2021 – A Alocação de Capital em um ambiente de Repressão Financeira

As principais discussões do time de investimento da XP Private sobre diversos temas que permeiam o mundo dos investimentos e as decisão da equipe de gestão.



É com grande entusiasmo que apresentamos o primeiro artigo da série – ‘Private Investment Team Notes’.

A ideia é trazer para você as principais discussões do time de investimento da XP Private sobre diversos temas que permeiam o mundo dos investimentos e as decisão da equipe de gestão. Análises sobre possíveis impactos de novas tendências, desafios no cenário econômico, incorporação de fatores ESG, finanças comportamentais entre outros farão parte do nosso universo de pesquisa e mais que isso, buscaremos entender como podem impactar seus investimentos de longo prazo.

Começamos com um olhar para 2020 e quais ensinamentos levamos para 2021. Os destaques foram:

  • Crise sem precedentes
  • Respostas de política fiscal e monetária “de guerra”
  • Repressão financeira por um longo período
  • Uma reversão parcial da globalização?
  • A crise como catalizadora de mudanças
  • Necessidade de repensar o processo de alocação de capital

Resumo


A crise de 2020 terá efeitos muito duradouros. Se do ponto de vista sanitário ela parece apresentar uma “luz no final do túnel” com o advento de bons candidatos à vacina, do ponto de vista financeiro ela deixará marcas profundas. Do lado da política monetária, viveremos em um mundo de repressão financeira (juros baixos).

Já do lado micro, vemos a aceleração da mudança de paradigma tecnológico disruption. A resultante de todos esses efeitos é que somos forçados a contemplar um mundo onde as formas tradicionais de gestão de portfólio precisam ser adaptadas à nova realidade. Fazer “mais do mesmo” se torna uma estratégia muito perigosa.

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.