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Os pontos positivos são: (i) Santos Brasil com EBITDA de R$ 335 milhões (+119% A/A, +19% vs. consenso), devido às fortes Operações Portuárias, com (a) volumes de movimentação/armazenagem +30%/+24% A/A e (b) tarifas de movimentação +61% A/A; e (ii) Rumo com EBITDA de R$ 1,7 bilhão (+44% A/A, +10% vs. consenso), onde o yield positivo (+19% A/A) é o destaque, já que os volumes foram reportados (+8% A/A) . Do lado negativo, destacamos a Hidrovias do Brasil, pelo atraso no aumento tarifário devido aos volumes restantes do 4T23 no Corredor Norte e os baixos níveis de calado no Corredor Sul afetaram os resultados (EBITDA de R$ 167 milhões, -20% A/A e vs. consenso).
- (=/+) Localiza (RENT3 | Compra; R$89.00) : Esperamos uma melhora nos resultados da Localiza em termos de volumes e tarifas (receita líquida +10% T/T), levando à nossa estimativa de um crescimento contínuo do EBITDA de 3% T/T. (i) Em Aluguel de Carros (RaC), estimamos resultados resilientes com aumento de volumes (+2% T/T) e reajuste adicional nas tarifas (+1% T/T). (ii) Em Gestão de Frotas estimamos resultados sólidos com aumentos contínuos de volumes (+2% T/T) e tarifas (+3% T/T). (iii) Por fim, em Seminovos projetamos aumento nas vendas de usados (+16% T/T) com preço médio de venda estável T/T. Porém, esperamos que a margem EBITDA de Seminovos permaneça sob pressão (-0,7p.p. T/T), uma vez que a empresa continuou a ver preços mais baixos de carros usados. No geral, projetamos lucro líquido de R$ 731 milhões (-3% T/T, em linha com o consenso).
- (=/+) Movida (MOVI3 | Compra; R$ 17,60) : Esperamos lucro líquido de R$ 35 milhões (contra uma perda de R$ 105 milhões no 4T23) devido a melhorias operacionais. Os principais destaques são: (i) em RaC, estimamos aumento de volume (+7% T/T) devido à implementação do elevado número de carros adquiridos no 4T23. Adicionalmente vemos um crescimento do EBITDA de 23% T/T, com a margem aumentando para 61% (+6,6p.p. T/T) devido à menor idade média da frota; (ii) em Aluguel de Frotas, continuidade do resultado consistente com volume (+5% T/T), tarifa (+6% T/T) e desempenho de margem estável (+0,4p.p. T/T); e (iii) em Seminovos, esperamos aumento de volumes (+33% T/T) devido aos esforços de renovação da frota enquanto os preços permaneceram estáveis, embora vejamos uma redução de margem para 2% (-1,5p.p. T/T).
- (=/+) Vamos (VAMO3 | Compra; R$15,00): Esperamos um desempenho consistente de EBITDA de R$ 787 milhões (+19% T/T). O principal destaque é o contínuo crescimento da Divisão de Aluguel (EBITDA +12% T/T e +37% A/A), parcialmente explicado pela aquisição de Petrópolis que já contribuiu para o resultado do 1T24 (que também deve impactar positivamente o capex contratado do trimestre e o yield marginal do trimestre). Por outro lado, esperamos que a Divisão de Concessionárias apresente números ainda pressionados, com EBITDA de R$ 7 milhões (vs. R$ 87 milhões no 1T23 e -R$ 36 milhões no 4T23), já que as vendas de máquinas agrícolas ficaram defasadas durante o trimestre com incertezas cercando rentabilidade da colheita. Apesar da nossa expectativa de melhora gradual na divisão de Concessionárias, notamos que nossas expectativas para o 1T24 confirmam nossa visão de que o pior já passou e os resultados devem melhorar a partir do 4T23. Nossa estimativa de lucro líquido de R$ 153 milhões para o trimestre se compara aos R$ 124 milhões de nossas estimativas oficiais recentemente revisadas.
- (+) Rumo (RAIL3 | Compra; R$32,00) : Esperamos um desempenho positivo do EBITDA de R$ 1,7 bilhão (+44% A/A, +10% vs. consenso). Embora o desempenho do volume reportado tenha ficado um pouco abaixo da nossa estimativa (+8% A/A e -4% vs. XPe) devido ao atraso na dinâmica de vendas dos produtores de soja e algumas dificuldades operacionais em março, prevemos uma forte tarifa de R$ 164/RTK (+19% A/A, o que vemos como um gatilho potencialmente positivo para a ação). Na nossa estimativa de tarifa contabilizamos: (i) a redução de 2% nos preços dos combustíveis, excluindo os impactos fiscais (repercutidos contratualmente nas tarifas); e (ii) efeito de sazonalidade das tendências de comercialização (1T e 3T apresentam perfil tarifário mais forte ao longo do ano). Além disso, vemos alguma pressão de custos tanto nos custos variáveis (com acréscimo de imposto sobre os custos do diesel) como nos custos fixos (com protocolos de segurança intensificados).
