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Temporada de resultados no mundo: A superioridade da tecnologia

Em um trimestre marcado pelos reflexos da pandemia, empresas de tecnologia foram o principal destaque

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Receitas caíram 9,8% e lucros caíram -7,4%, mesmo assim, resultados foram positivos. Como isso é possível?

Os resultados de 97% do S&P 500 já foram reportados e a lição é que tudo depende das expectativas. Por quê? Olhando apenas os números no ano contra ano, o investidor pode se assustar com a queda de faturamento (-9,8%) e lucros (-7,4%). No entanto, a Coronacrise fez os analistas revisarem seus modelos para baixo e esperavam quedas de -11,5% e -33%, resultando em uma surpresa positiva, na qual 5 em cada 6 companhias superaram as estimativas de lucros, que vieram 22% maiores que o esperado.

Setorialmente, as ações de tecnologia (também componentes da Nasdaq 100) tiveram o melhor desempenho, incrementando receitas em 6% com leve queda de -0,8% nos lucros. Tech vem seguida pelo setor de saúde e comunicação (aqui entra Facebook). No fundo do poço, o setor petrolífero faturou 55% a menos, seguido por bens de consumo e materiais (-20%).

O que podemos concluir com os resultados: Ações de tech continuam com desempenho superior à media do mercado, demonstrando resiliência, apesar da crise, e tendência não dá sinais de enfraquecimento. A demanda por tecnologia, aparelhos eletrônicos, serviços de streaming, aplicativos e plataformas digitais deve permanecer como um dos principais geradores de crescimento. Num mundo de constante mutação, prosperam as empresas com capacidade tecnológica para inovar, incrementando ainda mais as diferenças entre a velha e a nova economia.

Confira os detalhes dos resultados abaixo:

FAAMGs: As gigantes de tecnologia

Não confundir com FAANGs, com N de Netflix

Facebook

Facebook: Boicotes às propagandas na plataforma (por mais de 1.000 empresas, incluindo Coca-Cola e Verizon) não impactaram as receitas, que vieram 11% acima do esperado pelo mercado, mostrando que o Facebook tem fila de espera para contratar o serviço e anunciar através do seu vasto alcance de mais de 2,7 bilhões de usuários mensaisZuckerberg manteve sua posição de não alterar o controle de conteúdo em função de “pressões financeiras” e a estratégia tem funcionado. Futuro? A empresa está na vanguarda do desenvolvimento do ecossistema de comércio eletrônico e segue com investimentos agressivos em inovação, acelerando a migração para plataformas de anúncios direcionados.

Apple

Apple: Vendas de iPhones alcançaram US$ 26,4bi, superando em 24% os modelos do mercado, e o lançamento do iPhone SE, mais barato, se mostrou uma decisão acertada dado o atual cenário econômico. O confinamento também acelerou a venda de iPads e Macbooks, com o aumento das atividades à distância. O mercado subestimou a resiliência da empresa e a relevância de seus produtos, mesmo em um cenário economicamente adverso. “O resultado positivo (receitas +11% a.a.) é a prova de que os produtos da empresa continuam desempenhando um papel relevante na vida dos clientes”, disse o CEO Tim Cook. Daqui para frente, todos os olhos estarão voltados para o lançamento do 5G e, mais adiante, no foco da companhia no mercado de saúde.

Amazon

AmazonPrometa pouco, entregue muito. Receitas de US$ 89bi superaram em 10% as – altas – expectativas do mercado. Para aumentar a surpresa, a companhia anunciou guidance para o 3T20 de até US$ 93bi em receitas, indicando que o crescimento de 40% ano contra ano, puxado por lojasonline, não deve desacelerar. A expansão de lucros no 2T20 foi uma amostra do que a Amazon será capaz de gerar quando não precisar mais investir tanto em crescimento.

Microsoft

Microsoft nas nuvens: Segmento de computação em nuvem cresceu faturamento em 17%, superando previsões já otimistas, resultando num lucro 7% maior que o esperado. Beneficiados pela pandemia, Office365AzureLinkedIn e Dynamics faturaram US$ 14,3bi, num crescimento de 30% a.a. e receitas com Xbox (conteúdos e serviços) aceleraram para 65% a.a., batendo recorde de engajamento ao passo que mais pessoas buscam entretenimento em suas casas.

