0,1% m/m e 1,2% a/a) às 9h.

Internacional

Hoje o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontra com o presidente Donald Trump, nos Estados Unidos. Segundo a imprensa internacional, Zelensky pedirá para Trump aumentar a pressão sobre a Rússia por um cessar-fogo e explicar quais garantias de segurança está disposto a oferecer. O presidente ucraniano também estaria disposto a discutir algumas “questões territoriais” para chegar a um acordo com os russos (https://tinyurl.com/4nyf75e8).

Agenda internacional de dados: Nos EUA, o NAHB (est 34) será publicado às 11h e Bowman fala às 13h45.

Bons negócios!

XP Política & Macro Strategy

XP News Clipping

Capas dos jornais: https://tinyurl.com/9ufhx8zu

Brasil-EUA

Folha: Em recado a Trump, Lula diz que planta comida, não ódio (https://tinyurl.com/mrxbahrp)

Folha: Governo acha que Trump quer mudança de regime no Brasil e prevê ações para além de Bolsonaro (https://tinyurl.com/y9vvyaxw)

G1: Lula planeja nova rodada de ligações a líderes de países para discutir alternativas ao tarifaço (https://tinyurl.com/bdh2hyjs)

Valor: Na defesa de Pix e outros alvos de Trump, Brasil vê portas fechadas nos EUA (https://tinyurl.com/4p8ms2z4)

O Globo: Tarifaço: governo envia hoje resposta aos EUA sobre investigação que envolve Pix, um dos alvos de Trump (https://tinyurl.com/4rrrkv64)

Valor: Intervenção militar dos EUA entra na pauta de Lula (https://tinyurl.com/yshjmwvk)

Valor: Planalto prevê apoio amplo a pacote do tarifaço (https://tinyurl.com/nh5famb3)

Folha: Eduardo Bolsonaro afirma ter dito a governo Trump que Moraes e esposa são ‘uma pessoa’ só (https://tinyurl.com/2s47awa7)

O Globo: EUA avaliam sanções contra assessores de Moraes após ação de Eduardo Bolsonaro (https://tinyurl.com/58j9hfm5)

O Globo: A previsão de bolsonaristas para a nova leva de sanções Magnitsky após Alexandre de Moraes (https://tinyurl.com/4jtdu8a5)

O Globo: Em reunião com Bessent, Eduardo Bolsonaro relata ‘descumprimento de Lei Magnitsky por bancos brasileiros’ (https://tinyurl.com/2er4ef54)

O Globo: O alcance da Lei Magnitsky no Brasil, segundo um diretor do BC (https://tinyurl.com/mr22yshz)

Estadão: Lei Magnitsky tem níveis? Especialistas explicam como devem funcionar as punições a Moraes (https://tinyurl.com/yrk3e6yy)

Estadão: Eduardo Bolsonaro se reuniu com Scott Bessent no dia do encontro que o americano cancelou com Haddad (https://tinyurl.com/syrb7tb4)

O Globo: Alckmin pede ‘resposta rápida’ do Legislativo a plano de socorro a tarifaço de Trump (https://tinyurl.com/3jx3pa3p)

O Globo: Crédito para ‘boa parcela’ de empresas depende do Congresso, diz secretário de Política Econômica (https://tinyurl.com/y7tpnnrc)

Estadão: Alckmin critica Eduardo Bolsonaro por atrapalhar negociação com secretário dos EUA: ‘Lamentável’ (https://tinyurl.com/4mhjbrpf)

O Globo: Afetados pelo tarifaço, setores ligados a Bolsonaro procuram o governo Lula (https://tinyurl.com/4jbbx86y)

Folha: Família de Padilha, ministro de Lula, tem visto aos EUA cancelado (https://tinyurl.com/36w9mu6v)

Folha: Para 35%, culpa do tarifaço é de Lula; 22% acham que é de Bolsonaro, e 17%, de Eduardo, aponta Datafolha (https://tinyurl.com/4uwb22h6)

Fiscal

Valor: Projeção realista do Orçamento para 2026 desafia o governo (https://tinyurl.com/5f4hns2j)

Valor: LDO ficará para setembro (https://tinyurl.com/yc575thz)

Folha: STF tem maioria em favor do fator previdenciário do INSS e evita gasto de R$ 131,3 bi à União (https://tinyurl.com/mn7ntzep)

Folha: STF forma maioria para INSS pagar BPC a mulher vítima de violência (https://tinyurl.com/4ennee7w)

Folha: Previdência alertou para imprecisão de estimativa de gastos no Orçamento de 2025 (https://tinyurl.com/29ufvvdd)

Estadão: Governo Lula 3 somará ao menos R$ 387 bi em gastos fora da meta fiscal com pacote antitarifaço (https://tinyurl.com/58zvcwjw)

Setor externo

Valor: Sinal amarelo nas contas externas (https://tinyurl.com/yfbad54v)

Governo/Congresso

G1: Quaest faz nova pesquisa sobre avaliação do governo Lula e corrida presidencial de 2026 (https://tinyurl.com/4he3wuep)

