Recap Semanal (08/02): Party like there’s no tomorrow

Sua análise semanal de mercado e impactos pelo time da XP Private Investment Team



Estamos no meio de uma das maiores festas de estímulos econômicos da história. Os gastos fiscais dos governos somados aos estímulos monetários dos bancos centrais atuais são, como bem colocou Paulo Leme, “the mother of all stimulus”.

Já fizeram muito e ainda estão prestes a fazer ainda mais.

O pacote fiscal do governo americano para combater essa recessão foi o maior da história. Em apenas 3 meses o Tesouro dos EUA, para fechar o hiato do produto, realizou um déficit fiscal maior do que a soma dos déficits das últimas 5 recessões, de 1973, 75, 82, 2000 e a grande recessão financeira de 2008.

Com objetivo de injetar liquidez nos mercados, com o já conhecido quantitative easing, em 6 semanas o Fed comprou mais títulos do Tesouro do que Ben Bernanke e Janet Yellen, pai e mãe do QE, fizeram em 10 anos.

Desde 2018, o M2 (papel moeda em poder do público, depósito à vista, poupança, fundos de investimento e outros depósitos remunerados de curto prazo e títulos públicos de alta liquidez) nos EUA cresceu 25% a mais que o PIB nominal, ou seja, tivemos 25% de aumento de liquidez no sistema. Como base de comparação, nesse mesmo período o M2 permaneceu estável na China.

Como consequência de todo esse suporte fiscal e aumento de liquidez, os empréstimos corporativos, que sempre diminuem nas recessões, incrivelmente, aumentaram durante recessão de 2020, e apesar do maciço desemprego, observamos o maior aumento na renda pessoal dos últimos 20 anos.

No topo de tudo isso temos a vacina e todos os programas de imunização sendo bem implementados ao redor do mundo.

Nesse sentido, o maior estímulo da história vai atingir a economia no mesmo momento da abertura das economias, o que vai catapultar o consumo de bens e serviços no segundo semestre do ano.

O futuro parece bastante animador para os mercados. O barman fez o maior e mais potente coquetel já visto. O DJ está subindo o volume da música e a festa vai esquentar ao longo do ano.

Como alertou Alan Greenspan ao longo da formação da bolha do Nasdaq no final da década de 90, a partir de agora a exuberância racional poderá virar irracional.

O ambiente que está sendo construído é perfeito para formação de feedback loops, onde um evento alimenta o próximo, geralmente levando a preços estratosféricos ou bolhas.

As pessoas normalmente subestimam o quão loucos os preços podem ficar, quão famosa uma pessoa pode se tornar, quão pequenos eventos podem se transformar em algo enorme. Os mercados já se valorizaram muito, mas ainda podem ir mais além. A atual tendência deve, muito provavelmente, seguir o mesmo ímpeto e, com tanto estímulo e com a vacinação, se transformar numa grande tendência.

Todavia, a volatilidade deve também aumentar e oportunidades surgirão em momentos de realização. Estamos mantendo nossos portfólios investidos em renda variável, local e global, em ativos indexados à inflação, mas, sempre mantendo nossa filosofia de montar hedges e proteções baratas. A festa vai continuar mas nós manteremos sempre a racionalidade. Racionalidade até para tirar proveito da irracionalidade da massa.

Private Investment Team

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.