+ Apesar disso, ações caíram 2% no after-market devido a desaceleração nas receitas do Azure, que é foco da empresa e cresceu “apenas” 50% a.a. contra 60% no trimestre anterior.

Google (Alphabet)

Google (Alphabet): Dos resultados das gigantes de tech, foi o menos impressionante. É o primeiro trimestre que a companhia registra queda (-8%) nas receitas com publicidade, o que foi explicado principalmente pela alta exposição ao segmento de viagens e turismo. No lado positivo, Google Play e assinaturas do YouTube cresceram 26% e geraram US$ 5,1bi de receitas, compensando parcialmente as perdas. GoogleCloud cresceu 43% ano contra ano, com forte demanda por infraestrutura em nuvem.

Tesla

FATAMGs mais próximas que nunca: Tesla apresentou resultados positivos e ações bateram quase 8% de alta no after-market; é o quarto trimestre consecutivo que a empresa entrega lucro líquido (US$ 100 milhões) e agora se encaixa em todos os critérios para sua inclusão no S&P 500. Pelo tamanho da companhia, ela pode representar ~1% do índice e acessar mais de US$ 4tri em fundos indexados ao S&P 500.

Tesla superou as expectativas do mercado em todas as linhas do resultado, com receitas batendo em 12% as previsões e margem operacional dos últimos 12 meses próxima a 5%, com perspectiva de expansão e meta de liderar a indústria. Além do mais, ela foi a única montadora a aumentar a entrega de automóveis durante o primeiro semestre de 2020. No lado negativo, parte dos lucros vieram de créditos regulatórios e não propriamente de operações.

eSports: A indústria de games

Activision Blizzard

Activision Blizzard também surpreendeu do lado dos games: Call of Duty Warzone trouxe mais de 75 milhões de jogadores para a base e a franquia, que representou 25% das receitas da empresa nos últimos 5 anos, já possui 3,5x mais usuários mensais ativos que no 2T19, fornecendo ao investidor uma amostra do potencial de monetização do novo título. Lançamentos de títulos (Diablo Immortal, Crash Bandicoot) e expansões (WoW Shadowlands, Hearthstone) darão suporte para o crescimento de lucros dos próximos 18 meses.

Nintendo

Nintendo divulgou fortes resultados ontem, com faturamento superando em 13% as mais otimistas expectativas. Desempenho em parte explicado pelo sucesso estrondoso do título Animal Crossing, que vendeu 12 milhões de cópias nos primeiros 11 dias, totalizando 23 milhões de cópias desde o lançamento. Empresa confirmou que a demanda continua alta, e que o título também impulsionou vendas de consoles Switch, que alcançaram 5,7 milhões de unidades. Considerando custo reduzido de distribuição das cópias digitais, o potencial de alavancagem operacional na indústria de games se provou um importante diferencial competitivo, com lucros da empresa saltando 540% a.a.

Sony

Sony: Receitas de US$ 20 bi superaram em 25% as estimativas do mercado, desempenho positivo puxado pelas operações ligadas a games e serviços de rede – beneficiadas pela tendência do “fique em casa”, e pelo lançamento de The Last of Us Part II. O guidance de lucro para o segmento de games (US$ 2 bi) no exercício até março/21, também excedeu expectativas. As perspectivas são promissoras dado o nível de engajamento dos usuários frente ao lançamento do PS5 (45 milhões de assinantes na PS Plus) e a estreia de novos jogos, como Ghost of Tsushima (2,5 milhões de unidades vendidas em três dias).

Take-Two

Take-Two (positivo): Pedidos vieram em quase US$ 1bi, superando estimativas do mercado em 20%, puxado principalmente por GTANBA2K e Red Dead Redemption. Companhia estima que os benefícios do confinamento durarão apenas até o final do próximo trimestre.