O Globo: A nova pesquisa Quaest de aprovação de Lula e com o nome de Flávio Bolsonaro na corrida ao Planalto (https://tinyurl.com/55epx9k4)

Folha: Federação União-PP deve abrir exceção para permanência de ministros no governo Lula (https://tinyurl.com/3jcxjmm6)

G1: ‘Adultização’: Motta e governistas querem votar projeto nesta semana; oposição resiste e quer mudanças no texto (https://tinyurl.com/yftddf8c)

Folha: Centrão retoma ofensiva contra leis do colarinho branco iniciada na Lava Jato, agora por emendas (https://tinyurl.com/4zkttxhu)

Valor: PEC do foro esbarra em ‘teia’ de interesses (https://tinyurl.com/turrrby3)

O Globo: ‘Risco Sergio Moro’ acende alerta no Congresso sobre mudanças no foro (https://tinyurl.com/43fetd8c)

Valor: Emendas facilitam votação do IR (https://tinyurl.com/mr49asbx)

Folha: Motta envia denúncias contra Eduardo Bolsonaro para o Conselho de Ética da Câmara (https://tinyurl.com/4cryevh9)

Folha: Hugo Motta e Davi Alcolumbre estão sob pressão bolsonarista nas redes sociais (https://tinyurl.com/yhmzzmxm)

Estadão: União Brasil e PP vão debater saída de filiados do governo Lula em ato para ratificar federação (https://tinyurl.com/3pazs3e3)

2026

Valor: Lula enfrenta dificuldades para formar frente ampla (https://tinyurl.com/yckxavu6)

Estadão: Tarifaço fortalece Geraldo Alckmin até para enfrentar Tarcísio em SP, dizem aliados (https://tinyurl.com/bdh6bv4t)

Estadão: Aliados querem Ciro Gomes como anti-Lula em 2026 após ‘bate cabeça’ de governadores da direita (https://tinyurl.com/2r92ypa4)

Valor: Governadores se unem e indicam aliança para 2026 (https://tinyurl.com/yznb5tsp)

O Globo: ‘Road show’ da direita: por 2026, governadores atuam juntos nos bastidores e percorrem eventos do agro e de bancos (https://tinyurl.com/2uvcaw3h)

Folha: Zema lança pré-candidatura, mas não descarta ‘compor com outros partidos’ se Bolsonaro pedir (https://tinyurl.com/7jwmk6v)

Folha: Zema aproveita nó na direita e se lança pré-candidato à Presidência com perfil outsider (https://tinyurl.com/bp5hmp4w)

Folha: Carlos e Eduardo Bolsonaro dizem que governadores de direita agem como ratos e oportunistas (https://tinyurl.com/mpw5vyhu)

O Globo: Mote bolsonarista para o Senado, impeachment de Moraes causa embaraços entre aliados para 2026 (https://tinyurl.com/mruuu7cr)

Valor: Zema e Ratinho buscam alianças e palanques locais (https://tinyurl.com/tnt5xb3s)

Estadão: Rueda faz jantar com governadores de direita e presidentes de partidos para articular 2026 (https://tinyurl.com/pz8vv6y4)

Folha: Nunes evita 2026, diz que foco é terminar mandato e fala em voltar a ser empresário após 2028 (https://tinyurl.com/y4xv6yu3)

Julgamento/Bolsonaro

Estadão: STF começa a julgar Bolsonaro e outros sete réus no dia 2 de setembro (https://tinyurl.com/39xjnwx8)

O Globo: O cálculo do STF ao marcar o julgamento de Bolsonaro junto com o 7 de setembro (https://tinyurl.com/2s4a7z6r)

Valor: Ministros devem divergir sobre penas no julgamento do golpe (https://tinyurl.com/mz5wuhnr)

O Globo: Julgamento de Bolsonaro: Moraes faz seguro contra pedido de vista e manda link sobre ação do golpe a ministros (https://tinyurl.com/4wadubu4)

Estadão: Datas escolhidas pelo STF para julgar Bolsonaro evitam adiamento para 2026 e são um ‘hedge’ a Fux (https://tinyurl.com/2s3t9jya)

CNN: Fux não pedirá vista mas divergirá de Moraes sobre Bolsonaro, dizem aliados (https://tinyurl.com/5fpfwyc6)

CNN: Julgamento de Bolsonaro: veja por que petistas torcem por pedido de vista (https://tinyurl.com/bdzjanrt)

CNN: Juristas divergem sobre impacto de pedido de vista para Bolsonaro (https://tinyurl.com/9tb8tj8t)

Folha: Voto de Moraes sobre Bolsonaro é esperado no STF para segunda semana de julgamento (https://tinyurl.com/6pfdr6yd)

O Globo: Julgamento de Bolsonaro: ministros do STF preveem voto de Moraes na segunda semana e dez horas de argumentos da PGR e defesas (https://tinyurl.com/yn56dmky)

CNN: Julgamento de Bolsonaro deve ser concluído rapidamente (https://tinyurl.com/35bdmye5)

