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Do lado positivo, destacamos: (i) Santos Brasil com forte desempenho de EBITDA de R$ 333 milhões (+103% A/A), impulsionado por volumes de movimentação (+13% A/A) e tarifas (+48% A/A); e (ii) Rumo com forte desempenho de volume (+9% A/A) e contínua dinâmica de yield positiva (+12% A/A) impulsionando o EBITDA para R$ 1,3 bilhão (+42% A/A). Do lado negativo, destacamos (i) Vamos, principalmente pelo fraco desempenho das concessionárias (EBITDA de –R$ 38 milhões), apesar do contínuo crescimento dos aluguéis (EBITDA +2% T/T); (i) Hidrovias do Brasil, já que os baixos níveis de calado afetaram a operação no Corredor Norte e Sul (EBITDA de –R$3 milhões); e (iii) setor de Aluguel de Carros, devido ao fraco desempenho dos Seminovos (com contínua pressão na margem EBITDA).
- (-) Localiza (RENT3 | Compra; R$89.00) : Esperamos uma melhoria nos resultados da Localiza em termos de volumes e tarifas (receita líquida +6% T/T), levando à nossa estimativa de um crescimento contínuo do EBITDA de 6% T/T. (i) Em Aluguel de Carros (RaC), estimamos aumento de volume (+5% T/T) em parte devido ao efeito de sazonalidade, com reajuste adicional nas tarifas (+2% T/T). (ii) Em Gestão de Frotas estimamos resultados sólidos com aumentos contínuos de volumes (+5% T/T) e tarifas (+2% T/T), devido ao perfil resiliente do segmento. (iii) Por fim, em Seminovos, projetamos vendas de carros usados estáveis no trimestre, com uma margem EBITDA apertada em torno de 1,0% no 4T23E, principalmente devido a um mercado de vendas de carros usados continuamente desafiador e um mix de carros vendidos composto por (a) maior idade média; e (b) carros da Unidas com menor preparação pré-venda. No geral, projetamos lucro líquido de R$ 717 milhões (+2% T/T).
- (-) Movida (MOVI3 | Compra; R$ 17,60) : Esperamos que lucro líquido continue pressionado no 4T23 (prejuízo líquido de R$ 79 milhões vs. prejuízo líquido de R$ 66 milhões no 3T23), apesar dos sinais de melhorias operacionais. Os principais destaques são: (i) Em RaC, estimamos um aumento no volume (+4% T/T) devido ao efeito da sazonalidade, mas as tarifas permanecem estáveis T/T; (ii) Em Aluguel de Frotas esperamos resultados consistentes, com aumento de volume (+4% T/T) e reajustes tarifários (+3% T/T), à medida que a Movida continua seus esforços de repricing. (iii) Em Seminovos esperamos uma redução nos carros vendidos (-12% T/T) juntamente com um aumento de preço de 1% T/T, porém com uma margem EBITDA de 3% no 4T23 (flat T/T). Do lado positivo, esperamos que as locadoras de veículos acelerem as compras de carros no final de 2024 e, no caso da Movida, níveis de utilização estáveis podem indicar melhoria na eficiência operacional.
- (+) Rumo (RAIL3 | Compra; R$32,00) : Projetamos um desempenho positivo do EBITDA de R$ 1,28 bilhão (+42% A/A, com crescimento anual de 26% A/A para R$ 5,7 bilhões). A Rumo apresentou um desempenho de volume positivo no 4T23, com volumes já reportados crescendo 9% A/A (e +3% no ano, um desempenho mais fraco do que o esperado devido aos problemas enfrentados durante o 1T23). Conforme visto ao longo do ano, esperamos mais um trimestre com dinâmica positiva de rendimentos, projetando R$ 123/RTK (+12% A/A), o que já contabiliza (i) o aumento de 17% no preço do diesel, que é repassado contratualmente aos yields, e (ii) tendências de comercialização, onde historicamente o 4T apresenta um perfil tarifário de sazonalidade mais fraco. No geral, esperamos que o EBITDA para 2023 fique no topo da faixa do guidance da empresa (R$ 5,4-5,7 bilhões). Esperamos também que a Rumo forneça o guidance para 2024 junto com a divulgação dos resultados do 4T23 (estamos acima do consenso na estimativa de EBITDA de R$ 7,6 bilhões).
- (-) Hidrovias do Brasil (HBSA3 | Compra; R$5,20): Prevemos um trimestre fraco para a HBSA, como esperado. No Corredor Norte, vemos um desempenho fraco, uma vez que níveis de calado baixos causaram problemas operacionais durante o trimestre e a empresa se concentrou em antecipar interrupções para manutenção. Projetamos EBITDA de -R$ 35 milhões (vs. R$ 81 milhões no 4T22), pois esperamos que os volumes tenham reduzido cerca de 70% A/A. No Corredor Sul, também vemos um desempenho mais fraco, uma vez que os níveis reduzidos de calado levaram a empresa a operar sob um protocolo de águas baixas. Projetamos EBITDA de R$ 30 milhões (-38% A/A) devido aos maiores custos operacionais enfrentados. No geral, nossa estimativa de EBITDA para 2023 de R$ 770 milhões está em linha com a orientação da empresa, fornecida de acordo com os desafios enfrentados, de R$ 740-770 milhões.