Tencent

Mais uma vitória para os games: Receitas da chinesa Tencent, dona do WeChat, totalizaram US$ 16,5 bi no trimestre, 5% acima das expectativas. Seguindo a tendência observada nos resultados de Sony e Nintendo, o segmento de games se destacou. O faturamento com jogos online atingiu US$ 6,7 bi, aumento de 40% vs. o 2T19, impulsionado pelo sucesso de títulos mobile como Peacekeeper Elite e Honour of Kings. A recente restrição imposta ao app WeChat nos EUA deve ter impacto limitado na empresa (apenas 2% da receita total está exposta ao país) – o que mais preocupa é a ameaça de delistagem na bolsa americana.

Pagamentos Digitais

PayPal

PayPal: Ações subiram 4% no pré-market após resultados acima das expectativas, com crescimento de 30% no volume transacionado e de 25% nas receitas. Para o próximo semestre, a companhia espera exatamente o mesmo ritmo, impulsionado pelo seu posicionamento em pagamentos digitais e comércio eletrônico, que estão entre as principais tendências do ano. Para o longo prazo, parcerias com o Instagram e o Mercado Livre continuarão expandindo o alcance da empresa, além de crescimento na China via GoPay.

Square

Papéis subiram 11% no after-market após divulgação (antecipada em 1 dia) de resultados. Volume de pagamentos digitais subiu 50% a.a. e carteira digital atingiu 30 milhões de usuários, à medida que a empresa se beneficia da migração dos pequenos negócios para o formato online.

Tecnologia (índice Nasdaq 100)

Netflix

Netflix (leitura mista): Adição de 10 milhões de assinantes superou as expectativas do mercado de 8 milhões, acelerada pelo confinamento, e no total ultrapassando 190 milhões de subscrições. O segundo trimestre foi o melhor em termos de geração de caixa desde que a empresa entrou no ramo de streaming há uma década. Porém, ações caem 7% no pre-market, devido ao guidance menor de captação para o próximo trimestre, o que levanta preocupações com a continuação do ritmo de crescimento. O nível de engajamento dos usuário caiu um pouco com reaberturas econômicas, mas se ainda mantém acima de níveis pré-pandemia.

Nasdaq

Nasdaq: Receitas de US$ 700bi vieram 2% acima do esperado pelo consenso puxadas por altos volumes negociados devido à alta volatilidade no mercado. O setor de Informação, que fornece dados de mercado, de investimento e análises também teve demanda mais alta e superou em 5% as expectativas, indicando aumento de interesse pelo serviço, principalmente em momentos de incerteza como o atual.

AMD

AMD: Anunciou guidance de crescimento de receitas em 32%, número superior aos 30% esperados no início do ano. A empresa expandiu, em 3 anos, sua fatia de mercado de CPUs de 3% para 9% e, atualmente, já possui 45% do valor de mercado da Intel, que enfrenta atrasos no desenvolvimento de seus processadores.

Intel

Intel: Ações caíram mais de 10% no pré-market após divulgação de resultado surpreendendo no lado negativo, com aviso de atraso no desenvolvimento de processadores mais avançados.

MercadoLivre

MercadoLivre: Aplicativo registrou crescimento de 70% no número de usuários diários no 2T20 no Brasil, num incremento superior aos 25% vistos no trimestre anterior. Empresa deve continuar a ser beneficiada da migração para o digital, visto que o comércio eletrônico representa apenas 5% do varejo total na AméricaLatina e cada 1% de faturamento que migra do varejo físico aumenta em 20% o faturamento do varejo digital.

Spotify

Spotify: Ações chegaram a cair 6% após divulgação de resultados abaixo das expectativas, com receitas contraindo 20%. No entanto, a visão de longo prazo continua positiva e o CEO é claro: “Nunca estive tão otimista como estou hoje”. Plataforma alcançou 300 milhões de usuários mensais ativos e estima atingir 150+ milhões de assinantes pagos no final de 2020. Vale lembrar que a líder de streaming de áudio global sobe 70% no ano, e fechou parcerias exclusivas importantes como Joe Rogan e Kim Kardashian.

Twitter

Twitter alcançou 186 milhões de usuários diários, superando as estimativas de 175 milhões. Apesar da forte audiência, impulsionada pelo confinamento social, receitas vieram 20% menores, expondo dificuldade da empresa em monetizar a base e evidenciando inferioridade técnica/tecnológica em relação ao Facebook e até mesmo ao Snapchat.