- (-) Hidrovias do Brasil (HBSA3 | Compra; R$5,20): Projetamos um fraco desempenho operacional no trimestre, com EBITDA de R$ 167 milhões (-20% A/A e 19% abaixo do consenso), especialmente explicado por (i) desempenho mais fraco no Corredor Sul, uma vez que níveis reduzidos de calado levaram a empresa a operar sob protocolo de águas baixas (prevemos EBITDA nulo para o Corredor Sul no 1T24, devido a maiores custos operacionais), e (ii) atraso no aumento tarifário no Corredor Norte devido a sobras de volumes de milho do 4T23 (prevemos R$ 158 milhões de EBITDA do Corredor Norte no 1T24, +16% A/A).
- (+) CCR (CCRO3 | Compra; R$16,60): Esperamos resultados positivos para a CCR no trimestre, com (i) um desempenho positivo de tráfego recorrente aumentando +6% A/A, acima do desempenho positivo reportado pela ABCR, parcialmente explicado pelo início da cobrança por eixos suspensos em veículos pesados; e (ii) reajustes tarifários em suas concessões, levando a um aumento tarifário médio geral de 4% A/A. Projetamos receita líquida de R$ 3,7 bilhões (+9% A/A), EBITDA de R$ 2,2 bilhões (+6% A/A) e lucro líquido de R$ 439 milhões (+38% A/A).
- (+) Ecorodovias (ECOR3 | Compra; R$ 11,10): Esperamos resultados positivos no 1T24, baseados no forte desempenho da receita líquida de rodovias devido (i) ao já reportado sólido desempenho do tráfego recorrente de +6% A/A, acima do desempenho positivo reportado pela ABCR; (ii) início da cobrança de pedágio nas concessões EcoRioMinas e EcoNoroeste; e (iii) aumento tarifário de 9% A/A durante o trimestre. Projetamos receita líquida de R$ 1,5 bilhão (+32% A/A); EBITDA de R$ 1,08 bilhão (+39% A/A) e lucro líquido de R$ 205 milhões (+113% A/A).
- (+) Santos Brasil (STBP3 | Compra; R$18,00): Projetamos números sólidos para a Santos Brasil. Esperamos um forte desempenho para Operações Portuárias (receita líquida +55% A/A) após: (i) um aumento de 30% A/A nos contêineres movimentados (com maior crescimento de volume esperado para o ano, à medida que novos serviços foram implementados ao longo do trimestre); (ii) aumento de 24% A/A no volume de operações de armazenagem; e (iii) um aumento tarifário de 61% A/A devido às renegociações com os armadores em 2023 e à adição de novos serviços com preços mais elevados. Nos demais segmentos, esperamos resultados consistentes também: (i) aumento de 13% A/A na receita líquida de Logística; e (ii) aumento de 9% A/A na receita líquida do TEV (Terminal de Veículos). No geral, esperamos EBITDA de R$ 335 milhões (+119% A/A. +10% vs. consenso) com margem de 51% (+15p.p. A/A) e lucro líquido de R$ 157 milhões (+242% A/A).
- (+) JSL (JSLG3 | Compra; R$14,00) : Projetamos resultados consistentes para a JSL no 1T24, apesar de uma desaceleração T/T devido a efeitos de sazonalidade. Esperamos: (i) desempenho resiliente das receitas (-4% T/T e +33% A/A) apoiado no crescimento orgânico e inorgânico; e (ii) ligeira redução da margem EBITDA para 18,8% (-0,2p.p. T/T e -0,7p.p. A/A), embora com crescimento de EBITDA de 28% A/A (-5% T/T) à medida que a JSL continua seu processo de ajuste dos níveis de rentabilidade das recentes aquisições que teve margem menor vs. JSL geral.
- (=) Simpar (SIMH3 | Compra; R$ 18,40): Projetamos resultados neutros para a Simpar com desempenho de EBITDA positivo (+13% T/T e +20% A/A), embora com resultado ainda pressionado de -R$ 52 milhões (vs. -R$ 82 milhões no 4T23 e -R$ 111 milhões no 3T23). ). Destacamos: (i) a recuperação operacional da Movida contribuindo com superior desempenho do EBITDA e do lucro líquido; (ii) Vamos melhorou os resultados T/T com a continuidade dos resultados fortes da divisão de Aluguel, embora os resultados das Concessionárias continuem pressionados; e (iii) um desempenho mais fraco da Automob, baseado na sazonalidade da operação e na maior pressão de preços observada no mercado automotivo durante o trimestre, com redução de 3% no EBITDA T/T. Maiores detalhes sobre as controladas em seção específica deste relatório.
- (+) Azul (AZUL4 | Neutro; R$ 14,00): Esperamos resultados positivos para a Azul. Projetamos um crescimento de receita líquida de 5% A/A com expansão de 2% do RASK, impulsionado por: (i) crescimento no yield de passageiros (+1% A/A); (ii) o fator de utilização diminuiu 0,3p.p (num desempenho estável do RPK, enquanto a capacidade cresceu 3% A/A, principalmente no mercado doméstico, +5% A/A); e (iii) aumento de 25% nas receitas ex-passageiros. Em custos, projetamos um desempenho estável do CASK (-1% A/A), sustentado por uma redução de 18% no CASK combustível e aumento de 11% no CASK ex-combustível. No geral, vemos EBITDA de R$ 1,2 bilhão (+18% A/A), com desempenho de margem positivo de 25,6% (+2,6p.p. A/A).