- (+) Santos Brasil (STBP3 | Compra; R$13,60): Projetamos números sólidos para o 4T23 para a Santos Brasil. Esperamos um forte desempenho para Operações Portuárias (receita líquida +29% T/T) após: (i) um aumento de 4% T/T nos contêineres movimentados; (ii) aumento de 40% T/T no volume de operações de armazenagem; e (iii) aumento tarifário de 3% T/T, com a continuidade da renegociação com os armadores. Nos demais segmentos, também esperamos resultados consistentes: (i) aumento de 11% T/T na receita líquida de Logística; e (ii) aumento de 5% T/T na receita líquida do TEV (Terminal de Veículos). No geral, esperamos EBITDA de R$ 329 milhões (+29% T/T e +103% A/A) com margem de 50% (+14,8p.p. A/A e +1,5p.p. T/T) e lucro líquido de R$ 189 milhões (+40% YoY e +36% T/T).
- (+) CCR (CCRO3 | Compra; R$16,60): Esperamos resultados positivos para a CCR no trimestre, com (i) um desempenho de tráfego recorrente positivo de +6% A/A, acima do desempenho médio positivo do Brasil reportado pela ABCR (Associação Brasileira de Concessões Rodoviárias), uma vez que a empresa se beneficiou de sua exposição a rotas de lazer e agricultura; e (ii) reajustes tarifários em suas concessões, levando a um aumento tarifário médio geral de 2% A/A. Projetamos receita líquida de R$ 3,7 bilhões (+6% A/A), EBITDA de R$ 2,1 bilhões (+3% A/A) e lucro líquido de R$ 385 milhões (+32% A/A).
- (+) Ecorodovias (ECOR3 | Compra; R$ 11,10): Esperamos resultados positivos no 4T23, baseados no forte desempenho da receita líquida de rodovias devido (i) ao sólido desempenho de tráfego já reportado de +35% A/A (+7% de tráfego recorrente); (ii) início da cobrança de pedágio nas concessões Ecovias do Araguaia, EcoRioMinas e EcoNoroeste em 2023; e (iii) aumento tarifário de 6,2% A/A com reajustes nas Ecovias dos Imigrantes e Ecopistas durante o 4T23. Projetamos receita líquida de R$ 1,47 bilhão (+36% A/A); EBITDA de R$ 1,09 bilhão (+46% A/A) e lucro líquido de R$ 260 milhões (+97% A/A).
- (-) Vamos (VAMO3 | Compra; R$24,00): Apesar dos impactos positivos na linha tributária, esperamos um resultado ainda pressionado durante o 4T23 (lucro líquido de R$ 150 milhões, -41% A/A e +29% T/T). Notamos um crescimento contínuo na Divisão de Rental (EBITDA +2% T/T e +45% A/A) à medida que a empresa continua implementando seu inventário de ativos adquiridos. Por outro lado, esperamos que as Concessionárias apresentem números mais fracos no trimestre, com EBITDA de -R$ 38 milhões (vs. R$ 1 milhão no 3T23 e R$ 71 milhões no 4T22), já que (i) as vendas de caminhões Euro6 permanecem fracas após a transição de Euro5 (embora apresentando alguma melhoria); e (ii) defasagem nas vendas de máquinas agrícolas durante o trimestre causada por (a) incertezas em torno da rentabilidade da safra, e (b) concessão de crédito ainda fraca.
- (+) JSL (JSLG3 | Compra; R$14,00) : Projetamos resultados positivos para a JSL no 4T23. Este é o primeiro trimestre com resultados totalmente consolidados das duas últimas aquisições da empresa (IC Transportes e FSJ Logística). Esperamos: (i) forte desempenho do faturamento (+5% T/T e +27% A/A) tanto no crescimento orgânico quanto no inorgânico; e (ii) ligeira redução da margem EBITDA para 19,1% (-0,5p.p. T/T e +0,4p.p. A/A, embora com crescimento de EBITDA de 3% T/T e 30% A/A) à medida que a JSL continua seu processo de otimização dos níveis de rentabilidade das recentes aquisições que teve margens menores vs. JSL.
- (-) Simpar (SIMH3 | Compra; R$ 18,40): Projetamos resultados negativos para a Simpar, com desempenho de EBITDA estável (+1% T/T e +14% A/A) e resultados financeiros deteriorados (prejuízo líquido de R$ 160 milhões vs prejuízo líquido de R$ 137 no 3T23), devido a (i) desempenho mais fraco das concessionárias em Vamos, (ii) elevados custos associados à depreciação e despesas financeiras da Movida e (iii) alta alavancagem financeira. Do lado positivo, esperamos (i) continuidade do crescimento do segmento Rental na Vamos, (ii) crescimento inorgânico e orgânico na JSL, e (iii) continuidade do crescimento nos resultados da Automob (receita líquida e EBITDA +5% T/T). Maiores detalhes sobre as controladas listadas podem ser encontrados nas seções específicas deste relatório.
- (+) Azul (AZUL4 | Neutro; R$ 14,00): Esperamos resultados positivos para a Azul. Projetamos RASK (+5% A/A e +5% T/T) à medida que a demanda e o desempenho tarifário permanecem fortes, com (i) crescimento no yield de passageiros (+3% A/A); e (ii) aumento da taxa de ocupação (+1,9p.p A/A.). Por outro lado, vemos um trimestre com maior pressão de CASK (+8% T/T e -2% A/A), decorrente principalmente do aumento dos preços dos combustíveis (CASK Fuel +15% T/T). No geral, vemos um EBITDA de R$ 1,5 bilhão (-6% T/T e +33% A/A), com desempenho de margem positivo de 39,5% (-2,2p.p. T/T e +4,9p,p, A/A), e em linha com o guidance da empresa de R$ 5,2 bilhões de EBITDA em 2023.