Inovação e pioneirismo marcam os 15 anos da Porsche Cup Brasil

Como a categoria brasileira inovou o automobilismo através de um modelo internacional



Neste final de semana, a Porsche Cup inicia a retomada da sua temporada 2020 no Autódromo de Interlagos, mesmo local que deu a largada para a trajetória de 15 anos do campeonato no Brasil. Com um rígido protocolo de segurança e ainda sem público, a categoria promete manter o alto nível de competitividade e inovação, marca de toda sua existência.

Serão mais de 40 carros divididos em 4 categorias disputando cada curva do tradicional circuito brasileiro. Iniciando as atividades nesta sexta-feira (14), no sábado acontecem 4 corridas emocionantes para o público, com transmissão ao vivo pela TV e pela internet.

Com apoio da XP Private durante a temporada, destacamos alguns pontos da história que fizeram com que a Porsche Cup se tornasse uma referência no automobilismo brasileiro.

Gestão única

Liderada por Dener Pires, ex-piloto e importador Porsche, a Porsche Cup nasceu em 2005 como um campeonato monomarca, ou seja de carros iguais, o que não era uma novidade no Brasil. Mas ela estreava o modelo de ‘monogestão’, onde uma equipe gerenciava todos os carros. Na ocasião com 15 carros no grid, Dener gerenciava uma equipe de mecânicos e engenheiros que cuidavam de todos os carros. Isso garantia um equilíbrio e equalização de equipamento nunca visto no país. A tradução disso na pista eram disputas muito próximas e um índice muito pequeno de quebras e falhas mecânicas.

A unidade na gestão também permitiu que o evento da Porsche Cup fosse sempre forte e inovador. Primeiro campeonato oficial Porsche da América Latina, a Cup faz a prévia do GP Brasil da Fórmula 1, além de sediar corridas exclusivas como na Argentina, em Buenos Aires (2010, 2011, 2017) e Termas de Río Hondo (2016, 2017), Portugal , no Circuito de Estoril (2011, 2012, 2014, 2019) e Algarve (2012, 2013), e na Espanha, no traçado de Barcelona (2013).

Fora do ambiente esportivo, a categoria também abraça como poucas os fãs e entusiastas da marca. A Cup oferece clínicas de pilotagem, Track Days (eventos de tomada de tempo para carros de passeio da marca), além de passeios e desfiles, integrados às etapas. Em 2019, no Sportscar Day, por exemplo, que celebrou os 70 anos da Porsche como montadora, foram 270 carros da marca Porsche passeando na pista, reunindo mais de 10 mil espectadores.

Vanguarda e presença digital

Em 2018 a Porsche Cup também se tornou a primeira categoria brasileira à desenvolver um programa de jovens pilotos. Com um trabalho minucioso de preparação e seleção, o Junior Program levou Bruno Baptista e Vitor Batista para a seletiva mundial de pilotos da Porsche, além de permitir a entrada de 6 jovens pilotos na categoria nos últimos três anos, através de subsídios oferecidos pela categoria.

Mas a inovação também aparece do lado de fora da pista, com uma fortíssima presença digital. A categoria acumula 40 mil fãs no Instagram, 180 mil no Facebook e já recebeu mais de 620 mil visualizações no Youtube, a maior dentro do automobilismo brasileiro. Além disso, a Porsche Cup foi a primeira no Brasil à transmitir treinos e corridas pela internet, tendência que já é seguida mundialmente.

A atenção aos esports, competições virtuais em jogos, a Cup também foi pioneira. Além de várias corridas promocionais, trazendo vários pilotos relevantes no cenário mundial, a categoria já organizou 3 campeonatos virtuais. O vencedor de uma delas, o jovem Jeff Giassi, recebeu a oportunidade de disputar o campeonato mundial da Porsche, onde compete o piloto da RedBull na Fórmula 1, Max Verstappen.

Veja no link abaixo as corridas da etapa deste final de semana:

Avaliação

O quão foi útil este conteúdo pra você?


Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

Telegram
Telegram XP

Acesse os conteúdos

Telegram XP

pelo Telegram da XP Investimentos

Leia também
Newsletter
Newsletter

Gostaria de receber nossos conteúdos por e-mail?

Cadastre-se e receba grátis nossos relatórios e recomendações de investimentos

BM&F Bovespa Autorregulação Anbima - Gestão de patrimônio Autorregulação Anbima - Gestão de recursos Autorregulação Anbima - Private Autorregulação Anbima - Distribuição de Produtos de Investimentos

A XP Investimentos CCTVM S/A, inscrita sob o CNPJ: 02.332.886/0001-04, é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Toda comunicação através de rede mundial de computadores está sujeita a interrupções ou atrasos, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou a recepção de informações atualizadas. A XP Investimentos exime-se de responsabilidade por danos sofridos por seus clientes, por força de falha de serviços disponibilizados por terceiros. A XP Investimentos CCTVM S/A é instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

B3 Certifica B3 Agro Broker B3 Execution Broker B3 Retail Broker B3 Nonresident Investor Broker

BMF&BOVESPA

BSM

CVM

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.