MACRO
Bolsas internacionais amanhecem negativas (EUA -0,6% e Europa -0,4%) após projeções fracas da Amazon e Apple aumentarem os temores de que o aperto monetário mais agressivo do Federal Reserve finalmente esteja desacelerando a economia e possa prejudicar os lucros das companhias. A temporada de resultados seguirá hoje com as petrolíferas ExxonMobil e Chevron. Ainda nos EUA, hoje teremos a divulgação do PCE, medida de inflação preferida do Fed. Na Europa, o Banco Central Europeu optou por aumentar a taxa básica de juros em 75 pontos-base, mas deixou a discussão do aperto quantitativo para dezembro. Além disso, o índice de confiança econômica da Zona do Euro registrou 92,5 pontos em outubro, seu menor valor dos últimos dois anos, à medida que o cenário macroeconômico segue complexo na região. Na China, o índice de Hang Seng (-3,7%) encerra em baixa, acompanhando os movimentos de queda das bolsas globais. A temporada de resultados também segue em tom negativo no país, os 10 membros do índice de Hang Seng, que já reportaram seus balanços, decepcionaram em média 1,7% as projeções de lucros.
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EMPRESAS
Apple supera estimativas, mas vendas de iPhones e serviços decepcionam
A Apple (NASDAQ: AAPL, BDR: AAPL34) reportou seus resultados nesta quinta-feira com ambos faturamento e lucros acima das projeções. No entanto, a companhia ficou aquém das expectativas de receita nas principais categorias de produtos, incluindo o iPhone e os serviços, que são seu principal catalisador de crescimento. A empresa também citou que o fortalecimento do dólar teve um impacto negativo em seus resultados, prejudicando o crescimento das receitas.
Embora as vendas do iPhone da Apple tenham aumentado mais de 9% ano contra ano, a receita do segmento ficou abaixo das expectativas dos analistas. O trimestre de setembro da Apple teve 8 dias de vendas do iPhone 14, e os analistas ainda estão procurando detalhes sobre se os clientes da Apple estão atualizando seus celulares para os modelos mais caros ou se os novos dispositivos estão prontos para sustentar vendas mais altas até o ano fiscal de 2023 da Apple.
As vendas do Mac também surpreenderam positivamente ao aumentarem mais de 25%, para US$ 11,51 bilhões, mesmo com dados de fornecedores de peças, fabricantes de chips e empresas de PC concorrentes apontando durante o trimestre para uma desaceleração significativa nas vendas de laptops e desktops após dois anos de boom durante a pandemia. Tim Cook disse que os problemas de fornecimento não afetaram significativamente a Apple durante o período, após vários trimestres em que a escassez de fornecimento de semicondutores e peças prejudicou as vendas da Apple.
A receita de serviços foi de US$ 19,2 bilhões, um aumento de 5%, mas abaixo da previsão dos analistas de US$ 20,1 bilhões. Maestri, CFO da companhia, observou que tanto os jogos quanto a publicidade suavizaram com a fraqueza macroeconômica. A empresa também observou que agora tem mais de 900 milhões de assinantes em seus vários serviços, ante 860 milhões no trimestre anterior e 155 milhões nos últimos 12 meses.
A Apple não forneceu orientações oficiais para seu primeiro trimestre fiscal, que termina em dezembro e contém a maior temporada de vendas da Apple do ano. Ela não fornece orientações desde 2020, citando incertezas. No entanto, Maestri, deu aos investidores alguns pontos de dados que fizeram com que as ações caíssem momentaneamente durante a chamada de resultados da empresa. Ele disse que a receita total ano a ano cresceria em dezembro menos do que os 8,1% durante o trimestre de setembro, as vendas de Mac cairiam no trimestre de dezembro em uma base anual e também pontuou que os serviços cresceriam ano a ano durante o trimestre, mas seriam prejudicados pelo ambiente macroeconômico.
Amazon sofre com desaceleração no segmento de nuvem e fornece projeções abaixo do esperado
Ações da Amazon caíram cerca de 13% no período pós-mercado, após a empresa divulgar resultados mais fracos do que o esperado de sua unidade de nuvem AWS e fornecer uma previsão fraca para o quarto trimestre. O faturamento e os lucros da Amazon no terceiro trimestre ficaram praticamente em linha com as expectativas.
No terceiro trimestre, a Amazon registrou vendas de US$ 127,1 bilhões, um aumento de 15% em relação ao ano anterior, bem no meio da faixa prevista da empresa de US$ 125 milhões a US$ 130 milhões. As vendas na América do Norte aumentaram 20%; as vendas internacionais caíram 5%, impactadas pelas taxas de câmbio.
Já as receitas da Amazon Web Services aumentaram 27%, bem abaixo da taxa de crescimento de 32% que Wall Street havia antecipado. A desaceleração do crescimento da AWS – que segue um padrão igualmente decepcionante da Microsoft levantará uma nova questão sobre como a demanda de computação em nuvem se manterá em um ambiente de gastos corporativos em desaceleração.