Para piorar: Segundo a empresa, hackers podem ter acessado mensagens pessoais dos perfis invadidos (Obama, Buffett, Musk, etc.) e essas falhas de segurança (comuns, por sinal), devem pesar nas ações da companhia.

Turismo

Disney

Disney: Resultado surpreendeu positivamente, com foco na estratégia digital de atingir diretamente o consumidor.Serviço de streaming já passa de 60 milhões de usuários, acima dasexpectativas do mercado e um avanço significativo dado que o serviço não completou nem 10 meses desde o lançamento. Adicionalmente, Mulan será lançado na plataforma de streaming por um preço de aluguel de US$ 29,90, numa tentativa agressiva de monetizar o título. O fechamento dos parques temáticos gerou US$ 2bi em prejuízos enquanto o segmento de mídia (ESPN e ABC) também trouxeram surpresas positivas com o corte de custos compensando as receitas menores. Ações da companhia chegaram a subir mais de 5% no after-market.

American Airlines

American Airlines divulgou prejuízo líquido mais de US$ 3bi e ações caíram 2%. Enquanto isso, aproximadamente 35% dos papéis da empresa estão alocados em posições vendidas, por investidores apostando que a aérea não conseguirá amortecer os impactos da crise e continuar operante. Resultado vem após anúncio da empresa de que pode cortar até 25 mil postos de trabalho.

Empresa tomou empréstimo de US$ 1,2bi do Goldman Sachs a ~11% a.a. e, como garantia, ofereceu a marca “American Airlines” e o domínio “aa.com”, além de outros ativos.

Lufthansa, TripAdvisor e Booking

Dificuldade para decolar: Receitas da Lufthansa caíram 80% para € 1,9bi no segundo trimestre e 80% do faturamento veio de transporte de cargas e de serviços de engenharia, refletindo número de passageiros 96% menor. Seguindo plano de corte de custos, companhia pretende reduzir 22 mil postos de trabalho e não espera que demanda se normalize antes de 2024. Tripadvisor: receitas de US$ 59 mi, queda de 86% vs. 2T19, mas 22% acima do esperado pelo mercado. Booking: Receitas totalizaram US$630 mi84% abaixo do ano passado, mas 22% acima do consenso. Padrão: É tudo sobre expectativas; resultados muito ruins, mas acima do esperado.

Outras

Beyond Meat

Beyond Meat (a empresa de hambúrguer de… não-carne)Receita de US$ 113 milhões superou em 14% as estimativas de mercado. Crescimento de 195% (vs. 2T19), das vendas no varejo dos EUA, mais do que compensaram a queda de 60% nas entregas para bares e restaurantes.

JD

JD: A receita da plataforma de e-commerce chinesa totalizou US$ 29 bi5% acima do esperado pelo mercado, refletindo aceleração de vendas de eletroeletrônicos (+28% vs. 2T19). O número anual de usuários ativos atingiu 417 milhões, crescimento de 30% vs. 2019.

Nikola

A prima da Tesla, montadora de caminhões elétricos: Ações caíram 9% após a divulgação de um prejuízo de US$ 87milhões no trimestre. No lado positivo, impactos na cadeia de suprimentos não foram suficientes para atrasarem a promessa de lançamento do caminhão movido a hidrogênio para o 4T21.

Softbank

Caçadora de unicórnios: Originalmente uma companhia de telecomunicações, o Softbank caminha a passos largos para se tornar predominantemente um fundo de investimentos em empresas de tecnologia. O seu Vision Fund, que atualmente possui mais de US$ 100bi investidos em 88 empresas (dentre elas Alibaba, Bytedance – dona da TikTok, Uber e Rappi), destacou-se no trimestre. A perda de US$ 18bi do 1T20 foi revertida em ganho de US$ 2,8bi no 2T20. Além disso, 5 ou 6 empresas do fundo se preparam para abrir capital (IPO); nomes permanecem confidenciais.

Uber

Uber: Resultado misto. Receitas das operações de passageiros totalizaram US$ 3 bi no trimestre, queda de 75% vs. 2T19. Por outro lado, a unidade de entregas de alimentos faturou US$ 7 bi, crescimento de 106% ano contra ano. Mesmo assim, a empresa reportou um prejuízo de US$ 1.8 bi21% pior do que o esperado pelo mercado.

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