O Globo: As provas de que Bolsonaro ignorava intencionalmente restrições de Moraes (https://tinyurl.com/33t35znu)

Folha: Bolsonaro deixa hospital do DF com quadro de infecções pulmonares residuais e volta à prisão domiciliar (https://tinyurl.com/yc5vttez)

Tarcísio

O Globo: Com discurso de candidato a presidente, Tarcísio almoça em SP com o PIB (https://tinyurl.com/wxcyejuv)

Folha: Almoço de banqueiro para Tarcísio causa desconforto entre apoiadores de Bolsonaro (https://tinyurl.com/u9xe8j8n)

Folha: Tarcísio intensifica agenda política após prisão de Bolsonaro e marca distância de Lula e Moraes (https://tinyurl.com/5x69dmej)

O Globo: Tarcísio, Gilmar Mendes e o pedido de liberação do passaporte de Bolsonaro que ele nega ter feito (https://tinyurl.com/2vk64dk2)

Folha: Tarcísio fala em ‘mão pesada’ após desgaste com caso Ultrafarma e volta a atacar Lula (https://tinyurl.com/3ry2jjny)

O Globo: Tarcísio quebra silêncio sobre fraudes no ICMS e promete ‘punição rigorosa’ e ‘mão pesada’ para envolvidos (https://tinyurl.com/ysvwu5bs)

STF

O Globo: O suspense sobre o futuro de Barroso e a embaixada do Brasil em Paris (https://tinyurl.com/3w6p8u9d)

O Globo: Barroso e sua aposentadoria no STF (https://tinyurl.com/bdyszunz)

Folha: Alvo dos EUA, Moraes mantém rede de aliados no Brasil que garante influência e proteção (https://tinyurl.com/yar3teba)

Estadão: Flávio Dino decide contra rival de seu grupo no Maranhão, influencia sucessão e movimenta os Sarney (https://tinyurl.com/362rumes)

Mercado

Valor: Investidor local evita grandes apostas em alta adicional do real (https://tinyurl.com/mvarxnkc)

Valor: Ouro amplia apelo nas carteiras em meio à alta volatilidade (https://tinyurl.com/mucknybb)

Inadimplência

Valor: Inadimplência dispara no agro e preocupa bancos (https://tinyurl.com/ctj5axp2)

Produtividade

Folha: Protecionismo no Brasil estrangula produtividade e renda da população (https://tinyurl.com/2yb94txn)

PAC

O Globo: PAC: ritmo de obras de R$ 16,7 bi em estados e municípios preocupa governo, a 1 ano da eleição (https://tinyurl.com/mrymk9sj)

Internacional

Valor: Zelensky resiste a negociar sob fogo, mas já admite perder áreas (https://tinyurl.com/4nyf75e8)

Valor: Jackson Hole concentra atenções em período chave (https://tinyurl.com/mbtfu6b4)

Valor: BCs da América Latina veem ciclo de corte de juros perto do fim (https://tinyurl.com/58f73smp)

Valor: Dívida corporativa tem menor ‘spread’ em 27 anos nos EUA (https://tinyurl.com/3755e8j3)

XPInc CTA

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!

XP Expert

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Disclaimer:

Este material foi elaborado pela XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos” ou “Companhia”) e não deve ser considerado um relatório de análise para os fins na Resolução CVM 20/2021. As opiniões, projeções e estimativas aqui contidas são meramente indicativas da opinião do autor na data da divulgação do documento sendo obtidas de fontes públicas consideradas confiáveis e estando sujeitas a mudanças a qualquer momento sem necessidade de aviso ou comunicado prévio. A Companhia não apoia ou se opõe contra qualquer partido político, campanha política, candidatos ou funcionários públicos. Sendo assim, XP Investimentos não está autorizada a doar fundos, propriedades ou quaisquer recursos para partidos ou candidatos políticos e tampouco fará reembolsos para acionistas, diretores, executivos e empregados com relação a contribuições ou gastos neste sentido. XP Investimentos e suas afiliadas, controladoras, acionistas, diretores, executivos e empregados não serão responsáveis (individualmente e/ou conjuntamente) por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. Os desempenhos anteriores não são necessariamente indicativos de resultados futuros. Este material não leva em consideração os objetivos de investimento, situação financeira ou necessidades específicas de qualquer investidor. Os investidores devem obter orientação financeira independente, com base em suas características pessoais, antes de tomar uma decisão de investimento. Este relatório é destinado à circulação exclusiva para a rede de relacionamento da XP Investimentos, incluindo agentes autônomos da XP e clientes da XP, podendo também ser divulgado no site da XP. Fica proibida sua reprodução ou redistribuição para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento expresso da XP Investimentos.

Para os casos em que se usa o IPESPE:

Por fim mas não menos importante, a XP Investimentos não tem nenhuma conexão ou preferência com nenhum dos candidatos ou partidos políticos apresentados no presente documento e se limita a apresentar a análise independente coletada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, políticas e econômicas (IPESPE) que se encontra devidamente registrado conforme a legislação brasileira.

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.


Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies (gerencie suas preferências de cookies) e a nossa Política de Privacidade.