A receita de publicidade foi de US$ 9,5 bilhões, um aumento de 25%, quase em linha com as expectativas, uma surpresa bem positiva frente a desaceleração vista na indústria de anúncios digitais. O faturamento de serviços de assinantes foi de US$ 8,9 bilhões, um aumento de 9%, ou 14% ajustado pela moeda, abaixo da previsão de US$ 9,1 bilhões.
Para o próximo trimestre, a Amazon disse que espera receita no quarto trimestre de US$ 140 bilhões a US$ 148 bilhões. Analistas projetavam US$ 155 bilhões em receita para o trimestre. A empresa vê o lucro operacional para o trimestre variando de zero a US$ 4 bilhões.
Ações da Shopify saltam com perda menor do que o esperado
As ações da Shopify subiram 17% depois que a empresa de comércio eletrônico divulgou um prejuízo menor do que o esperado para o terceiro trimestre e a receita superou as estimativas de Wall Street. A receita aumentou 22% em relação ao mesmo trimestre do ano passado, mas Shopify disse que o dólar forte pesou em suas vendas. O volume bruto de mercadorias vendidas na plataforma cresceu 11%, para US$ 46,2 bilhões período. A Shopify prevê que sua taxa de crescimento de despesas operacionais “desacelerará sequencialmente” no atual quarto trimestre em relação ao terceiro trimestre. Segundo o presidente da companhia, o que pode impulsionar a performance da ação é o mercado perceber que, além da Shopify ter se beneficiado da pandemia, ela também ganha na reabertura, o GMV (volume bruto de mercadorias) das lojas físicas cresceu 35% (ano/ano), reforçando que a empresa também está bem posicionada nos canais tradicionais.
Intel frustra a expectativa do consenso, mas anuncia cortes de custos
Apesar da fabricante de chips anunciar projeção de lucro abaixo do esperado para o ano, as ações da Intel subiram 7% em negociações estendidas na quinta-feira com anúncio de que a Intel entregará até US$ 10 bilhões em reduções de custos e melhorias de eficiência. A receita caiu 15% (ano/ano) no trimestre, mas no trimestre anterior a receita havia caído 22%. Olhando para frente, uma recessão global é possível segundo o CEO, e a Intel está se preparando para tal. A companhia disse que está buscando US$ 3 bilhões em reduções de custo de vendas e despesas operacionais em 2023. O valor da economia anual chegará a US$ 8 bilhões a US$ 10 bilhões até o final de 2025.
A Intel disse que a demanda por PCs diminuiu no trimestre principalmente nos mercados de consumo e educação, enquanto os fabricantes de dispositivos reduziram seus estoques. A empresa cortou a projeção para o ano fiscal, vendo agora US$ 1,95 em lucro ajustado por ação e US$ 63 bilhões a US$ 64 bilhões em receita, em comparação com US$ 2,30 em lucro e US$ 65 bilhões a US$ 68 bilhões em receita projetados há três meses. Isso implica uma queda na receita de quase 20%.
Merck reporta crescimento de receita e eleva projeção
A Merck elevou sua previsão de lucros e receita para 2022 com a recuperação da pandemia ajudando nas vendas do terceiro trimestre de seu principal medicamento contra o câncer, Keytruda, e outros produtos do portfólio. O retorno à vida normal permitiu que os pacientes voltassem seu foco para outras preocupações com a saúde, e vários dos principais produtos da Merck superaram as expectativas. A farmacêutica disse na quinta-feira que espera receita anual de US$ 58,5 bilhões a US$ 59 bilhões e lucro ajustado de US$ 7,32 a US$ 7,37 por ação. Anteriormente, havia previsto vendas de US$ 57,5 bilhões a US$ 58,5 bilhões e lucro ajustado de US$ 7,25 a US$ 7,35 por ação. Em um conferência com analistas após a divulgação dos resultados, os executivos também colocaram que a Merck ainda esta em busca de acordos para aquisições, mas não se aprofundaram em detalhes.
Quer ver o calendário de resultados do 3º trimestre das ações internacionais? Clique aqui.
ANÁLISE
À medida que a temporada de resultados avança, os temores de recessão também crescem: O gráfico acima mostra que a probabilidade de recessão nos próximos 4 trimestres está em cerca de 35%, segundo o Federal Reserve Bank of Philadelphia. Os indícios de desaceleração econômica, que parecem finalmente estar sendo refletidos nos resultados das companhias, parecem também influenciar nas projeções. Os olhos do mercado ficarão voltados para a próxima reunião do FOMC, no dia 2 de novembro, em busca de pistas se o Federal Reserve seguirá o aperto monetário de maneira agressiva ou desacelerará o ritmo das próximas altas para conter parte desta desaceleração.
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